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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28390
Title: | “O social tem dono”: comunidades emocionais e as resistências negras no Samba “Identidade” de Jorge Aragão. |
Other Titles: | “The social has an owner”: emotional communities and black resistance in Jorge Aragão’s “Identidade” Samba. |
???metadata.dc.creator???: | SOARES, Carlos André Bezerra. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | MONTENEGRO, José Benjamim. |
Keywords: | Relações étnico-raciais;Educação para as relações étnico-raciais;Comunidades emocionais;Resistências negras - samba;Samba Identidade - Jorge Aragão;Música brasileira - samba;Etnicidades;Questões étnico-raciais - anos 90 - Brasil século XX;Marginalização das populações negras;Segregação de populações negras;Grupos negros - resistência;Jorge Aragão - Sambista;Letra de música - Identidade - Jorge Aragão 1992;Lugar social, estratégias e táticas - Certeau |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOARES, Carlos André Bezerra. “O social tem dono”: comunidades emocionais e as resistências negras no Samba “Identidade” de Jorge Aragão. 2018. 20f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28390 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O objetivo desse trabalho é refletir sobre as questões étnico-raciais na década de noventa do século XX no Brasil. Problematizo as formas de segregação e resistências das populações negras na sociedade globalizada do fim de século. Assim, reflito como as resistências dos grupos negros passam a ser motivadas e organizadas pela fortificação, dado o contexto da globalização, das comunidades identificadas por emoções compartilhadas. Analiso ainda os direcionamentos cotidianos no desejo de resistir e o lugar de marginalização destinado aos negros na democracia moderna nacional. Para tanto, tenho como fonte a letra da música “Identidade” do sambista Jorge Aragão, produzida em 1992. Acredito que tal narrativa é produtora de múltiplos sentidos e intencionalidades, afetados pelo lugar social do autor e o contexto no qual fora criada. Desse modo ela me possibilita pensar sobre os direcionamentos cotidianos no desejo de resistir e o lugar á margem das populações negras. Articulo o debate com os conceitos de comunidade emocional (MAFFESOLI, 1998) e de lugar social, estratégias e táticas. (CERTEAU, 2008) |
Keywords: | Relações étnico-raciais Educação para as relações étnico-raciais Comunidades emocionais Resistências negras - samba Samba Identidade - Jorge Aragão Música brasileira - samba Etnicidades Questões étnico-raciais - anos 90 - Brasil século XX Marginalização das populações negras Segregação de populações negras Grupos negros - resistência Jorge Aragão - Sambista Letra de música - Identidade - Jorge Aragão 1992 Lugar social, estratégias e táticas - Certeau |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28390 |
Appears in Collections: | Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais - CH - Artigos |
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CARLOS ANDRÉ BEZERRA SOARES - TCC ESP. EDUC. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CH 2018.pdf | Carlos André Bezerra Soares - TCC Esp. Educação em Relações Étnico-Raciais CH 2018 | 881.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
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