Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28393
Title: O negro na publicidade brasileira: uma análise discursiva e dialógica de anúncios entre 1990 a 2017.
Other Titles: Black people in Brazilian advertising: a discursive and dialogic analysis of advertisements between 1990 and 2017.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Antônio Gutemberg da.
Keywords: Relações étnico-raciais;Educação para as relações étnico-raciais;Negro na publicidade brasileira;Representação de negros - publicidade;Publicidade brasileira e representação de negros;Lei 10.639/2003;Discursos - negros e publicidade;Mídia televisiva - representação negra;Propagandas publicitárias racistas;Racismo - negros;Lugar do negro - publicidade brasileira;Análise do discurso - publicidade;Anúncios publicitários;Protagonismo negro - publicidade;História da publicidade - protagonismo negro;Características discursivas;Gêneros textuais;Gênero publicitário;Ethnic-racial relations;Education for ethnic-racial relations;Black in Brazilian advertising;Representation of black people - advertising;Brazilian advertising and black representation;Law 10.639/2003;Speeches - Blacks and Advertising;Television media - black representation;Racist advertisements;Racism - black;Lugar do Negro - Brazilian advertising;Speech analysis - advertising;Advertising;Black protagonism - advertising;Advertising history - black protagonism;Discursive characteristics;Textual genres;Advertising genre
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva. O negro na publicidade brasileira: uma análise discursiva e dialógica de anúncios entre 1990 a 2017. 2018. 22f. (Monografia), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28393
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como objetivo analisar os discursos relacionados ao negro na publicidade brasileira que foram ao ar entre 1990 a 2017, veiculados na mídia televisiva e nas redes sociais que foram considerados polêmicos. Através das análises iremos refletir o sentido de propagandas publicitárias racistas no Brasil, bem como os discursos existentes incorporados nos seus enunciados, interrogando o grau de racismo, as intencionalidades e os lugares construídos para os negros no gênero estudado. Nesse sentido, iremos analisar de forma crítica anúncios publicitários veiculados na mídia brasileira que foram extraídos de sites da internet, como também refletir sobre como a temática pode ser abordada em sala de aula antes e após a Lei 10.639/03 e questionar os sentidos e discursos existentes nos anúncios utilizados. Todas as nossas inquietações nascem da problematização de observar o “protagonismo” negro na história da publicidade. Nossa metodologia de trabalho é de natureza qualitativa, está calcada em análises-interpretativas, analogia entre os anúncios utilizados e sua relação com o nosso conhecimento crítico no viés da Análise do Discurso. Logo, como base teórica para o nosso trabalho teremos as teorias relacionadas ao dialogismo, polifonia, sujeito, heterogeneidade e gêneros textuais em BAKHTIN (1999,2000), características discursivas de MAINGUENEAU (1989), MARCUSCHI (2003) relacionado aos gêneros textuais, a relação com o gênero publicitário de CAMPOS-TOSCANO (2009), BAUDRILLARD (2002), ZANOTTO (1990), dentre outros.
Keywords: Relações étnico-raciais
Educação para as relações étnico-raciais
Negro na publicidade brasileira
Representação de negros - publicidade
Publicidade brasileira e representação de negros
Lei 10.639/2003
Discursos - negros e publicidade
Mídia televisiva - representação negra
Propagandas publicitárias racistas
Racismo - negros
Lugar do negro - publicidade brasileira
Análise do discurso - publicidade
Anúncios publicitários
Protagonismo negro - publicidade
História da publicidade - protagonismo negro
Características discursivas
Gêneros textuais
Gênero publicitário
Ethnic-racial relations
Education for ethnic-racial relations
Black in Brazilian advertising
Representation of black people - advertising
Brazilian advertising and black representation
Law 10.639/2003
Speeches - Blacks and Advertising
Television media - black representation
Racist advertisements
Racism - black
Lugar do Negro - Brazilian advertising
Speech analysis - advertising
Advertising
Black protagonism - advertising
Advertising history - black protagonism
Discursive characteristics
Textual genres
Advertising genre
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28393
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSENILTON SILVA CAVALCANTE JÚNIOR - TCC ESP. EDUC. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CH 2018.pdfJosenilton Silva Cavalcante Júnior - TCC Esp. Educ. Relações Étnico-Raciais CH 2018.314.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.