Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28385
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | MOTA, A. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3238034971194248 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, Talita Rosa Mística Soares de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | OLIVEIRA, T. R. M. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3983804449283544 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | LIMA, Marinalva Vilar de. | - |
dc.contributor.referee1ID | LIMA, M. V. | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | CORDÃO, Michelly Perreira de Sousa. | - |
dc.contributor.referee2ID | CORDÃO, M. P. S. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo discorre sobre a relação entre cinema e história dando enfoque ao uso deste recurso áudio visual enquanto uma ferramenta pedagógica para o trabalho da educação para as relações étnico-raciais na sala de aula. Para isto, selecionamos para discussão quatro curtas-metragens brasileiros com abordagens étnicas sobre o povo negro e afrodescendente, que debatem questões de alteridade problematizando as diferentes visões que a sociedade impõe a esses grupos e a própria visão do grupo sobre si mesmo, são eles: “Menina mulher da pele preta: Jennifer” (2012), “Vista minha pele” (2003), “Cores e botas” (2010), “Dúdú e o lápis cor de pele” (2016). Dessa maneira, visamos contribuir ao oferecer subsídios para o cumprimento da lei 10.639/03 (que regulamenta o ensino e cultura africana e afrodescendente nas escolas), na tentativa de promover uma maior conscientização étnica e crítica nas salas de aula a partir do uso do cinema, relacionando os componentes curriculares aos conteúdos trabalhados nestes curtas. Assim, pretendemos apresentar métodos para fomento da discussão e empoderamento do alunado sobre as questões étnico-raciais inerentes à diversidade sociocultural que lhe são circundantes na contemporaneidade. Para tanto, nos apoiamos nas representações de Roger Chartier (1990), nas análises de fontes históricas de Marcos Napolitano (2009) e na relação de cinema e educação proposta por Duarte (2002). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.title | Caminhos alternativos, diálogos necessários: uso do cinema como possibilidade de ensino e conscientização étnica em sala de aula. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28385 | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-19T17:25:56Z | - |
dc.date.available | 2022-12-19 | - |
dc.date.available | 2022-12-19T17:25:56Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Educação para as relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Educação étnica | pt_BR |
dc.subject | Etnicidade - educação | pt_BR |
dc.subject | Cinema e educação étnico-racial | pt_BR |
dc.subject | Conscientização étnica | pt_BR |
dc.subject | Cinema e História | pt_BR |
dc.subject | Relação cinema e educação | pt_BR |
dc.subject | Representações - Roger Chartier | pt_BR |
dc.subject | Recurso audiovisual - educação | pt_BR |
dc.subject | Povo negro - cinema brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Afrodescendência - cinema brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Curta-metragem - Menina mulher na pelo preta: Jennifer - 2012 | pt_BR |
dc.subject | Curta-metragem - Vista minha pele - 2003 | pt_BR |
dc.subject | Curta-metragem - Cores e botas - 2010 | pt_BR |
dc.subject | Curta-metragem - Dudú e lápis de cor de pele - 2016 | pt_BR |
dc.subject | Filme - Menina mulher na pelo preta: Jennifer - 2012 | pt_BR |
dc.subject | Filme - Vista minha pele - 2003 | pt_BR |
dc.subject | Filme - Cores e botas - 2010 | pt_BR |
dc.subject | Filme - Dudú e lápis de cor de pele - 2016 | pt_BR |
dc.subject | Lei Nº 10.639/2003 - ensino de cultura africana e afrodescendente | pt_BR |
dc.subject | Ensino de cultura africana e afrodescendente - Lei Nº 10.639/2003 | pt_BR |
dc.subject | Questões étnico-raciais | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MOTA, Alane da Silva. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Alternative paths, necessary dialogues: use of cinema as a possibility for teaching and raising ethnic awareness in the classroom. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MOTA, Alane da Silva. Caminhos alternativos, diálogos necessários: uso do cinema como possibilidade de ensino e conscientização étnica em sala de aula. 2018. 21f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28385 | pt_BR |
dc.description.resumen | El presente artículo discurre sobre la relación entre cinema e historia dando enfoque al uso de este recurso audio visual mientras una herramienta pedagógica para el trabajo de educación para las relaciones étnico raciales en la clase. Para esto, seleccionamos para análisis cuatro corta metrajes brasileros con abordajes étnicas sobre el pueblo negro y afrodescendientes, que debaten cuestiones de alteridad problematizando las diferentes visiones que la sociedad impone a esos grupos y a la propia visión del grupo sobre si mismo, son ellas: “Menina mulher da pele preta: Jennifer” (2012), “Vista minha pele” (2003), “Cores e botas” (2010), “Dudu e o lápis cor de pele” (2016). De esta manera, visamos ofrecer subsidios para el cumplimento de la ley 10.639/03 (que reglamenta el enseño y la cultura africana y afrodescendiente en las escuelas) en la tentativa de promover una mayor concientización étnica y crítica en las clases a partir del uso del cinema, relacionando los componentes curriculares a los contenidos trabajados en estos cortas. Así, pretendemos presentar métodos para fomentar la discusión y empoderamiento del alumnado sobre las cuestiones étnico raciales inherentes a la diversidad sociocultural que le son circundantes en la contemporaneidad. Para anclarnos, nos apoyamos en las representaciones de Roger Chartier (1990), en las análisis de fuentes históricas de Marcos Napolitano (2009) y en la relación de cinema y educación propuesta por Duarte (2002). | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais - CH - Artigos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALANE DA SILVA MOTA - TCC ESP. EDUC. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CH 2018.pdf | Alane da Silva Mota - TCC Esp. Educação em Relações Étnico-Raciais CH 2018 | 247.82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.