Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28399
Title: O Manual Didático Projeto Arabibá História: um estudo sobre as iconografias de abordagem étnico-raciais.
Other Titles: The Didactic Manual Project Arabibá História: a study on iconographies with an ethnic-racial approach.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Maria Marta Albuquerque do.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA, Marinalva Vilar de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CORDÃO, Michelly Pereira de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: OLIVEIRA, Talita Rosa Mistica Soares de.
Keywords: Relações étnico-raciais;Educação para as relações étnico-raciais;Iconografias étnicos-raciais;Projeto Arabibá História - manual didático;Imagens - livros didáticos;Livro didático de história - imagens;Análise iconográfica - livros didáticos de história;Ensino fundamental - livros didáticos de História;Ensino de História;Manual Didático do Projeto Araribá - História 7º ano;Ethnic-racial relations;Education for ethnic-racial relations;Ethnic-racial iconographies;Arabibá History Project - didactic manual;Stock Photo - textbooks;History textbook - pictures;Iconographic analysis - history textbooks;Elementary education - History textbooks;History Teaching;Araribá Project Didactic Manual - History 7th grade
Issue Date: Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Maria Marta Albuquerque do. O Manual Didático Projeto Arabibá História: um estudo sobre as iconografias de abordagem étnico-raciais. 2018. 20f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28399
???metadata.dc.description.resumo???: O texto objetiva discutir as imagens utilizadas nos livros didáticos de história, para que possamos refletir sua relevância para o processo de ensino aprendizagem nos anos finais do ensino fundamental. Trata-se de uma reflexão sobre os contextos de produção e utilização das mesmas e suas implicações para a formação de uma visão critica dos estudantes de modo a desconstruir uma provável visão eurocêntrica dos mesmos, levando-os a refletir sobre questões étnicas raciais.
Abstract: The text aims to discuss the images used in the textbooks of history, so that we can reflect their relevance to the process of teaching learning in the final years of elementary school. It is a reflection on the contexts of production and use of the same and their implications for the formation of a critical view of the students in order to deconstruct a probable Eurocentric vision of the same, leading them to reflect on ethnic racial issues.
Keywords: Relações étnico-raciais
Educação para as relações étnico-raciais
Iconografias étnicos-raciais
Projeto Arabibá História - manual didático
Imagens - livros didáticos
Livro didático de história - imagens
Análise iconográfica - livros didáticos de história
Ensino fundamental - livros didáticos de História
Ensino de História
Manual Didático do Projeto Araribá - História 7º ano
Ethnic-racial relations
Education for ethnic-racial relations
Ethnic-racial iconographies
Arabibá History Project - didactic manual
Stock Photo - textbooks
History textbook - pictures
Iconographic analysis - history textbooks
Elementary education - History textbooks
History Teaching
Araribá Project Didactic Manual - History 7th grade
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino de História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28399
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA MARTA ALBUQUERQUE DO NASCIMENTO - TCC ESP. EDUC. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CH 2018.pdfMaria Marta Albuquerque do Nascimento - TCC Esp. Educ Relações Étnico- Raciais CH 2018.313.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.