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Title: O gerencialismo privado na escola pública da Paraíba: a sala ambiente de Geografia e as transformações do trabalho docente.
Other Titles: Private managerialism in the public school of Paraíba: the Geography room and the transformations of teaching work.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Mateus Barbosa da.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MELO, Flauber Nunes Vieira de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
Keywords: Educação geográfica;Trabalho docente;Escola Cidadã Integral - Paraíba;Salas ambiente de Geografia – escolas de tempo integral;Gerencialismo provado da educação;Geographic education;Teaching work;School Full Citizen - Paraíba;Geography environment rooms – full-time schools;Proven Managerialism education
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Mateus Barbosa da. O gerencialismo privado na escola pública da Paraíba: a sala ambiente de Geografia e as transformações do trabalho docente. 2022. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28455
???metadata.dc.description.resumo???: A partir da década de 1990, o Brasil passa a utilizar o doutrinário neoliberal na definição de suas políticas. A educação se tornou foco de ação também do modelo neoliberal de desenvolvimento, causando efeitos que vão desde transformações na legislação, passando por discursos incluídos nos currículos, e chegando ao chão da escola. É dentro desse contexto político, no ano de 2015, que surgem as Escolas Cidadãs Integrais (ECI) na Paraíba. Este modelo de escola é baseado em transformações curriculares e de gestão que acabam por transformar o trabalho docente. Assim, objetivou-se analisar o modelo de ECI a partir da implementação das salas ambiente de Geografia, suas repercussões para o trabalho do professor e para o ensino de geografia. A pesquisa realizada durante o período pandêmico da COVID-19 (entre 2020 e 2021) e complementada em 2022 para apresentação deste trabalho de conclusão de curso. Como procedimentos metodológicos, realizou-se revisão da literatura e análise de documentos sobre a implementação do modelo de escola executado com bases no gerencialismo privado da educação. Mais especificamente, foram analisados textos ligados às salas ambiente e suas possibilidades metodológicas, refletindo as repercussões do trabalho docente. Para entender o funcionamento da sala nas ECI, foram realizadas visitas as escolas, diálogos com professores e gestores. As salas ambientes representam uma ruptura no tradicional aproveitamento do espaço da sala de aula. São espaços onde se realizam as aulas previstas no currículo que deveriam ser equipadas com recursos tecnológicos e ambientadas de acordo com a disciplina que abrigam. A organização desse tipo de ambiente no modelo ECI, no entanto, passa pela ação direta de professores e nem sempre é acompanhada pela oferta de recursos necessários.
Abstract: Since 1990, Brazil has begun to use the neoliberal doctrine in the definition of its policies. Education became the focus of action also of the neoliberal development model, causing effects that range from changes in legislation, passing through speeches included in the curriculum, and getting to the school. It is inside of this political context that the Integral Citizen Schools (ECI – Escola Cidadã Integral) emerge. This school model is based on curricular and management changes that end up transforming the daily work of teaching. The objective is to analyze this School model considering the implementation of Geography-themed rooms and their repercussions for the teacher's work and the geography learning. The research carried out during the COVID-19 pandemic period (between 2020 and 2021) and complemented in 2022 for the presentation of this course conclusion work. Bibliographic survey and literature reviews were realized to know the implementation process of this school model in Paraíba. Texts about ambient rooms and their methodological possibilities were also analyzed. Trying to understand the functionalities of the room, we visited school and knew geography teachers. Themed rooms represent a break from the traditional use of classroom space. They are spaces where the classes provided for in the curriculum are held, which should be equipped with technological resources and set according to the discipline they cover. The organization of this type of environment in the ECI model, however, involves the direct action of teachers and is not always accompanied by the provision of necessary resources.
Keywords: Educação geográfica
Trabalho docente
Escola Cidadã Integral - Paraíba
Salas ambiente de Geografia – escolas de tempo integral
Gerencialismo provado da educação
Geographic education
Teaching work
School Full Citizen - Paraíba
Geography environment rooms – full-time schools
Proven Managerialism education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28455
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