Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28383
Title: A batalha diária no Recife: o trânsito e o transporte coletivo na cidade 1953-1960.
Other Titles: The daily battle in Recife: traffic and public transport in the city 1953-1960.
???metadata.dc.creator???: FREIRE, Wanderson da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARANHA, Gervácio Batista.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO , Rita de Cássia Barbosa de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CABRAL FILHO, Severino.
Keywords: História do recife - transporte coletivo;História da mobilidade urbana - Recife - PE;Mobilidade urbana - Recife - PE 1953-1960;Recife - PE - transporte coletivo;Transporte público - Recife - PE;Trânsito em 1950 - Recife - PE;Bonde elétrico;Trólebus;Batalha do Recife - transporte;Foto - bondes no Recife;History of the reef - public transport;History of urban mobility - Recife - PE;Recife - PE - public transport;Public transport - Recife - PE;Traffic in 1950 - Recife - PE;Tram;Trolleybus;Batalha do Recife - transport;Photo - trams in Recife
Issue Date: 19-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FREIRE, Wanderson da Silva. A batalha diária no Recife: o trânsito e o transporte coletivo na cidade 1953-1960. 2019. 165f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28383
???metadata.dc.description.resumo???: Após o fim dos serviços realizados pelos bondes elétricos e os ônibus da Pernambuco Autoviária em 1955, Recife passaria a depender de diversas empresas de ônibus para a realização do transporte público na cidade. Muitas delas com frota reduzida ou apenas com a utilização de um veículo, faziam a população sofrer com equipamentos em condições precárias, atrasos, falta de trocos e/ou ausência de atendimento em certos bairros. Além disso, com o aumento de automóveis nas ruas, o recifense corria o risco de ser mais uma vítima de acidentes, colisões e atropelamentos, sendo esse cenário denominado pelos periódicos da época como a “Batalha do Recife”. Isto é: a circulação de pessoas, seja ela a pé ou por coletivos, implicava em problemas quase todos os dias. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo investigar o trânsito e o transporte coletivo no Recife entre 1953, quando se tem um plano para a implantação do novo serviço de transporte público na cidade por meio do trólebus (ônibus elétricos), até 1960, quando eles são inaugurados. Por meio de pesquisas em jornais, revistas, relatórios técnicos, mapas e imagens em diálogo com a bibliografia relacionada ao tema, pretende-se analisar, entre o recorte espacial/temporal, queixas da população, greves dos empresários por causa do aumento de passagens e a atuação da prefeitura que tentava resolver problemas do trânsito e do sistema de transporte da época.
Abstract: After the end of the services carried out by the eletric tram and buses of Pernambuco Autoviária in 1955, Recife would depend on several bus companies for public transport in the city. Many of them with reduced fleet or only one vehicle, made the population suffer with equipment in precarious condition, delays, lack of change and absence of care in certain neighborhoods. Moreover, with the increase of automobiles in the streets, the recifense, ran daily the risk of being another victim of accidents, collisions and roadkill. This scenario was called by the periodicals of the time as the “Battle of Recife”. The circulation of people, whether on foot or by collectives, implied problems almost every day. In this context, this work aims to investigate the traffic and collective transport in Recife between 1953, when there is a plan for the deployment of the new public transport service in the city, through the trollebus (electric buses), until 1960, when they are inaugurated. Through research in newspapers, magazines, technical reports, maps and images in dialogue with the bibliography related to the theme, the goal is to analyze, among the spatial/temporal cutout, complaints of the population, strikes of entrepreneurs because of the increase of passages and the performance of the prefecture trying to solve traffic problems and the transportation system of the time.
Keywords: História do recife - transporte coletivo
História da mobilidade urbana - Recife - PE
Mobilidade urbana - Recife - PE 1953-1960
Recife - PE - transporte coletivo
Transporte público - Recife - PE
Trânsito em 1950 - Recife - PE
Bonde elétrico
Trólebus
Batalha do Recife - transporte
Foto - bondes no Recife
History of the reef - public transport
History of urban mobility - Recife - PE
Recife - PE - public transport
Public transport - Recife - PE
Traffic in 1950 - Recife - PE
Tram
Trolleybus
Batalha do Recife - transport
Photo - trams in Recife
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28383
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WANDERSON DA SILVA FREIRE - DISSERTAÇÃO PPGH CH 2019.pdfWanderson da Silva Freire - Dissertação PPGH CH 20191.89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.