Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28400
Title: Uma análise do paradidático: “O índio que mora em nossa cabeça” e sua interface com o ensino da Sociologia e a Lei 11.645/2008.
Other Titles: An analysis of the paradidatic: “The Indian who lives in our head” and its interface with the teaching of Sociology and Law 11.645/2008.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Priscila de Almeida.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: OLIVEIRA, Celso Gestermeier do Nascimento de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Valdirene Pereira de.
Keywords: Relações étnico-raciais;Educação para as relações étnico-raciais;Ensino de Sociologia;Lei 11.645/2008;Análise de livro paradidático;Cultura indígena - livro paradidático;Livro - O índio que mora em nossa cabeça;Ensino médio - cultura indígena;Temática indígena;Índios - temática em sala de aula;Ethnic-racial relations;Education for ethnic-racial relations;Sociology Teaching;Law 11.645/2008;Paradidactic book analysis;Indigenous culture - paradidatic book;Book - The Indian Who Lives in Our Heads;High school - indigenous culture;Indigenous theme;Indians - theme in the classroom
Issue Date: Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Priscila de Almeida. Uma análise do paradidático: “O índio que mora em nossa cabeça” e sua interface com o ensino da Sociologia e a Lei 11.645/2008. 2018. 18f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28400
???metadata.dc.description.resumo???: Este presente estudo procura avaliar a questão a cultura indígena no ensino médio na disciplina de sociologia, onde este trabalho é a uma pesquisa conjunta para a conclusão do curso de especialização em Educação para as Relações Étnicos-Raciais, no qual estudo é uma avaliação dinâmica, da maneira de pensar e passar um conteúdo partindo da análise do livro “O Índio que mora na nossa cabeça” como recurso paradidático, disponibilizado para as escola públicas e sua relação com a aplicação da lei 11.645/08 que estabelece a sua obrigatoriedade de transmissão na educação pública brasileira. No presente estudo foi aplicado metodologias de abordagens e desenvolvidas a partir da leitura bibliográfica, contidas no paradidático sobre a temática indígena e o ensino de sociologia, tal como as experiências proporcionadas no ensino médio na disciplina de sociologia, na Escola Irmã Stefanie, na cidade de Campina Grande, localizada no estado da Paraíba, com o objeto geral de passar a compreensão da representação da cultura indígena. Trazendo desta forma um discursão sobre a abordagem da cultura indígena a ser perpassa para os alunado de maneira a não personificar e estigmatizar, possibilitando a construção de uma realidade que se insere no meio social dos alunos, colocando os povos indígenas como parte integrante e importante da construção da historicidade cultural do Brasil.
Abstract: This study seeks to assess the issue of indigenous culture in high school in the discipline of sociology, where this work is a joint research for the completion of the specialization course in Education for Ethnic-Racial Relations, in which study is a dynamic, of the way of thinking and to pass a content starting from the analysis of the book "The Indian that lives in our head" as a paradidático resource, made available to the public schools and its relation with the application of the law 11.645 / 08 that establishes its obligation of transmission in the Brazilian public education. In the present study methodologies of approaches were developed and developed from the bibliographical reading, contained in the paradidático on the indigenous subject and the teaching of sociology, as well as the experiences offered in high school in the discipline of sociology, in the Irmã Stefanie School, in the city of Campina Grande, located in the state of Paraíba, with the general object of passing the understanding of the representation of indigenous culture. Bringing in this way a discourse on the approach of the indigenous culture to be perpassed to the students in a way not to personify and stigmatize, making possible the construction of a reality that is inserted in the social environment of the students, placing the indigenous peoples as an integral and important part of the construction of Brazil's cultural historicity.
Keywords: Relações étnico-raciais
Educação para as relações étnico-raciais
Ensino de Sociologia
Lei 11.645/2008
Análise de livro paradidático
Cultura indígena - livro paradidático
Livro - O índio que mora em nossa cabeça
Ensino médio - cultura indígena
Temática indígena
Índios - temática em sala de aula
Ethnic-racial relations
Education for ethnic-racial relations
Sociology Teaching
Law 11.645/2008
Paradidactic book analysis
Indigenous culture - paradidatic book
Book - The Indian Who Lives in Our Heads
High school - indigenous culture
Indigenous theme
Indians - theme in the classroom
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28400
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRISCILA DE ALMEIDA SILVA - TCC ESP. EDUC. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CH 2018.pdfPriscila de Almeida Silva - TCC Esp. Educação em Relações Étnico-Raciais CH 2018169.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.