Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28396
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFERNANDES, F. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2721499207216343pt_BR
dc.contributor.advisor1GAMA, Anne Micheline Souza.-
dc.contributor.advisor1IDGAMA, A. M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9918407896929331pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho objetiva uma leitura das obras A cor da ternura e Felicidade não tem cor quanto às questões étnico-raciais nelas representadas. Constatamos que na sociedade atual ainda nos deparamos com ações racistas e excludentes com relação ao negro em nosso país, e no espaço escolar não é diferente. Enquanto uma forma de discurso presente na sociedade, a literatura pode ajudar a tornar claros problemas relativos à vida, por meio de uma linguagem figurada e emocional refletindo sobra a realidade. Para esse trabalho, realizamos revisão bibliográfica e nos utilizamos do método comparativo, possibilitando uma leitura das obras, com apoio de um referencial teórico voltado para as questões de literatura, ensino, etnia negra e sociedade. O foco está em compreender como nestas duas narrativas estão postas questões em torno do negro a nossa sociedade. Isso porque toda uma construção historicamente racista resvala nas crianças e principalmente no ambiente escolar impondo separação e consequências para a construção enquanto indivíduo social.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória Educaçãopt_BR
dc.titleA representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”.pt_BR
dc.date.issued2018-
dc.description.abstractThis work aims at a reading of the works the color of tenderness and Happiness has no color as to the ethnic-racial issues represented there. We find that in today's society we are still faced with racist and exclusionary actions in relation to the Negro in our country, and in the school space it is no different. As a form of discourse present in society, literature can help to make clear problems related to life, through figurative and emotional language reflecting on reality. For this work, we carried out a bibliographical review and used the comparative method, allowing a reading of the works, with the support of a theoretical reference oriented to the issues of literature, teaching, black ethnicity and society. The focus is on understanding how in these two narratives questions are put around the black to our society. This is because a whole historically racist construction slips in children and especially in the school environment imposing separation and consequences for the construction as a social individual. Keywords: Childrenpt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28396-
dc.date.accessioned2022-12-19T19:19:25Z-
dc.date.available2022-12-19-
dc.date.available2022-12-19T19:19:25Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEducação para as relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectRepresentação racial - negrospt_BR
dc.subjectLiteratura e representação negrapt_BR
dc.subjectCrianças negras - representação em obra literáriapt_BR
dc.subjectNegros - representações em literatura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenil - representação de negrospt_BR
dc.subjectQuestões étnico-raciais e literatura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectEtnia negra e sociedade - literatura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectNarrativas - literatura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectLiteratura infanto-juvenil e relações etnico-raciaispt_BR
dc.subjectRepresentação negrapt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subjectEducation for ethnic-racial relationspt_BR
dc.subjectRacial representation - blackspt_BR
dc.subjectBlack literature and representationpt_BR
dc.subjectBlack children - representation in literary workpt_BR
dc.subjectBlacks - representations in children's literaturept_BR
dc.subjectChildren's Literature - representation of blackspt_BR
dc.subjectEthnic-racial issues and children's literaturept_BR
dc.subjectBlack ethnicity and society - children's literaturept_BR
dc.subjectNarratives - children's literaturept_BR
dc.subjectChildren's Literature and Ethnic-Racial Relationspt_BR
dc.subjectBlack representationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFERNANDES, Francyharlle da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe representation of the black child in the works "the color of tenderness" and "Happiness has no color".pt_BR
dc.identifier.citationFERNANDES, Francyharlle da Silva. A representação da criança negra nas obras "a cor da ternura” e “Felicidade não tem cor”. 2018. 22f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28396pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCYHARLLE DA SILVA FERNANDES - TCC ESP. EDUC. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CH 2018.pdfFrancyharlle da Silva Fernandes - TCC Esp. Educação em Relações Étnico-Raciais CH 2018681.12 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.