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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28408
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DC Field | Value | Language |
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dc.creator.ID | NASCIMENTO, T. C. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9816430687565695 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, Ariosvalber de Souza. | |
dc.contributor.advisor1ID | OLIVEIRA, A. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8807092312996202 | pt_BR |
dc.description.resumo | As legislações são reflexos da sociedade que fez parte. Desta forma, o aparato legal é resultado de um longo processo de luta pela superação do racismo na sociedade brasileira e por grupos e organizações antirracistas. Ao mesmo tempo, essa legislação foi utilizada por uma camada privilegiada como estratégias para retirada de direitos e para segregação étnica. O intuito da temática é justamente discutir os limites e possibilidades dos usos da legislação como ferramenta pedagógica nas aulas da educação básica no ensino de história. Assim examinou-se a legislação como ferramenta para a educação para relações étnico-raciais para uma pedagogia que busque a diversidade humana. Ainda foi importante analisar as legislações do período Imperial e Republicano brasileiro enquanto aparato normativo de reprodução da estigmatização e criminalização do africano liberto e de seus descendentes no Brasil. O trabalho utilizou como aparato teórico conceitual Goffman (1991) com o conceito de estigma e Michel de Certeau (2009) com os conceitos de táticas e estratégias. Com isto, como metodologia foi necessário examinar, enquanto fontes históricojurídicas, os textos normativos concernentes as leis abolicionista do período imperial e artigos contido no Código Criminal de 1890 do período republicano brasileiro que estão indiretamente contidas nos textos dos livros didático de história. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.title | Legislação em educação para as relações étnico-raciais: permanências e avanços no aparato normativo. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018-12 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28408 | |
dc.date.accessioned | 2022-12-19T23:04:40Z | |
dc.date.available | 2022-12-19 | |
dc.date.available | 2022-12-19T23:04:40Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Educação para as relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Legislação em educação para as relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Educação antirracista | pt_BR |
dc.subject | Antirracismo e educação | pt_BR |
dc.subject | Estigma - Goffman | pt_BR |
dc.subject | Táticas e estratégias - Michel de Certeau | pt_BR |
dc.subject | Período imperial Brasileiro - legislação atinente a negros | pt_BR |
dc.subject | Período republicano | pt_BR |
dc.subject | Criminalização do africano liberto | pt_BR |
dc.subject | Relato de vida | pt_BR |
dc.subject | Resistência social | pt_BR |
dc.subject | Educação para a diversidade e cidadania | pt_BR |
dc.subject | Ethnic-racial relations | pt_BR |
dc.subject | Education for ethnic-racial relations | pt_BR |
dc.subject | Legislation on education for ethnic-racial relations | pt_BR |
dc.subject | Anti-racist education | pt_BR |
dc.subject | Anti-racism and education | pt_BR |
dc.subject | Stigma - Goffman | pt_BR |
dc.subject | Tactics and Strategies - Michel de Certeau | pt_BR |
dc.subject | Brazilian imperial period - legislation related to blacks | pt_BR |
dc.subject | Republican period | pt_BR |
dc.subject | Criminalization of the freed African | pt_BR |
dc.subject | Life story | pt_BR |
dc.subject | Social resistance | pt_BR |
dc.subject | Education for diversity and citizenship | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | NASCIMENTO, Tomires da Costa e Silva. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Legislation in education for ethnic-racial relations: continuities and advances in the normative apparatus. | pt_BR |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Tomires da Costa e Silva. Legislação em educação para as relações étnico-raciais: permanências e avanços no aparato normativo. 2018. 29f. (Monografia), Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28408 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais - CH - Artigos |
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TOMIRES DA COSTA E SILVA NASCIMENTO - TCC ESP. EDUC. RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS CH 2018.pdf | Tomires da Costa e Silva Nascimento - TCC Esp. Educ. Relações Étnico-Raciais CH 2018. | 278.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
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