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dc.creator.IDSOUZA, L. J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0783424615131441pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, John Kennedy Guedes.-
dc.contributor.referee1BERNUCCI, Liedi Légi Bariani.-
dc.contributor.referee2LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.-
dc.description.resumoA busca de métodos produtivos de pavimentação asfáltica mais eficientes, que otimizem a utilização dos recursos naturais e minimizem os impactos nocivos destas atividades sobre o meio ambiente, é uma preocupação global, a qual tem como foco principal um desenvolvimento sustentável. A utilização de cimentos asfálticos de petróleo com agentes modificadores pode gerar a redução de custos na manutenção de pavimentos e na diminuição do consumo de energia e da poluição ambiental. É exatamente na variável "CAP" que é centrada a presente pesquisa, onde foram utilizados o método de Dosagem Superpave e os estudos das propriedades físicas, mecânicas e de estado dos materiais e das misturas asfálticas, com o objetivo de verificar a viabilidade técnica do uso do óleo de Mamona como aditivo verde. Com base nas metodologias de ensaios preconizados pelo DNIT, pela AASHTO e pela ASTM, destacando-se os ensaios de Viscosidade Brookfield, de Lottman Modificado e de Módulo de Resiliência, foi possível verificar a eficiência energética de misturas asfálticas (Faixa C do DNIT) compostas com um percentual de cinco por cento (5%) de óleo de mamona em relação ao CAP, o qual gerou uma diminuição das temperaturas de usinagem, de agregados e de compactação em média de oito graus centígrados (8 °C). Os resultados indicam que o óleo de mamona pode ser utilizado como aditivo verde, promovendo um menor impacto sobre o meio ambiente e uma diminuição dos custos de nove por cento (9%) no quantitativo de óleo BPF utilizado na confecção da mistura convencional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTALpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civil.-
dc.subject.cnpqEngenharia Sanitária.-
dc.titleEstudo das propriedades mecânicas de misturas asfálticas com cimento asfáltico de petróleo modificado com óleo de mamona.pt_BR
dc.date.issued2012-05-31-
dc.description.abstractSearching for more productive ways of paving, optimizing the use of natural resources, and limiting the impact of these activities on the environment is a global concern which has as main objective a sustainable development. Utilizing asphalt with modifying agents result in reduced costs when maintaining the pavement, decrease of energy consumption, and reduction of environmental pollution. This research is focused on the variable "CAP" where we used the Superpave method of dosing, the study of physical properties, mechanical properties, state of materials and modified asphalt mixtures. In order to verify the technical viability of using castor oil as an additive in asphalt mixtures. Based on tested methods recommended by DNIT, AASHTO, and ASTM highlighting the Brookfield Viscosity tests, and the Lottman Module Resilient, was possible to verify the efficiency of asphalt mixtures composed with a 5% percentage of castor oil in relation to the "CAP" which generated a reduction in machining temperature, adding and compacting an average of eight degrees Celsius (8°C). The results indicate that the castor oil can be utilized as a green additive causing a smaller impact on the environment and a reduction in machining costs by nine percent (9%) in quantitative BPF oil used in the manufacture of conventional mixturept_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2826-
dc.date.accessioned2019-02-19T09:57:50Z-
dc.date.available2019-02-19-
dc.date.available2019-02-19T09:57:50Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectÓleo de Mamona-
dc.subjectAsfaltos-
dc.subjectMisturas Asfálticas-
dc.subjectCastor oil-
dc.subjectAsphalts-
dc.subjectAsphalt Mixtures-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Leonardo José Silva de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudy of the mechanical properties of asphalt mixtures with asphalt oil modified with castor oil.pt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Leonardo José Silva de. Estudo das propriedades mecânicas de misturas asfálticas com cimento asfáltico de petróleo modificado com óleo de mamona. 2012. 199 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2826pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

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