Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28370
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, B. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5401414227293297pt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.
dc.contributor.advisor1IDNASCIMENTO, C. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6642058880376458pt_BR
dc.contributor.advisor-co1LIMA, Jailma Maria de.
dc.contributor.advisor-co1IDLIMA, J. M.pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7070010288416835pt_BR
dc.contributor.referee1ANDRADE, Joel Carlos de Souza.
dc.contributor.referee2AGRA DO Ó, Alarcon.
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo estabelecer os parâmetros que caracterizam a cena musical do rock natalense enquanto representante de um grupo, bem como se dá o processo de identificação deste grupo com o cenário. Entendendo a música como uma prática, ou seja, como uma musicalidade, o primeiro capítulo, objetiva definir a produção de rock como um estilo de vida que conjunta elementos estéticos, performáticos, temáticos, melódicos e letrísticos para tanto trabalhamos a noção de gênero musical e contracultura. O segundo capítulo, adentra nos componentes estéticos e performáticos, tendo isto em vista, realizamos uma breve construção biográfica das bandas Fluidos, Modus Vivendi, Cabeças Errantes, Cantocalismo e Alfândega, em seguida procuramos compor e compreender as relações de identidade e de práticas representativas do rock PopTyguar. No terceiro capítulo trabalhamos os elementos temáticos, melódicos e letrísticos, a partir da análise das canções do período, no intuito de trabalhar o produto mais específico do cenário: a música em si. Neste capítulo elencamos os possíveis elementos de identificação e representatividade inseridos nas composições musicais, no intuito de visualizar mais amplamente a abordagem musical, bem como os ‘gatilhos’ que despertam as afinidades entre os sujeitos envolvidos e o estimulam a aderirem ao cenário. Nos utilizamos da metodologia de análise musical desenvolvida por Tatit, e discutida por Janotti Júnior, bem como da proposta de análise apresentada por Napolitano, para propormos a noção de cenário musical; nos pautamos, nos levantamentos realizados por Dapieve, Chacon, Friedlander, para compreender as características do cenário em questão. Teoricamente nos embasamos a partir das discussões realizadas por Hall sobre o conceito de identidade. Metodologicamente nos baseamos, sobretudo, na abordagem da História Oral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.title“Olha ‘nós’ aqui nessa estrada”: a identificação contracultural e o rock poptyguar (1982-1993).pt_BR
dc.date.issued2018-07-24
dc.description.abstractThe present dissertation aims to establish the parameters that characterize Natal's rock musical scene as representative of a group, as well as the process of identification of this group with the scenario. Understanding music as a practice, that is, as a musicality, the first chapter, aims to define the rock production as a way of life that combines aesthetic, performance, thematic, melodic and lyric elements for this we work the notion of musical genre and counterculture. The second chapter, introduces us into the aesthetic and performatic components. In this way, we make a brief biographical construction of the bands Fluidos, Modus Vivendi, Cabeças Errantes, Cantocalismo e Alfândega, and then we try to compose and understand the relations of identity and representative practices of the PopTyguar rock. In the third chapter we work on the thematic, melodic and lyric elements, from the analysis of the songs of the period, in order to work the more specific product of the scene: the music itself. In this chapter we highlight the possible elements of identification inserted in the musical compositions, in order to visualize more broadly the musical approach, as well as the 'triggers' that awaken the affinities between the involved subjects and stimulate them to adhere to the scenario. We use the methodology of musical analysis developed by Tatit, and discussed by Janotti Júnior, as well as the proposal of analysis presented by Napolitano, to propose the notion of musical scene; and in the studies conducted by Dapieve, Chacon, and Friedlander, to understand the characteristics of the scenario in question.Theoretically we rely on the discussions held by Hall about the concept of identity. Methodologically we base ourselves, above all, on the Oral History approach.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28370
dc.date.accessioned2022-12-16T22:38:00Z
dc.date.available2022-12-16
dc.date.available2022-12-16T22:38:00Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectContraculturapt_BR
dc.subjectIdentificação contraculturalpt_BR
dc.subjectRock PopTyguarpt_BR
dc.subjectAnos 80 - contraculturapt_BR
dc.subjectIdentidadespt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectCenário musical - rockpt_BR
dc.subjectNatal rockpt_BR
dc.subjectBanda cabeças errantespt_BR
dc.subjectRock no Rio Grande do Nortept_BR
dc.subjectJuventude e rock - Rio Grande do Nortept_BR
dc.subjectCounterculturept_BR
dc.subjectCountercultural identificationpt_BR
dc.subjectRock PopTyguarpt_BR
dc.subject80s - counterculturept_BR
dc.subjectIdentitiespt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectMusic scene - rockpt_BR
dc.subjectChristmas rockpt_BR
dc.subjectWandering heads bandpt_BR
dc.subjectRock in Rio Grande do Nortept_BR
dc.subjectYouth and rock - Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Brenda Soares.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative“Look at ‘us’ here on this road”: countercultural identification and poptyguar rock (1982-1993).pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Brenda Soares. “Olha ‘nós’ aqui nessa estrada”: a identificação contracultural e o rock poptyguar (1982-1993). 2018. 152f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28370pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRENDA SOARES SILVA - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2018.pdfBrenda Soares Silva - Dissertação PPGH CH 2018.1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.