Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28386
Title: História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula.
Other Titles: Indigenous history on the scene: red land in the classroom.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Pablo Emanuel dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Antônio Gutemberg da.
Keywords: Relações étnico-raciais;Educação para as relações étnico-raciais;História indígena - Brasil;História dos povos indígenas brasileiros;Povos originários;Cinema e educação;Cinema e história;Recurso didático - filme;Produção cinematográfica - Terra vermelha - 2008;Terra Vermelha - Filme - 2008;Ensino de História;Índios - cinema;Ethnic-racial relations;Education for ethnic-racial relations;Indigenous History - Brazil;History of Brazilian indigenous peoples;Native peoples;Film and education;Film and history;Didactic resource - film;Film production - Red Earth - 2008;Red Earth - Movie - 2008;History Teaching;Indians - cinema
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Pablo Emanuel dos. História indígena em cena: terra vermelha em sala de aula. 2018. 27f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28386
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo da história dos povos indígenas brasileiros é importante para que possamos conhecer aspectos da cultura, do modo de vida, dos saberes e dos problemas enfrentados no passado e no presente pelos os ameríndios na luta pela preservação de suas terras. Possibilitando a partir deste conhecimento um diálogo étnico-cultural cuja finalidade é proporcionar o respeito à cultura indígena, e o reconhecimento das suas contribuições para formação da sociedade brasileira. O presente artigo tem por objetivo geral analisar a produção cinematográfica: “Terra Vermelha” enquanto recurso didático nas aulas de história, tendo como propósito o conhecimento da pluralidade étnica dos povos indígenas existentes no Brasil. Além de despertar nos alunos o interesse em filmes, fazendo com que estes aprendam e conheçam mais os problemas que os indígenas perpassam ao longo da história do Brasil. Os objetivos específicos são: problematizar o uso de filmes enquanto recursos didáticos; disseminar o conhecimento sobre a diversidade dos povos indígenas brasileiros e despertar a compreensão sobre a história destes povos para promover a valorização da cultura indígena e refletir sobre as sociedades indígenas contemporâneas.
Keywords: Relações étnico-raciais
Educação para as relações étnico-raciais
História indígena - Brasil
História dos povos indígenas brasileiros
Povos originários
Cinema e educação
Cinema e história
Recurso didático - filme
Produção cinematográfica - Terra vermelha - 2008
Terra Vermelha - Filme - 2008
Ensino de História
Índios - cinema
Ethnic-racial relations
Education for ethnic-racial relations
Indigenous History - Brazil
History of Brazilian indigenous peoples
Native peoples
Film and education
Film and history
Didactic resource - film
Film production - Red Earth - 2008
Red Earth - Movie - 2008
History Teaching
Indians - cinema
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28386
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PABLO EMANUEL DOS SANTOS - TCC ESP. EDUC. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CH 2018.pdfPablo Emanuel dos Santos - TCC Esp. Educ. Relações Étnico-Raciais CH 2018.242.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.