Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28344
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUZA, J. D. Bpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5955352757290064pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Keila Queiroz e.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, K. Q.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8319598000382239pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, I. B.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6085569185105786pt_BR
dc.contributor.referee2CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.-
dc.contributor.referee2IDCAVALCANTI, S. L. O.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5364488443587225pt_BR
dc.contributor.referee3FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.-
dc.contributor.referee3IDFARIAS, P. S. C.pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1249728602117479pt_BR
dc.contributor.referee4ARAGÃO, Patrícia Cristina de Aragão.-
dc.contributor.referee4IDARAGÃO, P. C. A.pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa contempla mulheres, discentes e docentes de uma escola que funcionou entre as décadas de 1950 e 1970 em Campina Grande: o Instituto Pax. O colégio era dirigido por uma Congregação religiosa e contava com turmas primárias e uma formação familiar destinada às moças campinenses. Buscamos analisar as experiências das alunas do Pax, o papel de atuação do colégio na elaboração de subjetividades sobre “ser” mulher, o amor, o casamento, assim como o cenário urbano de Campina entre as décadas de 1950 e 1960. Para compreendermos quem eram essas mulheres alunas do Instituto Pax, o que era ser mulher, ser preparada e casável nos anos de 1950/60 e quais os projetos de cidade e de felicidade executados em Campina Grande no período citado. Nesse estudo utilizamos fontes escritas, como periódicos femininos e boletins da Congregação, e as entrevistas cedidas pelas docentes e discentes, a partir delas realizamos uma cartografia do sexismo educacional no Brasil/Paraíba e cartografamos a pedagogia do casamento, promovida pela formação familiar, com todo o seu aparato curricular e arquitetônico e o papel de intervenção desse processo na fisionomia urbana campinense, garimpando as suas singularidades. No tocante ao espaço urbano utilizamos Pesavento (2007), Da Matta (1997) e Perrott (1988). Sobre o cenário campinense Silva (1999), Cavalcanti (2000), Souza (2002), Oliveira (2014), Agra do Ó (2006). Na abordagem de gênero Perrot (1988 e 2005), Pinsky (2012 e 2013), Del Priore (1997). Sobre currículo, cultura escolar e diferenças de gênero Silva (2010), Louro (1997 e 2000) e Frago e Escolano (1998). Sobre subjetividades femininas e cinema Rolnik (1989) e Lipovetsky (2000). Sobre história oral e memória Halbwachs (2004), Ecléa Bosi (1994) Tedesco (2004) e Alberti (2004). Para as representações Chartier (1990), sobre táticas e astúcias Certeau (1994). Percebemos que o projeto de felicidade dessas mulheres era a conquista do casamento e da maternidade. Havendo uma sincronia entre o projeto sagrado da Igreja, o projeto de felicidade das mulheres e o projeto de cidade das edilidades, que deveria resultar num cenário urbano “controlável” e civilizado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleAs mulheres campinenses no Instituto PAX: projetos de Feli(z)cidade (1950-1960).pt_BR
dc.date.issued2015-10-27-
dc.description.abstractThis research includes women, students and teachers of a school that operated between the 1950s and 1970s in Campina Grande: the Pax Institute. The school was run by a religious congregation and had primary classes and a family training for campinenses girls. Analyze the experiences of students of Pax, the college's operational role in the development of subjectivities about "being" woman, love, marriage, and the city of Campina scene between the 1950s and 1960. In order to understand who they were these women students of the Pax Institute, which was a woman, be prepared and marriageable in the years 1950/60 and which the city projects and happiness performed in Campina Grande in that period. In this study we used written sources, such as female magazines and the Congregation reports, and interviews granted by teachers and students, from them conducted a mapping of educational sexism in Brazil / Paraíba and cartografamos wedding pedagogy promoted by family training with all its curriculum and architectural apparatus and the intervention role of this process in Campina Grande urban physiognomy, panning their singularities. With regard to urban space use Pesavento (2007), Da Matta (1997) and Perrott (1988). About Campina Grande scenario Silva (1999), Cavalcanti (2000), Souza (2002), Oliveira (2014), Agra O (2006). In the gender approach Perrot (1988 and 2005), Pinsky (2012 and 2013), Del Priore (1997). On curriculum, school culture and gender differences Silva (2010), Blonde (1997 and 2000) and Frago and Escolano (1998). On female subjectivities and film Rolnik (1989) and Lipovetsky (2000). On oral history and memory Halbwachs (2004), Ecléa Bosi (1994) Tedesco (2004) and Alberti (2004). For Chartier representations (1990), about tactics and gimmicks Certeau (1994). We realize that the happiness project these women was the wedding achievement and motherhood. And there is a synchrony between the Church's sacred project, the happiness project of women and the city project of edilidades, which should result in an urban setting "controllable" and civilized.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28344-
dc.date.accessioned2022-12-15T13:34:41Z-
dc.date.available2015-10-27-
dc.date.available2022-12-15T13:34:41Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMulheres campinensespt_BR
dc.subjectCampinas womenpt_BR
dc.subjectPedagogia do casamentopt_BR
dc.subjectMarriage pedagogypt_BR
dc.subjectSexismo educacionalpt_BR
dc.subjectEducational sexismpt_BR
dc.subjectFelicidade - mulherespt_BR
dc.subjectHappiness - womenpt_BR
dc.subjectInstituto Pax - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectPax Institute - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectEducação feminina - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectFeminine education - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectProjetos de cidade e felicidade - Campina Grande - PB - 1950-1960pt_BR
dc.subjectCity and happiness projects - Campina Grande - PB - 1950-1960pt_BR
dc.subjectEspaço urbano - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectUrban space - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectCartografia do sexismo educacionalpt_BR
dc.subjectCartography of educational sexismpt_BR
dc.subjectgreja católica e educação de mulherespt_BR
dc.subjectCatholic church and women's educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUZA, Joana D'arc Bezerra de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWomen from Campinas at the PAX Institute: projects from Feliz)cidade (1950-1960).pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSOUZA, Joana D'arc Bezerra de. As mulheres campinenses no Instituto PAX: projetos de Feli(z)cidade (1950-1960). 2015. 228f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28344pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOANA D'ARC BEZERRA DE SOUZA - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2015.pdfJoana D'arc Bezerra de Souza - Dissertação PPGH CH 20156.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.