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dc.creator.IDFREIRE, W. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5379412369500497pt_BR
dc.contributor.advisor1ARANHA, Gervácio Batista.-
dc.contributor.advisor1IDARANHA, G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1710555950559889pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO , Rita de Cássia Barbosa de.-
dc.contributor.referee1IDARAÚJO, R. C. B.pt_BR
dc.contributor.referee2CABRAL FILHO, Severino.-
dc.contributor.referee2IDCABRAL FILHO, S.pt_BR
dc.description.resumoApós o fim dos serviços realizados pelos bondes elétricos e os ônibus da Pernambuco Autoviária em 1955, Recife passaria a depender de diversas empresas de ônibus para a realização do transporte público na cidade. Muitas delas com frota reduzida ou apenas com a utilização de um veículo, faziam a população sofrer com equipamentos em condições precárias, atrasos, falta de trocos e/ou ausência de atendimento em certos bairros. Além disso, com o aumento de automóveis nas ruas, o recifense corria o risco de ser mais uma vítima de acidentes, colisões e atropelamentos, sendo esse cenário denominado pelos periódicos da época como a “Batalha do Recife”. Isto é: a circulação de pessoas, seja ela a pé ou por coletivos, implicava em problemas quase todos os dias. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo investigar o trânsito e o transporte coletivo no Recife entre 1953, quando se tem um plano para a implantação do novo serviço de transporte público na cidade por meio do trólebus (ônibus elétricos), até 1960, quando eles são inaugurados. Por meio de pesquisas em jornais, revistas, relatórios técnicos, mapas e imagens em diálogo com a bibliografia relacionada ao tema, pretende-se analisar, entre o recorte espacial/temporal, queixas da população, greves dos empresários por causa do aumento de passagens e a atuação da prefeitura que tentava resolver problemas do trânsito e do sistema de transporte da época.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleA batalha diária no Recife: o trânsito e o transporte coletivo na cidade 1953-1960.pt_BR
dc.date.issued2019-12-19-
dc.description.abstractAfter the end of the services carried out by the eletric tram and buses of Pernambuco Autoviária in 1955, Recife would depend on several bus companies for public transport in the city. Many of them with reduced fleet or only one vehicle, made the population suffer with equipment in precarious condition, delays, lack of change and absence of care in certain neighborhoods. Moreover, with the increase of automobiles in the streets, the recifense, ran daily the risk of being another victim of accidents, collisions and roadkill. This scenario was called by the periodicals of the time as the “Battle of Recife”. The circulation of people, whether on foot or by collectives, implied problems almost every day. In this context, this work aims to investigate the traffic and collective transport in Recife between 1953, when there is a plan for the deployment of the new public transport service in the city, through the trollebus (electric buses), until 1960, when they are inaugurated. Through research in newspapers, magazines, technical reports, maps and images in dialogue with the bibliography related to the theme, the goal is to analyze, among the spatial/temporal cutout, complaints of the population, strikes of entrepreneurs because of the increase of passages and the performance of the prefecture trying to solve traffic problems and the transportation system of the time.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28383-
dc.date.accessioned2022-12-19T16:34:47Z-
dc.date.available2022-12-19-
dc.date.available2022-12-19T16:34:47Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectHistória do recife - transporte coletivopt_BR
dc.subjectHistória da mobilidade urbana - Recife - PEpt_BR
dc.subjectMobilidade urbana - Recife - PE 1953-1960pt_BR
dc.subjectRecife - PE - transporte coletivopt_BR
dc.subjectTransporte público - Recife - PEpt_BR
dc.subjectTrânsito em 1950 - Recife - PEpt_BR
dc.subjectBonde elétricopt_BR
dc.subjectTrólebuspt_BR
dc.subjectBatalha do Recife - transportept_BR
dc.subjectFoto - bondes no Recifept_BR
dc.subjectHistory of the reef - public transportpt_BR
dc.subjectHistory of urban mobility - Recife - PEpt_BR
dc.subjectRecife - PE - public transportpt_BR
dc.subjectPublic transport - Recife - PEpt_BR
dc.subjectTraffic in 1950 - Recife - PEpt_BR
dc.subjectTrampt_BR
dc.subjectTrolleybuspt_BR
dc.subjectBatalha do Recife - transportpt_BR
dc.subjectPhoto - trams in Recifept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFREIRE, Wanderson da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe daily battle in Recife: traffic and public transport in the city 1953-1960.pt_BR
dc.identifier.citationFREIRE, Wanderson da Silva. A batalha diária no Recife: o trânsito e o transporte coletivo na cidade 1953-1960. 2019. 165f. (Dissertação de Mestrado), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28383pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

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