Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28392
Title: A construção da imagem do “índio” no livro didático de História do ensino médio: desafios e avanços a partir da Lei 11.645/2008.
Other Titles: The construction of the image of the “indigenous” in the high school History textbook: challenges and advances from Law 11.645/2008.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Josefa Paula de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee2???: Sousa Júnior, José Pereira de.
Keywords: Relações étnico-raciais;Educação para as relações étnico-raciais;Lei 11.645/2008;Índio - construção da imagem;Índio nos livros didáticos de História;Livros didáticos de História - Índios;Identidade indígena;Povos originários;Representação indígena - livros didáticos de História;História e cultura das populações indígenas;Ensino de História;Ensino médio - livros didáticos de História;Ethnic-racial relations;Education for ethnic-racial relations;Law 11.645/2008;Indian - construction of the image;Indians in History textbooks;History textbooks - Indians;Indigenous identity;Native peoples;Indigenous representation - History textbooks;History and culture of indigenous populations;History Teaching;High School - History textbooks
Issue Date: Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Josefa Paula de. A construção da imagem do “índio” no livro didático de História do ensino médio: desafios e avanços a partir da Lei 11.645/2008. 2018. 24f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28392
???metadata.dc.description.resumo???: Os livros didáticos são recursos metodológicos indispensáveis no processo ensino-aprendizagem. O contato cotidiano do aluno com essa fonte de estudo e pesquisa é um dos fatores que nos estimulam a refletir sobre as formas que determinados conteúdos foram e/ou são aplicados em sala de aula. Esse estudo analisa o livro didático de História do ensino médio, evidenciando como os textos abordam a construção e representação do "índio “e como esse conceito vem sendo questionado e modificado no livro didático a partir da implantação da lei 11.645/2008, que tornou obrigatório a discussão nas escolas sobre a história e cultura das populações indígenas.
Abstract: Textbooks are indispensable methodological resources in the teaching-learning process. The daily contact of the student with this source of study and research is one of the factors that stimulate us to reflect on the forms that certain contents were and/or are applied in the classroom. This study analyzes the History`s textbook of High School, highlighting how the texts deal with the construction and representation of the "Indian" and how this concept has been questioned and modified in the textbook since the implementation of the brazlian law 11.645/2008, that made it mandatory for schools the discussion about the history and culture of indigenous peoples.
Keywords: Relações étnico-raciais
Educação para as relações étnico-raciais
Lei 11.645/2008
Índio - construção da imagem
Índio nos livros didáticos de História
Livros didáticos de História - Índios
Identidade indígena
Povos originários
Representação indígena - livros didáticos de História
História e cultura das populações indígenas
Ensino de História
Ensino médio - livros didáticos de História
Ethnic-racial relations
Education for ethnic-racial relations
Law 11.645/2008
Indian - construction of the image
Indians in History textbooks
History textbooks - Indians
Indigenous identity
Native peoples
Indigenous representation - History textbooks
History and culture of indigenous populations
History Teaching
High School - History textbooks
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28392
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEFA PAULA DE ARAÚJO - TCC ESP. EDUC. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CH 2018.pdfJosefa Paula de Araújo - TCC Esp. Educ. Relações Étnico-Raciais CH 2018.801.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.