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Title: Legislação em educação para as relações étnico-raciais: permanências e avanços no aparato normativo.
Other Titles: Legislation in education for ethnic-racial relations: continuities and advances in the normative apparatus.
???metadata.dc.creator???: NASCIMENTO, Tomires da Costa e Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Ariosvalber de Souza.
Keywords: Relações étnico-raciais;Educação para as relações étnico-raciais;Legislação em educação para as relações étnico-raciais;Educação antirracista;Antirracismo e educação;Estigma - Goffman;Táticas e estratégias - Michel de Certeau;Período imperial Brasileiro - legislação atinente a negros;Período republicano;Criminalização do africano liberto;Relato de vida;Resistência social;Educação para a diversidade e cidadania;Ethnic-racial relations;Education for ethnic-racial relations;Legislation on education for ethnic-racial relations;Anti-racist education;Anti-racism and education;Stigma - Goffman;Tactics and Strategies - Michel de Certeau;Brazilian imperial period - legislation related to blacks;Republican period;Criminalization of the freed African;Life story;Social resistance;Education for diversity and citizenship
Issue Date: Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NASCIMENTO, Tomires da Costa e Silva. Legislação em educação para as relações étnico-raciais: permanências e avanços no aparato normativo. 2018. 29f. (Monografia), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28408
???metadata.dc.description.resumo???: As legislações são reflexos da sociedade que fez parte. Desta forma, o aparato legal é resultado de um longo processo de luta pela superação do racismo na sociedade brasileira e por grupos e organizações antirracistas. Ao mesmo tempo, essa legislação foi utilizada por uma camada privilegiada como estratégias para retirada de direitos e para segregação étnica. O intuito da temática é justamente discutir os limites e possibilidades dos usos da legislação como ferramenta pedagógica nas aulas da educação básica no ensino de história. Assim examinou-se a legislação como ferramenta para a educação para relações étnico-raciais para uma pedagogia que busque a diversidade humana. Ainda foi importante analisar as legislações do período Imperial e Republicano brasileiro enquanto aparato normativo de reprodução da estigmatização e criminalização do africano liberto e de seus descendentes no Brasil. O trabalho utilizou como aparato teórico conceitual Goffman (1991) com o conceito de estigma e Michel de Certeau (2009) com os conceitos de táticas e estratégias. Com isto, como metodologia foi necessário examinar, enquanto fontes históricojurídicas, os textos normativos concernentes as leis abolicionista do período imperial e artigos contido no Código Criminal de 1890 do período republicano brasileiro que estão indiretamente contidas nos textos dos livros didático de história.
Keywords: Relações étnico-raciais
Educação para as relações étnico-raciais
Legislação em educação para as relações étnico-raciais
Educação antirracista
Antirracismo e educação
Estigma - Goffman
Táticas e estratégias - Michel de Certeau
Período imperial Brasileiro - legislação atinente a negros
Período republicano
Criminalização do africano liberto
Relato de vida
Resistência social
Educação para a diversidade e cidadania
Ethnic-racial relations
Education for ethnic-racial relations
Legislation on education for ethnic-racial relations
Anti-racist education
Anti-racism and education
Stigma - Goffman
Tactics and Strategies - Michel de Certeau
Brazilian imperial period - legislation related to blacks
Republican period
Criminalization of the freed African
Life story
Social resistance
Education for diversity and citizenship
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28408
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