Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28352
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBRANDÃO, I. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8152873821338229pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Marinalva Vilar de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1606519856715259pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Marcos Antônio da.-
dc.contributor.referee1IDSILVA, M. A.pt_BR
dc.contributor.referee2BATISTA, Mércia Rejane Rangel.-
dc.contributor.referee2IDBATISTA, M. R. R.pt_BR
dc.contributor.referee3OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.-
dc.contributor.referee3IDOLIVEIRA, I. B.pt_BR
dc.contributor.referee4GNERRE, Maria Lúcia Abaurre.-
dc.contributor.referee4IDGNERRE, M. L. A.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por intenção elaborar uma leitura de Luís da Câmara Cascudo, a partir de seu único romance publicado, titulado Canto de Muro: Romance de Costumes. Mesmo tendo o autor potiguar experimentado as várias experiências escriturárias, como as voltadas ao estudo da Cultura Popular, da História, da etnografia e nos mais variados textos memorialísticos, especialmente neste livro, que Cascudo lança toda uma carga emotiva e sentimental incutindo, numa intensa escrita de si, uma leitura realizada a partir de suas memórias de infância e de vida. Desta forma, nossa pretensão em buscar uma produção neste teor é encontrar as marcas de um Câmara Cascudo escritor de romances, uma atividade inesperada, que revela as marcas de um autor que não foge dos temas que fizeram parte do corpus de sua obra. É a partir deste registro que analisaremos em especial seu envolvimento indireto com os Movimentos Regionalistas e, outrossim, com o Modernismo paulista; problematizaremos que esta referência ao mundo literário esteja em suas obras, ligada, pelo fato do autor se preocupar com as marcas produzidas pelos populares; então devido a esta prerrogativa, consideramos indispensável trabalhar não só os conceitos de cultura popular, mas também os de povo e tradição, traçando um paralelo entre os questionamentos de pesquisadores da área e o próprio entendimento de Câmara Cascudo. Pois, compreendemos que é estudando essas identificações de Cascudo que o entendemos como escritor e além do mais, apontar quais são os objetivos inerentes em sua obra. Desta forma, Canto de Muro está inserido dentro neste complexo escriturário pelo qual o próprio autor, ao longo de seus intensos anos de pesquisa, vai tecendo fios que unem uma produção a outra.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleLuis da Câmara Cascudo: diálogos com a cultura popular no Romance Canto de Muro.pt_BR
dc.date.issued2012-04-
dc.description.abstractThis work has the intention to develop a reading of Luís da Câmara Cascudo, from his only published novel, titled as Canto de Muro: Romance de Costumes. Even though the author tried various experiments clerks, as concerned with the study of Popular Culture, history, ethnography, and in various memorialistic texts is in this particular book that Cascudo throws a whole load emotional and sentimental, instilling an intense self-written, performed a reading from his childhood and life memories. Thus, our intention to seek a production at this level is to find the marks of a Câmara Cascudo novelist, an unexpected activity, which shows the marks of an author who does not shun topics that were part of the corpus of his work. It is from this particular record, we will examine its indirect involvement with the Regionalist Movements and moreover with Modernism from São Paulo. We question, that this reference to the literary world in his works is on the fact that the author worry about the marks produced by popular, then, because of this prerogative, we consider essential to work the concepts of popular culture, as well as folk and tradition, drawing a parallel between the questions posed by researchers and own Câmara Cascudo understanding. Well, we understand that studying these identifications of Câmara Cascudo is that we can understand him as a writer, moreover, point out what are the goals inherent in his work. Thus, Canto de Muro is housed within this complex clerk by which the author throughout his years of intense research threads that weaves together a production to another.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28352-
dc.date.accessioned2022-12-15T22:25:25Z-
dc.date.available2022-12-15-
dc.date.available2022-12-15T22:25:25Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectFolclorista - Luis da Câmara Cascudopt_BR
dc.subjectHistória e Literaturapt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectRomance Canto de Muropt_BR
dc.subjectRomance de costumespt_BR
dc.subjectLiteratura Potiguar - romancept_BR
dc.subjectEscrita de sipt_BR
dc.subjectFolklorist - Luis da Câmara Cascudopt_BR
dc.subjectHistory and Literaturept_BR
dc.subjectPopular culturept_BR
dc.subjectRomance Canto de Muropt_BR
dc.subjectRomance of customspt_BR
dc.subjectPotiguar Literature - Romancept_BR
dc.subjectSelf writingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRANDÃO, Ivone Agra.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLuis da Câmara Cascudo: dialogues with popular culture in the Romance Canto de Muro.pt_BR
dc.identifier.citationBRANDÃO, Ivone Agra. Luis da Câmara Cascudo: diálogos com a cultura popular no Romance Canto de Muro 2012. 117f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28352pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IVONE AGRA BRANDÃO - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2012.pdfIvone Agra Brandão - Dissertação PPGH CH 2012809.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.