Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28184
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCÂNDIDO, M. H.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4548991324359468pt_BR
dc.contributor.advisor1BATISTA, Mércia Rejane Rangel.-
dc.contributor.advisor1IDBATISTA, M. R. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2393048148588630pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Elizabeth Christina de Andrade e.-
dc.contributor.referee1IDLIMA, E. C. A.pt_BR
dc.contributor.referee2CORREA, José Gabriel Silveira.-
dc.contributor.referee2IDCORREA, J. G. S.pt_BR
dc.contributor.referee3CHIANCA, Luciana de Oliveira.-
dc.contributor.referee3IDCHIANCA, L. O.pt_BR
dc.contributor.referee4GUERRA, Lemuel Dourado.-
dc.contributor.referee4IDGUERRA, L. D.pt_BR
dc.description.resumoA tese “Os Makonde e a Construção do Território e da Identidade em Moçambique” discute a construção social do território, das identidades do grupo denominado Makonde de Moçambique, habitantes do Planalto de Mueda, na Província do Cabo Delgado, a partir da análise dos produtos esculpidos em madeira e denominados por seus criadores de ‘Arte Makonde” (esculturas, xilogravuras e máscaras da dança Mapiko), em suas interfaces com a história da Colonização Portuguesa e a Independência de Moçambique. Para tal, recortamos os elementos no período de 1960 até o momento contemporâneo. Objetivouse compreender as dinâmicas mediadoras articuladas para a construção da identidade do grupo Makonde, tendo este uma base territorial articulada à produção dos objetos que foram tomados enquanto arte, de tal forma que esta identidade é interpretada a partir dos contextos das lutas coloniais pela independência, e foi encarregada de expressar uma arte e uma identidade nacional. A pesquisa constituiu-se a partir da fundamentação sócioantropológica e centrou-se na observação e entrevista com 15 (quinze) artistas participantes de associações de produção de artesanato local, enquanto sujeitos sociais com identidade de criadores de produtos culturais e artísticos. Partiu-se do debate teórico sobre construção social de territórios e identidades culturais, procedeu-se ao trabalho empírico em Mueda e contou-se com observação participante, preparo e análise de diários de campo, realização de entrevistas semi-estruturadas, a partir de uma amostra nãoaleatória. Consideramos que a localização geográfica, os elementos históricos ao longo do processo colonial e as características sociais, tornaram os Makonde um exemplo que foi projetado enquanto ideário da construção de uma jovem nação independente na África.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociaispt_BR
dc.titleOs Makonde e a construção do território e da identidade em Moçambique.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThe thesis "The Makonde and the Construction of Territory and Identity in Mozambique" discusses the social construction of the territory, the identities of the group called Makonde de Moçambique, inhabitants of the Mueda Plateau in the Province of Cabo Delgado, from the analysis of the products (sculptures, woodcuts and Mapiko dance masks), in their interfaces with the history of Portuguese Colonization and the Independence of Mozambique. To do so, we cut the elements from the 1960s to the contemporary moment. The objective was to understand the mediating dynamics articulated for the construction of the Makonde group identity, having a territorial base articulated to the production of the objects that were taken as art, in such a way that this identity is interpreted from the contexts of the colonial struggles for independence , and was charged with expressing an art and national identity. The research was based on the socio-anthropological foundations and focused on the observation and interview with fifteen (15) artists participating in associations of local handicraft production, as social subjects with the identity of creators of cultural and artistic products. From the theoretical debate on the social construction of territories and cultural identities, we proceeded to the empirical work in Mueda and participated in participant observation, preparation and analysis of field diaries, semi-structured interviews, from a non-random sample. We consider that the geographic location, the historical elements throughout the colonial process and the social characteristics, made the Makonde an example that was projected as an idea of the construction of a young independent nation in Africa.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28184-
dc.date.accessioned2022-12-05T16:13:07Z-
dc.date.available2022-12-05-
dc.date.available2022-12-05T16:13:07Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectMakonde - Moçambiquept_BR
dc.subjectMoçambiquept_BR
dc.subjectIdentidade culturalpt_BR
dc.subjectGrupo Makonde - identidadept_BR
dc.subjectArte Makonde - Moçambiquept_BR
dc.subjectArte em madeira - Makonde - Moçambiquept_BR
dc.subjectCultura Moçambicanapt_BR
dc.subjectÁfrica - arte, cultura e identidade - Moçambiquept_BR
dc.subjectIdentidade do grupo Makonde - Moçambiquept_BR
dc.subjectRepública de Moçambique - culturapt_BR
dc.subjectArtesanato Moçambicanopt_BR
dc.subjectObservação participantept_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subjectTerritório Moçambicano - construçãopt_BR
dc.subjectHistória de Moçambiquept_BR
dc.subjectEsculturas Makondept_BR
dc.subjectMáscara para Dança Mapiko de Muela - Makondept_BR
dc.subjectDança Makipo - Moçambiquept_BR
dc.subjectCultural identitypt_BR
dc.subjectMakonde Group - identitypt_BR
dc.subjectMakonde Art - Mozambiquept_BR
dc.subjectWood art - Makonde - Mozambiquept_BR
dc.subjectMozambican culturept_BR
dc.subjectAfrica - art, culture and identity - Mozambiquept_BR
dc.subjectMakonde Group Identity - Mozambiquept_BR
dc.subjectRepublic of Mozambique - culturept_BR
dc.subjectMozambican handicraftspt_BR
dc.subjectParticipant observationpt_BR
dc.subjectAnthropologypt_BR
dc.subjectMozambican Territory - constructionpt_BR
dc.subjectHistory of Mozambiquept_BR
dc.subjectMakonde Sculpturespt_BR
dc.subjectMask for Dance Mapiko de Muela - Makondept_BR
dc.subjectMakipo Dance - Mozambiquept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCÂNDIDO, Maria Henrique.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe Makonde and the construction of territory and identity in Mozambiquept_BR
dc.title.alternativeLa Makonde et la construction du territoire et de l'identité au Mozambiquept_BR
dc.identifier.citationCÂNDIDO, Maria Henrique. Os Makonde e a construção do território e da identidade em Moçambique. 2018. 230f. (Tese de Doutorado), Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28184pt_BR
dc.description.resumeLa thèse "Le Makonde et la construction du territoire et de l'identité au Mozambique" aborde la construction sociale du territoire, les identités du groupe appelé Makonde de Moçambique, habitants du plateau de Mueda dans la province de Cabo Delgado, à partir de l'analyse des produits (sculptures, gravures sur bois et masques de danse Mapiko), dans leurs interfaces avec l’histoire de la colonisation portugaise et de l’indépendance du Mozambique. Pour ce faire, nous avons coupé les éléments des années 1960 au présent. L’objectif était de comprendre la dynamique médiatrice articulée pour la construction de l’identité du groupe Makonde, ayant une base territoriale articulée à la production des objets pris comme art, de telle sorte que cette identité soit interprétée à partir des contextes des luttes coloniales pour l’indépendance et a été accusé d’exprimer un art et une identité nationale. La recherche était basée sur les fondements socio-anthropologiques et portait sur l'observation et l'interview de quinze artistes participant à des associations de production artisanale locale, en tant que sujets sociaux avec l'identité des créateurs de produits culturels et artistiques. Du débat théorique sur la construction sociale des territoires et des identités culturelles, nous avons procédé aux travaux empiriques de Mueda et participé à l'observation participante, à la préparation et à l'analyse de journaux de terrain, d'entretiens semi-structurés, échantillon non aléatoire. Nous considérons que la situation géographique, les éléments historiques tout au long du processus colonial et les caractéristiques sociales ont fait du Makonde un exemple projeté comme une idée de la construction d’une jeune nation indépendante en Afrique.pt_BR
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA HENRIQUE CÂNDIDO - TESE PPGCS CH 2018.pdfMaria Henrique Candido - Tese PPGCS CH 20181.97 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.