Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28455
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, M. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9360923693062228pt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.-
dc.contributor.advisor1IDCARVALHO, L. E. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6289433533777830pt_BR
dc.contributor.referee1MELO, Flauber Nunes Vieira de.-
dc.contributor.referee1IDMELO, F. N. V.pt_BR
dc.contributor.referee2FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.-
dc.contributor.referee2IDFARIAS, P. S. C.pt_BR
dc.description.resumoA partir da década de 1990, o Brasil passa a utilizar o doutrinário neoliberal na definição de suas políticas. A educação se tornou foco de ação também do modelo neoliberal de desenvolvimento, causando efeitos que vão desde transformações na legislação, passando por discursos incluídos nos currículos, e chegando ao chão da escola. É dentro desse contexto político, no ano de 2015, que surgem as Escolas Cidadãs Integrais (ECI) na Paraíba. Este modelo de escola é baseado em transformações curriculares e de gestão que acabam por transformar o trabalho docente. Assim, objetivou-se analisar o modelo de ECI a partir da implementação das salas ambiente de Geografia, suas repercussões para o trabalho do professor e para o ensino de geografia. A pesquisa realizada durante o período pandêmico da COVID-19 (entre 2020 e 2021) e complementada em 2022 para apresentação deste trabalho de conclusão de curso. Como procedimentos metodológicos, realizou-se revisão da literatura e análise de documentos sobre a implementação do modelo de escola executado com bases no gerencialismo privado da educação. Mais especificamente, foram analisados textos ligados às salas ambiente e suas possibilidades metodológicas, refletindo as repercussões do trabalho docente. Para entender o funcionamento da sala nas ECI, foram realizadas visitas as escolas, diálogos com professores e gestores. As salas ambientes representam uma ruptura no tradicional aproveitamento do espaço da sala de aula. São espaços onde se realizam as aulas previstas no currículo que deveriam ser equipadas com recursos tecnológicos e ambientadas de acordo com a disciplina que abrigam. A organização desse tipo de ambiente no modelo ECI, no entanto, passa pela ação direta de professores e nem sempre é acompanhada pela oferta de recursos necessários.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleO gerencialismo privado na escola pública da Paraíba: a sala ambiente de Geografia e as transformações do trabalho docente.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.description.abstractSince 1990, Brazil has begun to use the neoliberal doctrine in the definition of its policies. Education became the focus of action also of the neoliberal development model, causing effects that range from changes in legislation, passing through speeches included in the curriculum, and getting to the school. It is inside of this political context that the Integral Citizen Schools (ECI – Escola Cidadã Integral) emerge. This school model is based on curricular and management changes that end up transforming the daily work of teaching. The objective is to analyze this School model considering the implementation of Geography-themed rooms and their repercussions for the teacher's work and the geography learning. The research carried out during the COVID-19 pandemic period (between 2020 and 2021) and complemented in 2022 for the presentation of this course conclusion work. Bibliographic survey and literature reviews were realized to know the implementation process of this school model in Paraíba. Texts about ambient rooms and their methodological possibilities were also analyzed. Trying to understand the functionalities of the room, we visited school and knew geography teachers. Themed rooms represent a break from the traditional use of classroom space. They are spaces where the classes provided for in the curriculum are held, which should be equipped with technological resources and set according to the discipline they cover. The organization of this type of environment in the ECI model, however, involves the direct action of teachers and is not always accompanied by the provision of necessary resources.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28455-
dc.date.accessioned2022-12-22T17:25:11Z-
dc.date.available2022-12-22-
dc.date.available2022-12-22T17:25:11Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação geográficapt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectEscola Cidadã Integral - Paraíbapt_BR
dc.subjectSalas ambiente de Geografia – escolas de tempo integralpt_BR
dc.subjectGerencialismo provado da educaçãopt_BR
dc.subjectGeographic educationpt_BR
dc.subjectTeaching workpt_BR
dc.subjectSchool Full Citizen - Paraíbapt_BR
dc.subjectGeography environment rooms – full-time schoolspt_BR
dc.subjectProven Managerialism educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Mateus Barbosa da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePrivate managerialism in the public school of Paraíba: the Geography room and the transformations of teaching work.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Mateus Barbosa da. O gerencialismo privado na escola pública da Paraíba: a sala ambiente de Geografia e as transformações do trabalho docente. 2022. 31f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28455pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MATEUS BARBOSA DA SILVA - TCC ARTIGO LIC. GEOGRAFIA CH 2022.pdfMateus Barbosa da Silva - TCC Artigo Lic. Geografia CH 2022693.01 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.