Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28355
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGARCIA, G. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2387831805593127pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Marinalva Vilar de.
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1606519856715259pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.referee2CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa.
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo acerca de seis fabliaux medievais a fim de verificar como se dão as representações das mulheres nestes textos. Os fabliaux foram difundidos entre os séculos XIII e XIV, no norte da França. São narrativas breves, escritas de forma cômica e compostas de episódios de brigas domésticas, luxúrias clericais e, principalmente, astúcias femininas. Estes textos figuram ao lado de outras produções literárias do medievo (lais, exempla, canções de gesta, cantigas e romances de cavalaria) e são em geral apresentados como veículo de disseminação do discurso de ódio e aversão às mulheres, conhecido como misoginia. Não foram poucas as narrativas nas quais as protagonistas femininas foram colocadas como inferiores ao sexo oposto. Para embasarmos a discussão tomaremos como ponto de partida Badinter (1985), Scott (1991) e Bourdieu (2014) que apresentam gênero como categoria de análise histórica. Além destes, Gaunt (1995), Perfetti (2006) e Woods (2010) colaboram na apresentação de perfis femininos diferentes dos comumente apresentados pela crítica que até então circulava sobre os fabliaux. A nossa proposta é mostrar que, para além do discurso de inferiorização feminina, a narrativa apresentada pode nos mostrar outro lado da mulher. Esse novo olhar será possível através da inversão hierárquica, apresentada por Bakhtin (2013) como carnavalização. A subversão da ordem nos permitirá mostrar a protagonista do fabliau de forma empoderada. Através da comicidade ela assume outro papel dentro do discurso masculino, apresentando-se como criativa, esperta, inteligente, astuciosa, que consegue se dar bem na sua empreitada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleA mulher no topo: a representação feminina nos Fabliaux medievais franceses dos séculos XII e XIV.pt_BR
dc.date.issued2016-09
dc.description.abstractThis work aims at carrying out a study about six medieval fabliaux in order to verify how women are represented in these texts. The fabliaux circulated between the thirteenth and fourteenth centuries in Northern France. These are short comic narratives, written and composed of domestic quarrels, clerical lusts, and especially female trickery episodes. These texts appear along with other literary productions of the Middle Ages (lais, exempla, chanson de geste, canso and romance) and were generally presented as a vehicle for the spread of the discourse of hatred and aversion to women, known as misogyny. arratives where female protagonists were placed as inferior to the opposite sex are not infrequent. To support such discussion we will take as a starting point Badinter (1985), Scott (1991) and Bourdieu (2014) who present gender as a category of historical analysis. Besides these, Gaunt (1995), Perfetti (2006) and Woods (2010) collaborate in the presentation of female profiles which are different from those that are commonly presented by current scholars dedicated to studying fabliaux. Our proposal is to show that, in addition to the discourse of female inferiority, the narrative presented may show us another female role/profile. This new view will be possible through the hierarchical inversion, presented by Bakhtin (2013) as carnavalization. The subversion of the hierarchical order will allow us to show and realize the protagonist of the fabliau in an empowered way. Through comedy, she assumes another role within the masculine discourse, presenting herself as creative, smart, intelligent, tricky and able to overcome challenges.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28355
dc.date.accessioned2022-12-15T22:44:47Z
dc.date.available2022-12-15
dc.date.available2022-12-15T22:44:47Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMulheres medievais - França -representaçãopt_BR
dc.subjectRepresentação femininapt_BR
dc.subjectFabliaux medievais francesespt_BR
dc.subjectCarnavalizaçãopt_BR
dc.subjectEmpoderamento femininopt_BR
dc.subjectLiteratura Francesa - fabliaux medievaispt_BR
dc.subjectGênero e análise históricapt_BR
dc.subjectHistória e literaturapt_BR
dc.subjectMedieval Women - France - Representationpt_BR
dc.subjectFemale representationpt_BR
dc.subjectFrench medieval fablespt_BR
dc.subjectCarnivalizationpt_BR
dc.subjectFemale empowermentpt_BR
dc.subjectFrench Literature - medieval fabliauxpt_BR
dc.subjectGenre and historical analysispt_BR
dc.subjectHistory and literaturept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGARCIA, Gerlândia Gouveia.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe Woman at the Top: Female Representation in Medieval French Fabliaux of the 12th and 14th Centuries.pt_BR
dc.identifier.citationGARCIA, Gerlândia Gouveia. A mulher no topo: a representação feminina nos Fabliaux medievais franceses dos séculos XII e XIV. 2016. 95f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28355pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GERLÂNDIA GOUVEIA GARCIA - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2016.pdfGerlândia Gouveia Garcia - Dissertação PPGH CH 2016.552.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.