Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27977
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIRA, J. R.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0836123613020276pt_BR
dc.contributor.advisor1FERREIRA FILHO, João Valter.-
dc.contributor.advisor1IDFERREIRA FILHO, J. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7468979539899487pt_BR
dc.contributor.referee1PINTO, Leonardo Bernandes Margutti.-
dc.contributor.referee1IDPINTO, L. B. M.pt_BR
dc.contributor.referee2PASSOS, Luis Otávio Teixeira.-
dc.contributor.referee2IDPASSOS, L. O. T.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, na qual encontram-se associados (1) estudos a respeito das possibilidades de aplicação de Teoria do Desenvolvimento Infantil no âmbito da Musicalização Básica, e (2) relatos de experiência da autora em contextos de musicalização infantil em aulas curriculares na Educação Básica. As principais bases teóricas fundamentam o trabalho estão nas perspectivas apontadas pelos autores Rousseau (1749), Pestalozzi (1781), Piaget (1975), Vygotsky (1984), Montessori (1936 e 1949), França (2002, 2003, 2008, 2016), Swanwick (2003). As experiências relatadas ocorreram no contexto de uma escola da rede privada de ensino, localizada na cidade de Campina Grande no estado da Paraíba, e alcançaram crianças de faixa etária entre (1) um e (6) seis anos, nas séries do Infantil 1 ao 1 ano do ensino fundamental anos iniciais. A articulação entre os estudos desenvolvimento e as experiências relatadas nos permitem perceber formas de promover o processo de desenvolvimento das crianças, com base em fundamentos sólidos. Nesse aspecto, o presente TCC configura, a nosso ver, uma relevante contribuição para a área da Educação Musical, uma vez que o mesmo propõe a reflexão da prática e dos modelos de ensino propostos no âmbito da educação musical para a primeira infância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqMúsicapt_BR
dc.titleEnsino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.date.issued2022-04-06-
dc.description.abstractThis work presents the results of a qualitative research in which are associated (1) studies about the Child Development's theory possibilities of application in the scope of Basic Musicalization, and (2) author's experiences reports in contexts of children's musicalization in curricular classes in Basic Education.The main theoretical bases that support this work are based in the perspectives pointed out by the authors Rousseau (1762), Pestalozzi (1781), Piaget (1975), Vygotsky (1984), Montessori (1936 and 1949), France (2002, 2003, 2008,2016), Swanwick (2003). The reported experiences took place in the context of a private school, located in the city of Campina Grande in the state of Paraíba, and reached children aged between (1) one and (6) six years old, in the grades of Kindergarten to first year of elementary school. The articulation between the studies developed and the experiences reported allow us to perceive ways to promote the process of children's development based on solid foundations. In this aspect, in our view, the present TCC constitutes a relevant contribution for the area of Music Education, since it is a reflection of the practice and of the teaching models proposed in the context of music education for early childhood.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27977-
dc.date.accessioned2022-11-21T10:33:19Z-
dc.date.available2022-11-21-
dc.date.available2022-11-21T10:33:19Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de música para criançaspt_BR
dc.subjectMúsica na primeira infância - ensinopt_BR
dc.subjectEducação musical - criançaspt_BR
dc.subjectTeorias de desenvolvimento infantil - ensino de músicapt_BR
dc.subjectMusicalização infantilpt_BR
dc.subjectRelato de experiência - ensino de música para criançaspt_BR
dc.subjectMusicalização básicapt_BR
dc.subjectRousseau - educação musical - criançaspt_BR
dc.subjectPestalozzi - educação musical - criançaspt_BR
dc.subjectPiaget - educação musical - criançaspt_BR
dc.subjectVygotsky - educação musical - criançaspt_BR
dc.subjectFroebel - educação musical - criançaspt_BR
dc.subjectPrimeira infância - ensino de músicapt_BR
dc.subjectIniciação musical de criançaspt_BR
dc.subjectMusic teaching for childrenpt_BR
dc.subjectMusic in early childhood - teachingpt_BR
dc.subjectMusic education - childrenpt_BR
dc.subjectChild development theories - music teachingpt_BR
dc.subjectChildren's musicalizationpt_BR
dc.subjectExperience report - teaching music to childrenpt_BR
dc.subjectBasic musicalizationpt_BR
dc.subjectRousseau - music education - childrenpt_BR
dc.subjectPestalozzi - music education - childrenpt_BR
dc.subjectPiaget - music education - childrenpt_BR
dc.subjectVygotsky - music education - childrenpt_BR
dc.subjectFroebel - music education - childrenpt_BR
dc.subjectEarly childhood - music teachingpt_BR
dc.subjectChildren's musical initiationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIRA, Jaqueline Rodrigues.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMusic teaching in early childhood: reflections and actions based on child development theories.pt_BR
dc.identifier.citationLIRA, Jaqueline Rodrigues. Ensino de música na primeira infância: reflexões e ações com base nas teorias de desenvolvimento infantil. 2022. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Música, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27977pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Música - CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAQUELINE RODRIGUES LIRA - TCC LIC. MÚSICA CH 2022.pdfJaqueline Rodrigues Lira - TCC Lic. Música CH 2022983.05 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.