Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28402
Title: As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade?
Other Titles: Black women in History textbooks: stereotypes and/or invisibility?
???metadata.dc.creator???: FIGUEIREDO, Maria Solange de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
Keywords: Relações étnico-raciais;Educação para as relações étnico-raciais;Mulheres negras - livros didáticos de História;Livros didáticos de História - mulheres negras;Estereótipos - mulheres negras;Invisibilidade - mulheres negras;Mulheres negras nos livros didáticos - invisibilidade e estereótipos;Identidades étnicas - livro didático;Representação da mulher negra - livro didático de História;Livro Projeto mosaico - Cláudio Vicentino e José Bruno Vicentino;Gênero - roger Chartier;Livros didáticos - Circe Bittencourt;Mulher negra - Nilma Gomes;Ethnic-racial relations;Education for ethnic-racial relations;Black Women - History Textbooks;History textbooks - black women;Stereotypes - black women;Invisibility - black women;Black women in textbooks - invisibility and stereotypes;Ethnic Identities - textbook;Representation of black women - History textbook;Book Mosaic Project - Cláudio Vicentino and José Bruno Vicentino;Genre - Roger Chartier;Textbooks - Circe Bittencourt;Black woman - Nilma Gomes
Issue Date: Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FIGUEIREDO, Maria Solange de. As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade? 2018. 17f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28402
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho problematiza os conceitos de identidades étnicas e de gênero no livro didático de história, buscando entender e discutir como se dá a inclusão da temática étnico-racial e gênero no livro didático de história. No âmbito mais específico, iremos apresentar e refletir como as mulheres negras são representadas nos livros didáticos de história, adotados pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Lúcia de Albuquerque, localizada no Sítio Batista, Aroeiras- PB. Objetivamos refletir como a mulher negra é representada no âmbito historiográfico, apontar como essas vêm sendo demonstradas no livro didático de história após a Lei 10.639/2003 e reconhecer a importância de um currículo multicultural voltado para educação e a diversidade. A metodologia pauta-se em analisar como o livro didático traz a representação da mulher na divisão temática dos capítulos/unidades, na forma como são propostas as atividades relacionadas aos textos (orais e escritos) e, ainda, nas ilustrações e imagens. O material didático que serviu como ferramenta para esta pesquisa é o livro de história, de uso diário dos professores e alunos, tornando-se, assim, um material já conhecido e analisado pelos educadores que têm contato contínuo com o mesmo. Trata-se do livro Projeto mosaico de Cláudio Vicentino e José Bruno Vicentino do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. Em termos de fundamentação teórico-metodológica e historiográfica, recorremos e dialogamos com Nilma Gomes, mulher negra, Circe Bittencourt, livros didáticos, Clara Araújo, o conceito de gênero, Roger Chartier, o conceito de representação, além da concepção de currículo a partir de Tomaz Tadeu e Alfredo Veiga.
Abstract: The present work problematizes the concepts of ethnic and gender identities in the didactic book of history, seeking to understand and discuss how to include the ethnic-racial and gender themes in the didactic history book. In the more specific context, we will present and reflect how black women are represented in the textbooks of history, adopted by the Municipal School of Primary Education Maria Lúcia de Albuquerque, located in Sítio Batista, Aroeiras-PB. As a specific objective we will reflect how the black woman is represented in the historiographical scope, to point out how these have been demonstrated in the textbook of history after Law 10.639 / 2003 and to recognize the importance of a multicultural curriculum focused on education and diversity. The methodology is based on analyzing how the didactic book brings the representation of the woman in the thematic division of the chapters / units, in the way in which the activities related to the texts (oral and written) are proposed, and also in the illustrations and images. The didactic material that served as a tool for this research is the history book, used daily by teachers and students, thus becoming a material already known and analyzed by educators who have continuous contact with it. The book Mosaic Project by Cláudio Vicentino and José Bruno Vicentino of the 8th year of Elementary School Final Years. In terms of the theoretical-methodological and historiographic foundation, we have used and dialogued with Nilma Gomes, a black woman, Circe Bittencourt, textbook, Clara Araújo, the concept of gender, Roger Chartier, the concept of representation, conception of curriculum from Tomaz Tadeu and Alfredo Veiga.
Keywords: Relações étnico-raciais
Educação para as relações étnico-raciais
Mulheres negras - livros didáticos de História
Livros didáticos de História - mulheres negras
Estereótipos - mulheres negras
Invisibilidade - mulheres negras
Mulheres negras nos livros didáticos - invisibilidade e estereótipos
Identidades étnicas - livro didático
Representação da mulher negra - livro didático de História
Livro Projeto mosaico - Cláudio Vicentino e José Bruno Vicentino
Gênero - roger Chartier
Livros didáticos - Circe Bittencourt
Mulher negra - Nilma Gomes
Ethnic-racial relations
Education for ethnic-racial relations
Black Women - History Textbooks
History textbooks - black women
Stereotypes - black women
Invisibility - black women
Black women in textbooks - invisibility and stereotypes
Ethnic Identities - textbook
Representation of black women - History textbook
Book Mosaic Project - Cláudio Vicentino and José Bruno Vicentino
Genre - Roger Chartier
Textbooks - Circe Bittencourt
Black woman - Nilma Gomes
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28402
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA SOLANGE DE FIGUEIREDO - TCC ESP. EDUC. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CH 2018.pdfMaria Solange de Figueiredo - TCC Esp. Educ. Relações Étnico-Raciais CH 2018.1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.