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Title: Os efeitos da interação mediada por cartas nos letramentos de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Campina Grande - PB.
Other Titles: The effects of interaction mediated by letters on the literacy of students in the final years of elementary school in a municipal school in Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: EVARISTO, Ana Cláudia da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BAZARIM, Milene.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTI, Iara Francisca Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
???metadata.dc.contributor.referee3???: ALVES, Maria de Fátima.
Keywords: Letramento;Cartas;Interação mediada pela escrita;Escrita e interação;Linguística Aplicada;Sociolinguística interacional;Literacy;Cards;Interaction mediated by writing;Writing and interaction;Applied Linguistics;Interactional sociolinguistics
Issue Date: 2-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: EVARISTO, Ana Cláudia da Silva. Os efeitos da interação mediada por cartas nos letramentos de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Campina Grande - PB. 2018. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28465
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre a construção da interação através de cartas trocadas entre uma professora estagiária de Língua Portuguesa e alunos dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Campina Grande-PB. O objetivo da investigação foi compreender as características dessa interação mediada pela escrita, bem como verificar os impactos da troca de cartas no processo de letramento dos alunos. Durante a interação, o gênero carta agiu como um catalisador (SIGNORINI, 2006), não sendo objeto de instrução ou de discussão durante as aulas. A troca de cartas, que ocorreu durante o estágio obrigatório de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental, foi uma atividade extraclasse iniciada pelos alunos em 2016. O corpus analisado é constituído pelas 235 cartas trocadas de 2016 a 2017, sendo 147 escritas pela professora estagiária e 88, pelos alunos. Em relação à metodologia geral, esta é uma pesquisa qualitativa (MOREIRA; CALEFFE, 2006), vinculada ao campo de investigação da Linguística Aplicada. Nela são utilizados elementos da pesquisa-ação (MORIN, 2004; BAZARIM, 2008), do estudo de caso (PALMA FILHO, 2004; ANDRÉ, 2005) e da pesquisa documental (LAKATOS; MARCONI, 1986; LANKSHEAR; KNOBEL, 2008). As análises são informadas, principalmente, pela concepção de gênero bakhtiniana, por trabalhos que analisam a interação mediada pela escrita com base na sociolinguística interacional (BAZARIM, 2006; 2013); por pesquisas que enfocam as emoções no processo de ensino-aprendizagem (BARBOSA, 2010; ANTUNES, 2008), bem como pela concepção de letramento como um conjunto de práticas sociais situadas de uso da leitura e da escrita (KLEIMAN, 1995; OLIVEIRA; KLEIMAN, 2008). Os resultados preliminares apontam que a interação estabelecida entre a professora estagiária e os alunos escapa aos padrões institucionais e tradicionais vigentes na escola, bem como ajudam a superar a concepção de estágio como uma interrupção no processo de ensinoaprendizagem. Isso se dá, principalmente, devido à construção do papel de interlocutor interessado (BAZARIM, 2006), o qual é assumido tanto pela professora estagiária quanto pelos alunos, pelo laço de afetividade e pelo discurso emotivo das interações (BARBOSA, 2010; ANTUNES, 2008). Além disso, uma análise longitudinal das cartas escritas pelos alunos mostra que, mesmo sem instrução específica da professora estagiária sobre o gênero discursivo, os alunos paulatinamente apropriam-se dos recursos linguístico-discursivos necessários à interação via carta. Assim como demostrado em Bazarim (2006), isso se deve, principalmente, ao papel de andaime que a carta escrita pela estagiária passa a desempenhar. Esses resultados são relevantes porque evidenciam o impacto da interação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, bem como o papel de andaime que as estratégias de escrita de um professor podem desempenhar na construção da escrita pelos seus alunos.
Keywords: Letramento
Cartas
Interação mediada pela escrita
Escrita e interação
Linguística Aplicada
Sociolinguística interacional
Literacy
Cards
Interaction mediated by writing
Writing and interaction
Applied Linguistics
Interactional sociolinguistics
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28465
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