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dc.creator.IDLIMA, E. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7303060517311368pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Keila Queiroz e.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, K. Q.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8319598000382239pt_BR
dc.contributor.referee1AGRA DO Ó, Alarcon.-
dc.contributor.referee1IDAGRA DO Ó, A.pt_BR
dc.contributor.referee2COSTA, Jonas Duarte da.-
dc.contributor.referee2IDCOSTA, J. D.pt_BR
dc.description.resumoA comunidade de Pedro Velho no ano de 2004 passou por uma experiência significativa de perda material e simbólica com a chegada das águas da barragem Argemiro Figueiredo (Acauã) na Paraíba. Este fato acarretou o aprofundamento das desigualdades sociais, ao passo que produziu centenas de famílias que além de pobres, ficaram sem terra para manter a atividade agrícola, atividade que garantia o sustento da maioria dos Pedro velhences. Para além de um prejuízo econômico, a população ainda enfrentou a suplantação de bens culturais e a perda de suas referências tradicionais. Nos rumos da história o silencio é uma barreira, a que os vencedores submetem os vencidos, barreiras estas que devem ser rompidas. Acreditando no rompimento das “barreiras do silêncio” esta dissertação contou a história da fatalidade que aconteceu em PV no mês de Janeiro de 2004 e seus desdobramentos a partir do olhar de moradores e militantes. Nossa pesquisa teve como principal ferramenta metodológica a história oral, contamos também com a análise de imagens e fotografias de acervos particulares e do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) como também utilizamos notas da imprensa divulgadas no calor do momento e posteriormente. Na perspectiva teórica defendemos a indissociabilidade entre a história cultural e social, utilizamos autores como Bosi (1994) Cerqueira (2010) Nora( 1993) Benjamin (1994). No fim de nosso percurso, foi verificado que mesmo depois de mais de 10 anos da construção de Acauã, a população ainda enfrenta antigos dilemas das mais diversas origens, incluindo aquilo que tange a má qualidade da terra na qual foram reassentados, o descaso governamental e o principal, e este irrecuperável: O desvinculo com os símbolos do passado construtores de identidades sociais e individuais. Vale retificar que além daquilo que foi apagado pelas águas, este estudo enxerga além, retrata o intocável, o que é para muitos incompreensível, aquilo que as águas não conseguiram apagar: o imaterial, a memória, a narrativa e o saudosismos dos atingidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleO que as águas não conseguiram apagar: narrativas de morte e vida de moradores e militantes de Pedro Velho.pt_BR
dc.date.issued2018-07-27-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28375-
dc.date.accessioned2022-12-19T15:19:23Z-
dc.date.available2022-12-19-
dc.date.available2022-12-19T15:19:23Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectComunidade Pedro Velhopt_BR
dc.subjectBarragem - questões sociaispt_BR
dc.subjectBarragem Argemiro Figueiredo - Acauãpt_BR
dc.subjectBarragem de Acauãpt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectMovimento dos Atingidos por Barragens - MABpt_BR
dc.subjectHistória culturalpt_BR
dc.subjectAtingidos por barragempt_BR
dc.subjectPedro Velho Communitypt_BR
dc.subjectDam - social issuespt_BR
dc.subjectArgemiro Figueiredo Dam - Acauãpt_BR
dc.subjectAcauã dampt_BR
dc.subjectOral historypt_BR
dc.subjectMovement of People Affected by Dams - MABpt_BR
dc.subjectCultural historypt_BR
dc.subjectAffected by dampt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Ellen Layanna de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeWhat the waters could not erase: narratives of death and life of residents and activists of Pedro Velho.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Ellen Layanna de. O que as águas não conseguiram apagar: narrativas de morte e vida de moradores e militantes de Pedro Velho. 2018. 117f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em:pt_BR
dc.description.resumeLa communauté de Pedro Velho a vécu en 2004 une significative expérience de perte matérielle et symbolique avec la arrivée des eaux du barrage d’Argemiro Figueiredo (Acauã), à Paraïba. Cet évènement a provoqué un approfondissement des inégalités sociales, tandis que des centaines de familles, en plus de s’appauvrir, sont restées sans leurs parts de terre, pour maintenir l’activité agricole qui était la source des revenus de la plupart des habitants de Pedro Velho. En plus des pertes économiques, la population a fait face à l’étouffement de ses biens culturels et à la perte de ses références traditionnelles. Tout au long de l’histoire, le silence est une barrière à laquelle les vainqueurs soumettent les vaincus et ces barrières doivent être rompues. En croyant à la rupture de ces “barrières du silence”, ce mémoire a raconté l’histoire de la fatalité survenue à la communauté de Pedro Velho en Janvier 2004, et ses conséquences sous l’optique des habitants et des militants. Le principal outil méthodologique de notre étude a été l’histoire orale. Nous nous sommes aussi appuyés sur l’analyse de quelques images et photographies de collections privées et du MAB (Mouvement des personnes Touchées par des Barrages). Nous avons également utilisé des notes de la presse qui ont été diffusées pendant la période et après. Pour la perspective théorique, nous défendons l’indissociabilité entre l’histoire culturelle et sociale. Nous nous appuyons sur des auteurs comme Bosi (1994), Cerqueira (2010), Nora (1993) et Benjamin (1994). À la fin de notre parcours, nous avons pu vérifier que même après 10 ans de la construction d’Acauã, la population vit encore des anciens dilemmes d’origines diverses, dont la mauvaise qualité des terres où les personnes ont été réinstallés, l’oubli du gouvernement et surtout, et l’irrécupérable, la séparation des symboles du passé qui ont construit leurs identités sociales et individuelles. Il est important de noter que cette étude voit au-delà de ce qui a été détruit par les eaux. Elle montre ce qui est intouchable et incompréhensible pour plusieurs, ce que l’eau n’a pas pu effacer: l’immatériel, la mémoire, la narrative et la nostalgie des personnes touchées.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

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