Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28402
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFIGUEIREDO, M. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6931213280466036pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTI, S. L. O.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5364488443587225pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho problematiza os conceitos de identidades étnicas e de gênero no livro didático de história, buscando entender e discutir como se dá a inclusão da temática étnico-racial e gênero no livro didático de história. No âmbito mais específico, iremos apresentar e refletir como as mulheres negras são representadas nos livros didáticos de história, adotados pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Lúcia de Albuquerque, localizada no Sítio Batista, Aroeiras- PB. Objetivamos refletir como a mulher negra é representada no âmbito historiográfico, apontar como essas vêm sendo demonstradas no livro didático de história após a Lei 10.639/2003 e reconhecer a importância de um currículo multicultural voltado para educação e a diversidade. A metodologia pauta-se em analisar como o livro didático traz a representação da mulher na divisão temática dos capítulos/unidades, na forma como são propostas as atividades relacionadas aos textos (orais e escritos) e, ainda, nas ilustrações e imagens. O material didático que serviu como ferramenta para esta pesquisa é o livro de história, de uso diário dos professores e alunos, tornando-se, assim, um material já conhecido e analisado pelos educadores que têm contato contínuo com o mesmo. Trata-se do livro Projeto mosaico de Cláudio Vicentino e José Bruno Vicentino do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais. Em termos de fundamentação teórico-metodológica e historiográfica, recorremos e dialogamos com Nilma Gomes, mulher negra, Circe Bittencourt, livros didáticos, Clara Araújo, o conceito de gênero, Roger Chartier, o conceito de representação, além da concepção de currículo a partir de Tomaz Tadeu e Alfredo Veiga.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia Civilpt_BR
dc.titleAs mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade?pt_BR
dc.date.issued2018-12-
dc.description.abstractThe present work problematizes the concepts of ethnic and gender identities in the didactic book of history, seeking to understand and discuss how to include the ethnic-racial and gender themes in the didactic history book. In the more specific context, we will present and reflect how black women are represented in the textbooks of history, adopted by the Municipal School of Primary Education Maria Lúcia de Albuquerque, located in Sítio Batista, Aroeiras-PB. As a specific objective we will reflect how the black woman is represented in the historiographical scope, to point out how these have been demonstrated in the textbook of history after Law 10.639 / 2003 and to recognize the importance of a multicultural curriculum focused on education and diversity. The methodology is based on analyzing how the didactic book brings the representation of the woman in the thematic division of the chapters / units, in the way in which the activities related to the texts (oral and written) are proposed, and also in the illustrations and images. The didactic material that served as a tool for this research is the history book, used daily by teachers and students, thus becoming a material already known and analyzed by educators who have continuous contact with it. The book Mosaic Project by Cláudio Vicentino and José Bruno Vicentino of the 8th year of Elementary School Final Years. In terms of the theoretical-methodological and historiographic foundation, we have used and dialogued with Nilma Gomes, a black woman, Circe Bittencourt, textbook, Clara Araújo, the concept of gender, Roger Chartier, the concept of representation, conception of curriculum from Tomaz Tadeu and Alfredo Veiga.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28402-
dc.date.accessioned2022-12-19T22:00:54Z-
dc.date.available2022-12-19-
dc.date.available2022-12-19T22:00:54Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEducação para as relações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectMulheres negras - livros didáticos de Históriapt_BR
dc.subjectLivros didáticos de História - mulheres negraspt_BR
dc.subjectEstereótipos - mulheres negraspt_BR
dc.subjectInvisibilidade - mulheres negraspt_BR
dc.subjectMulheres negras nos livros didáticos - invisibilidade e estereótipospt_BR
dc.subjectIdentidades étnicas - livro didáticopt_BR
dc.subjectRepresentação da mulher negra - livro didático de Históriapt_BR
dc.subjectLivro Projeto mosaico - Cláudio Vicentino e José Bruno Vicentinopt_BR
dc.subjectGênero - roger Chartierpt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Circe Bittencourtpt_BR
dc.subjectMulher negra - Nilma Gomespt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subjectEducation for ethnic-racial relationspt_BR
dc.subjectBlack Women - History Textbookspt_BR
dc.subjectHistory textbooks - black womenpt_BR
dc.subjectStereotypes - black womenpt_BR
dc.subjectInvisibility - black womenpt_BR
dc.subjectBlack women in textbooks - invisibility and stereotypespt_BR
dc.subjectEthnic Identities - textbookpt_BR
dc.subjectRepresentation of black women - History textbookpt_BR
dc.subjectBook Mosaic Project - Cláudio Vicentino and José Bruno Vicentinopt_BR
dc.subjectGenre - Roger Chartierpt_BR
dc.subjectTextbooks - Circe Bittencourtpt_BR
dc.subjectBlack woman - Nilma Gomespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFIGUEIREDO, Maria Solange de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeBlack women in History textbooks: stereotypes and/or invisibility?pt_BR
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Maria Solange de. As mulheres negras nos livros didáticos de História: estereótipos e/ou invisibilidade? 2018. 17f. (Artigo), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28402pt_BR
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA SOLANGE DE FIGUEIREDO - TCC ESP. EDUC. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CH 2018.pdfMaria Solange de Figueiredo - TCC Esp. Educ. Relações Étnico-Raciais CH 2018.1.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.