Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28370
Title: “Olha ‘nós’ aqui nessa estrada”: a identificação contracultural e o rock poptyguar (1982-1993).
Other Titles: “Look at ‘us’ here on this road”: countercultural identification and poptyguar rock (1982-1993).
???metadata.dc.creator???: SILVA, Brenda Soares.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: LIMA, Jailma Maria de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ANDRADE, Joel Carlos de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: AGRA DO Ó, Alarcon.
Keywords: Contracultura;Identificação contracultural;Rock PopTyguar;Anos 80 - contracultura;Identidades;História oral;Cenário musical - rock;Natal rock;Banda cabeças errantes;Rock no Rio Grande do Norte;Juventude e rock - Rio Grande do Norte;Counterculture;Countercultural identification;Rock PopTyguar;80s - counterculture;Identities;Oral history;Music scene - rock;Christmas rock;Wandering heads band;Rock in Rio Grande do Norte;Youth and rock - Rio Grande do Norte
Issue Date: 24-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Brenda Soares. “Olha ‘nós’ aqui nessa estrada”: a identificação contracultural e o rock poptyguar (1982-1993). 2018. 152f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28370
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação tem como objetivo estabelecer os parâmetros que caracterizam a cena musical do rock natalense enquanto representante de um grupo, bem como se dá o processo de identificação deste grupo com o cenário. Entendendo a música como uma prática, ou seja, como uma musicalidade, o primeiro capítulo, objetiva definir a produção de rock como um estilo de vida que conjunta elementos estéticos, performáticos, temáticos, melódicos e letrísticos para tanto trabalhamos a noção de gênero musical e contracultura. O segundo capítulo, adentra nos componentes estéticos e performáticos, tendo isto em vista, realizamos uma breve construção biográfica das bandas Fluidos, Modus Vivendi, Cabeças Errantes, Cantocalismo e Alfândega, em seguida procuramos compor e compreender as relações de identidade e de práticas representativas do rock PopTyguar. No terceiro capítulo trabalhamos os elementos temáticos, melódicos e letrísticos, a partir da análise das canções do período, no intuito de trabalhar o produto mais específico do cenário: a música em si. Neste capítulo elencamos os possíveis elementos de identificação e representatividade inseridos nas composições musicais, no intuito de visualizar mais amplamente a abordagem musical, bem como os ‘gatilhos’ que despertam as afinidades entre os sujeitos envolvidos e o estimulam a aderirem ao cenário. Nos utilizamos da metodologia de análise musical desenvolvida por Tatit, e discutida por Janotti Júnior, bem como da proposta de análise apresentada por Napolitano, para propormos a noção de cenário musical; nos pautamos, nos levantamentos realizados por Dapieve, Chacon, Friedlander, para compreender as características do cenário em questão. Teoricamente nos embasamos a partir das discussões realizadas por Hall sobre o conceito de identidade. Metodologicamente nos baseamos, sobretudo, na abordagem da História Oral.
Abstract: The present dissertation aims to establish the parameters that characterize Natal's rock musical scene as representative of a group, as well as the process of identification of this group with the scenario. Understanding music as a practice, that is, as a musicality, the first chapter, aims to define the rock production as a way of life that combines aesthetic, performance, thematic, melodic and lyric elements for this we work the notion of musical genre and counterculture. The second chapter, introduces us into the aesthetic and performatic components. In this way, we make a brief biographical construction of the bands Fluidos, Modus Vivendi, Cabeças Errantes, Cantocalismo e Alfândega, and then we try to compose and understand the relations of identity and representative practices of the PopTyguar rock. In the third chapter we work on the thematic, melodic and lyric elements, from the analysis of the songs of the period, in order to work the more specific product of the scene: the music itself. In this chapter we highlight the possible elements of identification inserted in the musical compositions, in order to visualize more broadly the musical approach, as well as the 'triggers' that awaken the affinities between the involved subjects and stimulate them to adhere to the scenario. We use the methodology of musical analysis developed by Tatit, and discussed by Janotti Júnior, as well as the proposal of analysis presented by Napolitano, to propose the notion of musical scene; and in the studies conducted by Dapieve, Chacon, and Friedlander, to understand the characteristics of the scenario in question.Theoretically we rely on the discussions held by Hall about the concept of identity. Methodologically we base ourselves, above all, on the Oral History approach.
Keywords: Contracultura
Identificação contracultural
Rock PopTyguar
Anos 80 - contracultura
Identidades
História oral
Cenário musical - rock
Natal rock
Banda cabeças errantes
Rock no Rio Grande do Norte
Juventude e rock - Rio Grande do Norte
Counterculture
Countercultural identification
Rock PopTyguar
80s - counterculture
Identities
Oral history
Music scene - rock
Christmas rock
Wandering heads band
Rock in Rio Grande do Norte
Youth and rock - Rio Grande do Norte
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28370
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRENDA SOARES SILVA - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2018.pdfBrenda Soares Silva - Dissertação PPGH CH 2018.1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.