Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28407
Title: “Faça a coisa certa”: o uso do cinema como ferramenta pedagógica para educação nas relações étnico-raciais.
Other Titles: “Do the right thing”: the use of cinema as a pedagogical tool for education in ethnic-racial relations.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Rodolfo César Almeida da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SOUSA JÚNIOR, José Pereira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Fabiano Badu de.
Keywords: Relações étnico-raciais;Educação para as relações étnico-raciais;Cinema como recurso didático;Cinema e educação;Ensino de História - educação básica;Filme como recurso pedagógico;Obras fílmicas em, sala de aula;Ethnic-racial relations;Education for ethnic-racial relations;Cinema as a didactic resource;Film and education;History Teaching - basic education;Film as a pedagogical resource;Film works in the classroom
Issue Date: Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Rodolfo César Almeida da. “Faça a coisa certa”: o uso do cinema como ferramenta pedagógica para educação nas relações étnico-raciais. 2018. 26f. (Monografia), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28407
???metadata.dc.description.resumo???: Este artigo faz uma abordagem teórico-metodológica de como utilizar obras cinematográficas como ferramentas didáticas no ensino de História na educação básica, envolvendo as temáticas relacionadas à educação étnico-racial. Com a finalidade de problematizar sugestões que podem ser usadas por professores/as na aplicação de filmes como mecanismos pedagógicos. Com essa finalidade, foram realizadas revisões bibliográficas em conjunto com analise do filme “Faça a coisa certa” (1989), do cineasta estadunidense Spike Lee, apresentando sugestões de como melhor utilizar cenas específicas da película analisada dentro do contexto escolar. Percebeu-se através das questões levantas nesse artigo que existe uma multiplicidade de aplicações para as obras fílmicas em sala de aula, e que podem ser um interessante meio para levar para o centro do debate no contexto escolar eixos temáticos direcionados a questão étnico-racial. Os pontos apresentados nesse trabalho têm como alvo, abrir as possibilidades para a utilização por parte dos docentes, o uso cinema como uma ferramenta para criar empatia no alunado com as discussões étnico-raciais no seu cotidiano.
Abstract: This article makes a theoretical-methodological approach on how to use cinematographic works as teaching tools in the teaching of History in basic education, involving themes related to ethnic-racial education. With the purpose of problematizing suggestions that can be used by teachers in the application of films as pedagogical mechanisms. For this purpose, bibliographical reviews were carried out together with an analysis of the film "Do the Right Thing" (1989) by the American filmmaker Spike Lee, presenting suggestions on how best to use specific scenes of the film analyzed within the school context. It was noticed through the questions raised in this article that there is a multitude of applications for film works in the classroom, and that can be an interesting way to bring to the center of the debate in the school context thematic axes directed to the ethnic-racial question. The points presented in this paper are aimed at opening up the possibilities for teachers to use, cinema as a tool to create empathy in the pupil with the ethnic-racial discussions in their daily lives.
Keywords: Relações étnico-raciais
Educação para as relações étnico-raciais
Cinema como recurso didático
Cinema e educação
Ensino de História - educação básica
Filme como recurso pedagógico
Obras fílmicas em, sala de aula
Ethnic-racial relations
Education for ethnic-racial relations
Cinema as a didactic resource
Film and education
History Teaching - basic education
Film as a pedagogical resource
Film works in the classroom
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28407
Appears in Collections:Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais - CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RODOLFO CÉSAR ALMEIDA DA SILVA - TCC ESP. EDUC. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CH 2018.pdfRodolfo César Almeida da Silva - TCC Esp. Educ. Relações Étnico-Raciais CH 2018.268.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.