Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28363
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCANTALICE, M. G.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4962751531986514pt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.-
dc.contributor.advisor1IDNASCIMENTO, C. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6642058880376458pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Marinalva Vilar de.-
dc.contributor.referee1IDLIMA, M. V.pt_BR
dc.contributor.referee2CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.-
dc.contributor.referee2IDCAVALCANTE NETO, F. T.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a leitura que o Ocidente faz do Oriente, conforme nos mostra Edward Said, fazendo uma relação com o cinema e o Orientalismo do começo do século XXI e os abalos causados pelo atentado às Torres Gêmeas em 11 de setembro de 2001. Assim, veremos como os discursos cinematográficos se operam com objetivos de construir um inimigo que deve ser destruído, discursos esses que na maioria das vezes são generalizados. Será abordado ainda sobre como no interior dos discursos cinematográficos ocorre o que Michel Foucault (2008) irá denominar de ―vontade de verdade‖, neste aspecto, pode-se perceber o quanto no Cinema Hollywoodiano está presente os discursos que se impõem enquanto ―verdade‖ e aqueles que são silenciados. A partir da linguagem fílmica será analisado como o cinema vem representando o Oriente, o Islamismo e O Estado Islâmico, fazendo com que haja uma confusão quanto ao que cada um representa. Faremos uma leitura da obra de Said, mostrando como o Oriente ainda é concebido pela mídia como a representação do atraso e da violência. Filmes como Vôo 93 (2005) As Torres Gêmeas (2006), Reina Sobre Mim (2007), Guerra ao Terror (2008), e Rede de Mentiras (2008) são exemplos de produções que se transformaram num perfeito veículo para alcançar um grande público e construí um pensamento de apoio as atitudes beligerantes do governo dos Estados Unidos. No entanto, se perceberá que no período de 2009 aos nossos dias o cenário político estadunidense e os discursos em torno do sistema governamental, apresentaram algumas alterações, e com isso pudemos perceber mudanças inclusive no discurso cinematográfico. Assim, analisaremos filmes como, Zona Verde (2010), e Invasão a Londres (1016), fazendo um paralelo dos períodos em que os Estados Unidos eram governados por George W. Bush e por Barak Obama, analisando as disparidades entre ambos e como isso chega a nós a partir da linguagem cinematográfica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleOrientalismo: o cinema Hollywoodiano e os discursos sobre as marcas do terror na invenção do oriente (2002-2016).pt_BR
dc.date.issued2017-07-
dc.description.abstractThis paper deals with the West's reading of the East, as Edward Said shows us, in a relationship with the cinema and Orientalism of the early 21st century and the quakes caused by the attack on the Twin Towers on September 11, 2001. Thus, we will see how cinematic discourses operate with the goal of building an enemy that must be destroyed, discourses that are most often generalized. It will also be discussed how within the cinematic discourses occurs what Michel Foucault (2008) will call "the will of truth", in this aspect, we can see how much ―Hollywoodiano‖ Cinema is present the speeches that impose themselves as "truth" And those who are silenced. From the film language will be analyzed how the cinema has represented the East, Islam and The Islamic State, causing a confusion as to what each one represents. We will read the work of Said, showing how the Orient is still conceived by the media as the representation of backwardness and violence. Films like Flight 93 (2005), World Trade Center (2006), Reign Over Me (2007) and The Hurt Locker (2008), and Body of Lies (2008) are examples of productions that have become a perfect vehicle for achieving a great And I built a thought to support the belligerent attitudes of the United States government. However, it will be noticed that in the period of 2009 to our days the American political scene and the discourses around the governmental system, presented some changes, and with this we could perceive changes even in the cinematographic discourse. Thus, we will analyze films such as, Green Zone (2010), and London Has Fallen (1016), paralleling the periods in which the United States was governed by George W. Bush and Barak Obama, analyzing the disparities between the two and how Comes to us from cinematic language.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28363-
dc.date.accessioned2022-12-16T17:53:06Z-
dc.date.available2022-12-16-
dc.date.available2022-12-16T17:53:06Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectCinema - orientalismopt_BR
dc.subjectOrientalismopt_BR
dc.subjectDiscursos cinematográficospt_BR
dc.subjectPoder do discursopt_BR
dc.subjectCinema Hollywoodianopt_BR
dc.subjectDiscurso e cinemapt_BR
dc.subjectLeitura do ocidente para com o oriente - cinemapt_BR
dc.subjectLinguagem fílmicapt_BR
dc.subjectIslamismo no cinema ocidentalpt_BR
dc.subjectEstado Islâmico no cinema ocidentalpt_BR
dc.subjectCinema - Orientalismpt_BR
dc.subjectOrientalismpt_BR
dc.subjectCinematographic speechespt_BR
dc.subjectPower of speechpt_BR
dc.subjectHollywood Cinemapt_BR
dc.subjectSpeech and cinemapt_BR
dc.subjectReading from the West to the East - Cinemapt_BR
dc.subjectFilmic languagept_BR
dc.subjectIslam in Western Cinemapt_BR
dc.subjectIslamic State in Western Cinemapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCANTALICE, Marizélia Gomes de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeOrientalism: Hollywood cinema and discourses on the marks of terror in the invention of the Orient (2002-2016).pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationCANTALICE, Marizélia Gomes de. Orientalismo: o cinema Hollywoodiano e os discursos sobre as marcas do terror na invenção do oriente (2002-2016). 2017. 105f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28363pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIZÉLIA GOMES DE CANTALICE - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2017.pdfMarizélia Gomes de Cantalice - Dissertação PPGH CH 20172.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.