Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28400
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, P. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1351332905764519pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTI, S. L. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5364488443587225pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Celso Gestermeier do Nascimento de Souza.-
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, C. G. N. S.pt_BR
dc.contributor.referee2SOUZA, Valdirene Pereira de.-
dc.contributor.referee2IDSOUZA, V. P.pt_BR
dc.description.resumoEste presente estudo procura avaliar a questão a cultura indígena no ensino médio na disciplina de sociologia, onde este trabalho é a uma pesquisa conjunta para a conclusão do curso de especialização em Educação para as Relações Étnicos-Raciais, no qual estudo é uma avaliação dinâmica, da maneira de pensar e passar um conteúdo partindo da análise do livro “O Índio que mora na nossa cabeça” como recurso paradidático, disponibilizado para as escola públicas e sua relação com a aplicação da lei 11.645/08 que estabelece a sua obrigatoriedade de transmissão na educação pública brasileira. No presente estudo foi aplicado metodologias de abordagens e desenvolvidas a partir da leitura bibliográfica, contidas no paradidático sobre a temática indígena e o ensino de sociologia, tal como as experiências proporcionadas no ensino médio na disciplina de sociologia, na Escola Irmã Stefanie, na cidade de Campina Grande, localizada no estado da Paraíba, com o objeto geral de passar a compreensão da representação da cultura indígena. Trazendo desta forma um discursão sobre a abordagem da cultura indígena a ser perpassa para os alunado de maneira a não personificar e estigmatizar, possibilitando a construção de uma realidade que se insere no meio social dos alunos, colocando os povos indígenas como parte integrante e importante da construção da historicidade cultural do Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleUma análise do paradidático: “O índio que mora em nossa cabeça” e sua interface com o ensino da Sociologia e a Lei 11.645/2008.pt_BR
dc.date.issued2018-12-
dc.description.abstractThis study seeks to assess the issue of indigenous culture in high school in the discipline of sociology, where this work is a joint research for the completion of the specialization course in Education for Ethnic-Racial Relations, in which study is a dynamic, of the way of thinking and to pass a content starting from the analysis of the book "The Indian that lives in our head" as a paradidático resource, made available to the public schools and its relation with the application of the law 11.645 / 08 that establishes its obligation of transmission in the Brazilian public education. In the present study methodologies of approaches were developed and developed from the bibliographical reading, contained in the paradidático on the indigenous subject and the teaching of sociology, as well as the experiences offered in high school in the discipline of sociology, in the Irmã Stefanie School, in the city of Campina Grande, located in the state of Paraíba, with the general object of passing the understanding of the representation of indigenous culture. Bringing in this way a discourse on the approach of the indigenous culture to be perpassed to the students in a way not to personify and stigmatize, making possible the construction of a reality that is inserted in the social environment of the students, placing the indigenous peoples as an integral and important part of the construction of Brazil's cultural historicity.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28400-
dc.date.accessioned2022-12-19T21:44:52Z-
dc.date.available2022-12-19-
dc.date.available2022-12-19T21:44:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEducação para as relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
dc.subjectLei 11.645/2008pt_BR
dc.subjectAnálise de livro paradidáticopt_BR
dc.subjectCultura indígena - livro paradidáticopt_BR
dc.subjectLivro - O índio que mora em nossa cabeçapt_BR
dc.subjectEnsino médio - cultura indígenapt_BR
dc.subjectTemática indígenapt_BR
dc.subjectÍndios - temática em sala de aulapt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subjectEducation for ethnic-racial relationspt_BR
dc.subjectSociology Teachingpt_BR
dc.subjectLaw 11.645/2008pt_BR
dc.subjectParadidactic book analysispt_BR
dc.subjectIndigenous culture - paradidatic bookpt_BR
dc.subjectBook - The Indian Who Lives in Our Headspt_BR
dc.subjectHigh school - indigenous culturept_BR
dc.subjectIndigenous themept_BR
dc.subjectIndians - theme in the classroompt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Priscila de Almeida.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of the paradidatic: “The Indian who lives in our head” and its interface with the teaching of Sociology and Law 11.645/2008.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Priscila de Almeida. Uma análise do paradidático: “O índio que mora em nossa cabeça” e sua interface com o ensino da Sociologia e a Lei 11.645/2008. 2018. 18f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28400pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRISCILA DE ALMEIDA SILVA - TCC ESP. EDUC. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CH 2018.pdfPriscila de Almeida Silva - TCC Esp. Educação em Relações Étnico-Raciais CH 2018169.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.