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dc.creator.IDSANTOS, E. L. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6915299029170602pt_BR
dc.contributor.advisor1RÉGIS, Laura Dourado Loula.
dc.contributor.advisor1IDRÉGIS, L. D. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5086283095204422pt_BR
dc.contributor.referee1XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.referee2MELO, Raniere Marques de.
dc.description.resumoAs orações subordinadas possuem uma classificação bastante sistemática pela gramática tradicional normativa. Isso tem gerado, ao longo dos anos, repulsa nos alunos e até mesmo em alguns professores de língua portuguesa. Assim, esse trabalho apresenta o seguinte questionamento: quais as possíveis propostas destinadas às orações subordinadas substantivas objetivas diretas, enquanto objeto de ensino? O objetivo geral pretendeu descrever as formas de tratamento das orações subordinadas substantivas objetivas diretas enquanto objeto de ensino. No plano específico, pretendíamos a) reconhecer a concepção de língua/linguagem e de gramática que subjazem o tratamento dessas orações nos dois instrumentos; b) identificar quais aspectos (sintático, semântico, pragmático-discursivo) são contemplados nestes instrumentos especificamente na exploração das OSSOD; c) refletir se e de que modo o tratamento das OSSOD estão vinculadas ao estudo do gênero textual. O corpus utilizado é a coleção Português: Linguagens dos autores Cereja e Magalhães (2013). A fundamentação teórica consiste nos autores Antunes (2014), Neves (2000), Castilho (2013), Sperança-Criscuolo (2012; 2014), Bakhtin (1997) e Geraldi (1996). A pesquisa adotada se constitui em pesquisa descritiva-interpretativista documental com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos mostramram atividades que avançam no quesito interpretação e compreensão da funcionalidade do gênero textual, porém ainda há ocorrência de atividades que limitam-se a identificação e classificação das orações subordinadas substantivas. Assim, o gênero textual não é produtivo, sendo utilizando como pretexto, algo que é motivo de discussão e (re)avaliação na academia. O trabalho ainda propõe uma sequência de atividades como forma de contribuição, tendo por concepção de gramática o funcionalismo (NEVES, 2000; CASTILHO, 2013; SPERANÇA-CRISCUOLO, 2014), como concepção de língua o interacionismo (GERALDI, 1996; BAKHTIN, 1997) e a concepção de análise metalinguística e epilinguística (FRACHI, 1988; PCN, 1998; OCEM, 2012; BNCC, 2018). Dessa forma, abrange-se os aspectos sintáticos, semânticos, pragmáticos e discursivos, respeitando a funcionalidade do gênero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleOrações subordinadas substantivas objetivas diretas: do posto ao proposto.pt_BR
dc.date.issued2018-08-10
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28466
dc.date.accessioned2022-12-26T13:08:11Z
dc.date.available2022-12-26
dc.date.available2022-12-26T13:08:11Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGramática e ensino - língua portuguesapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - gramática e ensinopt_BR
dc.subjectOrações subordinadas substantivas objetivas diretaspt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectGramática e funcionalismopt_BR
dc.subjectInteracionismopt_BR
dc.subjectAnálise metalinguística e epilinguísticapt_BR
dc.subjectGrammar and teaching - Portuguese languagept_BR
dc.subjectPortuguese language - grammar and teachingpt_BR
dc.subjectDirect objective subordinate clausespt_BR
dc.subjectLinguistic analysispt_BR
dc.subjectTextual genrept_BR
dc.subjectGrammar and functionalismpt_BR
dc.subjectInteractionismpt_BR
dc.subjectMetalinguistic and epilinguistic analysispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Ellyda Larissa Soares dos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDirect objective substantive clauses: from the post to the proposedpt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Elyda Larissa Soares dos. Orações subordinadas substantivas objetivas diretas: do posto ao proposto. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28466pt_BR
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