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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28390
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DC Field | Value | Language |
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dc.creator.ID | SOARES, C. A. B. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5743537647913378 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MONTENEGRO, José Benjamim. | - |
dc.contributor.advisor1ID | MONTENEGRO, J. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7329516641843599 | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo desse trabalho é refletir sobre as questões étnico-raciais na década de noventa do século XX no Brasil. Problematizo as formas de segregação e resistências das populações negras na sociedade globalizada do fim de século. Assim, reflito como as resistências dos grupos negros passam a ser motivadas e organizadas pela fortificação, dado o contexto da globalização, das comunidades identificadas por emoções compartilhadas. Analiso ainda os direcionamentos cotidianos no desejo de resistir e o lugar de marginalização destinado aos negros na democracia moderna nacional. Para tanto, tenho como fonte a letra da música “Identidade” do sambista Jorge Aragão, produzida em 1992. Acredito que tal narrativa é produtora de múltiplos sentidos e intencionalidades, afetados pelo lugar social do autor e o contexto no qual fora criada. Desse modo ela me possibilita pensar sobre os direcionamentos cotidianos no desejo de resistir e o lugar á margem das populações negras. Articulo o debate com os conceitos de comunidade emocional (MAFFESOLI, 1998) e de lugar social, estratégias e táticas. (CERTEAU, 2008) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.title | “O social tem dono”: comunidades emocionais e as resistências negras no Samba “Identidade” de Jorge Aragão. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28390 | - |
dc.date.accessioned | 2022-12-19T18:09:18Z | - |
dc.date.available | 2022-12-19 | - |
dc.date.available | 2022-12-19T18:09:18Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Educação para as relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Comunidades emocionais | pt_BR |
dc.subject | Resistências negras - samba | pt_BR |
dc.subject | Samba Identidade - Jorge Aragão | pt_BR |
dc.subject | Música brasileira - samba | pt_BR |
dc.subject | Etnicidades | pt_BR |
dc.subject | Questões étnico-raciais - anos 90 - Brasil século XX | pt_BR |
dc.subject | Marginalização das populações negras | pt_BR |
dc.subject | Segregação de populações negras | pt_BR |
dc.subject | Grupos negros - resistência | pt_BR |
dc.subject | Jorge Aragão - Sambista | pt_BR |
dc.subject | Letra de música - Identidade - Jorge Aragão 1992 | pt_BR |
dc.subject | Lugar social, estratégias e táticas - Certeau | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOARES, Carlos André Bezerra. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | “The social has an owner”: emotional communities and black resistance in Jorge Aragão’s “Identidade” Samba. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOARES, Carlos André Bezerra. “O social tem dono”: comunidades emocionais e as resistências negras no Samba “Identidade” de Jorge Aragão. 2018. 20f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28390 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais - CH - Artigos |
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CARLOS ANDRÉ BEZERRA SOARES - TCC ESP. EDUC. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CH 2018.pdf | Carlos André Bezerra Soares - TCC Esp. Educação em Relações Étnico-Raciais CH 2018 | 881.75 kB | Adobe PDF | View/Open |
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