Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28386
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, P. E.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1102861126270517pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Antônio Gutemberg da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0918454215574724pt_BR
dc.description.resumoO estudo da história dos povos indígenas brasileiros é importante para que possamos conhecer aspectos da cultura, do modo de vida, dos saberes e dos problemas enfrentados no passado e no presente pelos os ameríndios na luta pela preservação de suas terras. Possibilitando a partir deste conhecimento um diálogo étnico-cultural cuja finalidade é proporcionar o respeito à cultura indígena, e o reconhecimento das suas contribuições para formação da sociedade brasileira. O presente artigo tem por objetivo geral analisar a produção cinematográfica: “Terra Vermelha” enquanto recurso didático nas aulas de história, tendo como propósito o conhecimento da pluralidade étnica dos povos indígenas existentes no Brasil. Além de despertar nos alunos o interesse em filmes, fazendo com que estes aprendam e conheçam mais os problemas que os indígenas perpassam ao longo da história do Brasil. Os objetivos específicos são: problematizar o uso de filmes enquanto recursos didáticos; disseminar o conhecimento sobre a diversidade dos povos indígenas brasileiros e despertar a compreensão sobre a história destes povos para promover a valorização da cultura indígena e refletir sobre as sociedades indígenas contemporâneas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleHistória indígena em cena: terra vermelha em sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2018
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28386
dc.date.accessioned2022-12-19T17:32:18Z
dc.date.available2022-12-19
dc.date.available2022-12-19T17:32:18Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEducação para as relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectHistória indígena - Brasilpt_BR
dc.subjectHistória dos povos indígenas brasileirospt_BR
dc.subjectPovos origináriospt_BR
dc.subjectCinema e educaçãopt_BR
dc.subjectCinema e históriapt_BR
dc.subjectRecurso didático - filmept_BR
dc.subjectProdução cinematográfica - Terra vermelha - 2008pt_BR
dc.subjectTerra Vermelha - Filme - 2008pt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectÍndios - cinemapt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subjectEducation for ethnic-racial relationspt_BR
dc.subjectIndigenous History - Brazilpt_BR
dc.subjectHistory of Brazilian indigenous peoplespt_BR
dc.subjectNative peoplespt_BR
dc.subjectFilm and educationpt_BR
dc.subjectFilm and historypt_BR
dc.subjectDidactic resource - filmpt_BR
dc.subjectFilm production - Red Earth - 2008pt_BR
dc.subjectRed Earth - Movie - 2008pt_BR
dc.subjectHistory Teachingpt_BR
dc.subjectIndians - cinemapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Pablo Emanuel dos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIndigenous history on the scene: red land in the classroom.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Pablo Emanuel dos. História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula. 2018. 27f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28386pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PABLO EMANUEL DOS SANTOS - TCC ESP. EDUC. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CH 2018.pdfPablo Emanuel dos Santos - TCC Esp. Educ. Relações Étnico-Raciais CH 2018.242.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.