Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28358
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, L. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0386799429337480pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA, Marinalva Vilar de.-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, M. V.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1606519856715259pt_BR
dc.contributor.referee1CABRAL FILHO, Severino.-
dc.contributor.referee1IDCABRAL FILHO, S.pt_BR
dc.contributor.referee2VASQUES, Márcia Severina.-
dc.contributor.referee2IDVASQUES, M. S.pt_BR
dc.contributor.referee3CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa.-
dc.contributor.referee3IDCORDÃO, M. P. S.pt_BR
dc.contributor.referee4ARAÚJO, Orlando Luiz.-
dc.contributor.referee4IDARAÚJO, O. L.pt_BR
dc.contributor.referee5NASCIMENTO, Regina Gomes do.-
dc.contributor.referee5IDNASCIMENTO, R. G.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se propõe discutir a presença de um passado clássico nas obras dos pintores renascentistas Leon Battista Alberti, Leonardo Da Vinci e Sandro Botticelli e as operações artísticas articuladas pelos pintores em função de seus destinatários no século XV. A pesquisa nos conduziu para dois caminhos de análise que nos permitiram mobilizar aspectos da cultura Renascente e as obras de arte aqui recortadas: de um lado, observamos como os temas clássicos foram lidos e representados num contexto posterior ao seu; de outro, discutimos as visões de mundo de Botticelli e Da Vinci como resultado da relação que mantiveram com representações de autores e artistas clássicos que eram fortemente recepcionados nessa época. Problematizamos a presença feminina, ornada de elementos clássicos nas obras desses pintores, como tendo em grande medida, contribuído para se representar o feminino Moderno em consonância com as representações construídas pelos clássicos. O capitulo primeiro percorre os caminhos teóricos da pintura renascentista, partindo das concepções dos pintores e teóricos da pintura Leon Battista Alberti e Leonardo Da Vinci. No segundo capitulo, enveredamos pelo universo artístico de Sandro Botticelli, procurando perceber sua visão artística e sua relação com os Antigos. Por fim, no terceiro analisamos algumas virgens pintadas por Leonardo da Vinci, problematizando a harmonia entre temas clássicos e cristãos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleA recepção de valores clássicos nas obras de Leon Battista Alberti, Sandro Botticelli e Leonardo da Vinci.pt_BR
dc.date.issued2012-03-
dc.description.abstractThis work proposes to discuss the presence of a classical past in the works of painters renaissance artists Leon Battista Alberti, Leonardo Da Vinci and Sandro Botticelli and artistic operations articulated by painters according to their addressees in the 15th century. The research led us for two paths of analysis that allowed us to mobilize aspects of Renaissance culture and the works of art cut out here: on the one hand, we observe how the classic themes were read and represented in a later context; on the other hand, we discuss Botticelli's and Da Vinci's views of the world as result of the relationship they maintained with representations of classical authors and artists who were strongly received at that time. We problematize the female presence, adorned with elements classics in the works of these painters, as having, to a great extent, contributed to represent the Modern feminine in consonance with the representations constructed by the classics. the chapter first traverses the theoretical paths of Renaissance painting, starting from the conceptions of painters and painting theorists Leon Battista Alberti and Leonardo Da Vinci. In the second chapter, we embark on the artistic universe of Sandro Botticelli, trying to understand his artistic vision and its relationship with the Ancients. Finally, in the third we analyze some virgins painted by Leonardo da Vinci, questioning the harmony between classical and Christian themes.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28358-
dc.date.accessioned2022-12-16T09:58:41Z-
dc.date.available2022-12-16-
dc.date.available2022-12-16T09:58:41Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectRenascimentopt_BR
dc.subjectArte renascentistapt_BR
dc.subjectArtistas italianospt_BR
dc.subjectLeonardo da Vincipt_BR
dc.subjectSandro Botticellipt_BR
dc.subjectLeon Battista Albertipt_BR
dc.subjectPintores renascentistaspt_BR
dc.subjectPintura como fonte históricapt_BR
dc.subjectIconografiapt_BR
dc.subjectPassado em pinturaspt_BR
dc.subjectRebirthpt_BR
dc.subjectRenaissance artpt_BR
dc.subjectItalian artistspt_BR
dc.subjectPainting as a historical sourcept_BR
dc.subjectIconographypt_BR
dc.subjectPast in paintingspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Lauriceia Galdino dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe reception of classical values in the works of Leon Battista Alberti, Sandro Botticelli and Leonardo da Vinci.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Lauriceia Galdino dos. A recepção de valores clássicos nas obras de Leon Battista Alberti, Sandro Botticelli e Leonardo da Vinci. 2012. 112f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28358pt_BR
dc.description.resumeCe travail vise à discuter la présence d'un passé classique dans les oeuvres des peintres de la Renaissance Leon Battista Alberti, Leonardo da Vinci et Sandro Botticelli et des opérations artistiques articulées par des peintres en raison de ses destinataires dans le XVe siècle. La recherche nous a conduit à deux voies d'analyse qui nous ont permis de mobiliser les aspects de la culture renaissante et des oeuvres d'art ici separées: d'une part, nous observons la manière dont les thèmes classiques ont été lus et représentées dans un contexte à leur suite, de l'autre, nous discutons les visions du monde de Botticelli et Léonard de Vinci à la suite de la relation entretenue avec des représentations d'auteurs classiques et des artistes qui ont été vivement felicités pour le moment. Il s'interroge aussi sur la présence féminine, orné avec des éléments classiques dans les oeuvres de ces peintres, ayant largement contribué à représenter la femme moderne en ligne avec les représentations établies par les classiques. Le premier chapitre explore les chemins théoriques de la peinture renaissante en s'appuyant sur des conceptions des peintres et théoriciens de la peinture comme Leon Battista Alberti et Léonard de Vinci. Dans le deuxième chapitre, nous nous fixons dans l’univers artistique de Sandro Botticelli, en essayant apercevoir sa vision artistique et sa relation avec les Anciens. Finalement, dans le troisième chapitre, nous analysons quelques peintres de vierges par Léonard de Vinci, et nous nous interrogeons sur l'harmonie entre les thèmes classiques et chrétiennes.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LAURICEIA GALDINO DOS SANTOS - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2012.pdfLauriceia Galdino dos Santos - Dissertação PPGH CH 20121.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.