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dc.creator.IDMOTA, A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3238034971194248pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Talita Rosa Mística Soares de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, T. R. M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3983804449283544pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Marinalva Vilar de.-
dc.contributor.referee1IDLIMA, M. V.pt_BR
dc.contributor.referee2CORDÃO, Michelly Perreira de Sousa.-
dc.contributor.referee2IDCORDÃO, M. P. S.pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo discorre sobre a relação entre cinema e história dando enfoque ao uso deste recurso áudio visual enquanto uma ferramenta pedagógica para o trabalho da educação para as relações étnico-raciais na sala de aula. Para isto, selecionamos para discussão quatro curtas-metragens brasileiros com abordagens étnicas sobre o povo negro e afrodescendente, que debatem questões de alteridade problematizando as diferentes visões que a sociedade impõe a esses grupos e a própria visão do grupo sobre si mesmo, são eles: “Menina mulher da pele preta: Jennifer” (2012), “Vista minha pele” (2003), “Cores e botas” (2010), “Dúdú e o lápis cor de pele” (2016). Dessa maneira, visamos contribuir ao oferecer subsídios para o cumprimento da lei 10.639/03 (que regulamenta o ensino e cultura africana e afrodescendente nas escolas), na tentativa de promover uma maior conscientização étnica e crítica nas salas de aula a partir do uso do cinema, relacionando os componentes curriculares aos conteúdos trabalhados nestes curtas. Assim, pretendemos apresentar métodos para fomento da discussão e empoderamento do alunado sobre as questões étnico-raciais inerentes à diversidade sociocultural que lhe são circundantes na contemporaneidade. Para tanto, nos apoiamos nas representações de Roger Chartier (1990), nas análises de fontes históricas de Marcos Napolitano (2009) e na relação de cinema e educação proposta por Duarte (2002).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleCaminhos alternativos, diálogos necessários: uso do cinema como possibilidade de ensino e conscientização étnica em sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28385-
dc.date.accessioned2022-12-19T17:25:56Z-
dc.date.available2022-12-19-
dc.date.available2022-12-19T17:25:56Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEducação para as relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEducação étnicapt_BR
dc.subjectEtnicidade - educaçãopt_BR
dc.subjectCinema e educação étnico-racialpt_BR
dc.subjectConscientização étnicapt_BR
dc.subjectCinema e Históriapt_BR
dc.subjectRelação cinema e educaçãopt_BR
dc.subjectRepresentações - Roger Chartierpt_BR
dc.subjectRecurso audiovisual - educaçãopt_BR
dc.subjectPovo negro - cinema brasileiropt_BR
dc.subjectAfrodescendência - cinema brasileiropt_BR
dc.subjectCurta-metragem - Menina mulher na pelo preta: Jennifer - 2012pt_BR
dc.subjectCurta-metragem - Vista minha pele - 2003pt_BR
dc.subjectCurta-metragem - Cores e botas - 2010pt_BR
dc.subjectCurta-metragem - Dudú e lápis de cor de pele - 2016pt_BR
dc.subjectFilme - Menina mulher na pelo preta: Jennifer - 2012pt_BR
dc.subjectFilme - Vista minha pele - 2003pt_BR
dc.subjectFilme - Cores e botas - 2010pt_BR
dc.subjectFilme - Dudú e lápis de cor de pele - 2016pt_BR
dc.subjectLei Nº 10.639/2003 - ensino de cultura africana e afrodescendentept_BR
dc.subjectEnsino de cultura africana e afrodescendente - Lei Nº 10.639/2003pt_BR
dc.subjectQuestões étnico-raciaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOTA, Alane da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAlternative paths, necessary dialogues: use of cinema as a possibility for teaching and raising ethnic awareness in the classroom.pt_BR
dc.identifier.citationMOTA, Alane da Silva. Caminhos alternativos, diálogos necessários: uso do cinema como possibilidade de ensino e conscientização étnica em sala de aula. 2018. 21f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28385pt_BR
dc.description.resumenEl presente artículo discurre sobre la relación entre cinema e historia dando enfoque al uso de este recurso audio visual mientras una herramienta pedagógica para el trabajo de educación para las relaciones étnico raciales en la clase. Para esto, seleccionamos para análisis cuatro corta metrajes brasileros con abordajes étnicas sobre el pueblo negro y afrodescendientes, que debaten cuestiones de alteridad problematizando las diferentes visiones que la sociedad impone a esos grupos y a la propia visión del grupo sobre si mismo, son ellas: “Menina mulher da pele preta: Jennifer” (2012), “Vista minha pele” (2003), “Cores e botas” (2010), “Dudu e o lápis cor de pele” (2016). De esta manera, visamos ofrecer subsidios para el cumplimento de la ley 10.639/03 (que reglamenta el enseño y la cultura africana y afrodescendiente en las escuelas) en la tentativa de promover una mayor concientización étnica y crítica en las clases a partir del uso del cinema, relacionando los componentes curriculares a los contenidos trabajados en estos cortas. Así, pretendemos presentar métodos para fomentar la discusión y empoderamiento del alumnado sobre las cuestiones étnico raciales inherentes a la diversidad sociocultural que le son circundantes en la contemporaneidad. Para anclarnos, nos apoyamos en las representaciones de Roger Chartier (1990), en las análisis de fuentes históricas de Marcos Napolitano (2009) y en la relación de cinema y educación propuesta por Duarte (2002).pt_BR
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ALANE DA SILVA MOTA - TCC ESP. EDUC. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CH 2018.pdfAlane da Silva Mota - TCC Esp. Educação em Relações Étnico-Raciais CH 2018247.82 kBAdobe PDFView/Open


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