Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28393
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCAVALCANTE JÚNIOR, J. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7765257135187314pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Antônio Gutemberg da.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0918454215574724pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar os discursos relacionados ao negro na publicidade brasileira que foram ao ar entre 1990 a 2017, veiculados na mídia televisiva e nas redes sociais que foram considerados polêmicos. Através das análises iremos refletir o sentido de propagandas publicitárias racistas no Brasil, bem como os discursos existentes incorporados nos seus enunciados, interrogando o grau de racismo, as intencionalidades e os lugares construídos para os negros no gênero estudado. Nesse sentido, iremos analisar de forma crítica anúncios publicitários veiculados na mídia brasileira que foram extraídos de sites da internet, como também refletir sobre como a temática pode ser abordada em sala de aula antes e após a Lei 10.639/03 e questionar os sentidos e discursos existentes nos anúncios utilizados. Todas as nossas inquietações nascem da problematização de observar o “protagonismo” negro na história da publicidade. Nossa metodologia de trabalho é de natureza qualitativa, está calcada em análises-interpretativas, analogia entre os anúncios utilizados e sua relação com o nosso conhecimento crítico no viés da Análise do Discurso. Logo, como base teórica para o nosso trabalho teremos as teorias relacionadas ao dialogismo, polifonia, sujeito, heterogeneidade e gêneros textuais em BAKHTIN (1999,2000), características discursivas de MAINGUENEAU (1989), MARCUSCHI (2003) relacionado aos gêneros textuais, a relação com o gênero publicitário de CAMPOS-TOSCANO (2009), BAUDRILLARD (2002), ZANOTTO (1990), dentre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística Históriapt_BR
dc.titleO negro na publicidade brasileira: uma análise discursiva e dialógica de anúncios entre 1990 a 2017.pt_BR
dc.date.issued2018
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28393
dc.date.accessioned2022-12-19T18:49:22Z
dc.date.available2022-12-19
dc.date.available2022-12-19T18:49:22Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEducação para as relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectNegro na publicidade brasileirapt_BR
dc.subjectRepresentação de negros - publicidadept_BR
dc.subjectPublicidade brasileira e representação de negrospt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectDiscursos - negros e publicidadept_BR
dc.subjectMídia televisiva - representação negrapt_BR
dc.subjectPropagandas publicitárias racistaspt_BR
dc.subjectRacismo - negrospt_BR
dc.subjectLugar do negro - publicidade brasileirapt_BR
dc.subjectAnálise do discurso - publicidadept_BR
dc.subjectAnúncios publicitáriospt_BR
dc.subjectProtagonismo negro - publicidadept_BR
dc.subjectHistória da publicidade - protagonismo negropt_BR
dc.subjectCaracterísticas discursivaspt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectGênero publicitáriopt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subjectEducation for ethnic-racial relationspt_BR
dc.subjectBlack in Brazilian advertisingpt_BR
dc.subjectRepresentation of black people - advertisingpt_BR
dc.subjectBrazilian advertising and black representationpt_BR
dc.subjectLaw 10.639/2003pt_BR
dc.subjectSpeeches - Blacks and Advertisingpt_BR
dc.subjectTelevision media - black representationpt_BR
dc.subjectRacist advertisementspt_BR
dc.subjectRacism - blackpt_BR
dc.subjectLugar do Negro - Brazilian advertisingpt_BR
dc.subjectSpeech analysis - advertisingpt_BR
dc.subjectAdvertisingpt_BR
dc.subjectBlack protagonism - advertisingpt_BR
dc.subjectAdvertising history - black protagonismpt_BR
dc.subjectDiscursive characteristicspt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectAdvertising genrept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBlack people in Brazilian advertising: a discursive and dialogic analysis of advertisements between 1990 and 2017.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE JÚNIOR, Josenilton Silva. O negro na publicidade brasileira: uma análise discursiva e dialógica de anúncios entre 1990 a 2017. 2018. 22f. (Monografia), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28393pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSENILTON SILVA CAVALCANTE JÚNIOR - TCC ESP. EDUC. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CH 2018.pdfJosenilton Silva Cavalcante Júnior - TCC Esp. Educ. Relações Étnico-Raciais CH 2018.314.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.