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Title: Orações subordinadas substantivas objetivas diretas: do posto ao proposto.
Other Titles: Direct objective substantive clauses: from the post to the proposed
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Ellyda Larissa Soares dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RÉGIS, Laura Dourado Loula.
???metadata.dc.contributor.referee1???: XAVIER, Manassés Morais.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MELO, Raniere Marques de.
Keywords: Gramática e ensino - língua portuguesa;Língua portuguesa - gramática e ensino;Orações subordinadas substantivas objetivas diretas;Análise linguística;Gênero textual;Gramática e funcionalismo;Interacionismo;Análise metalinguística e epilinguística;Grammar and teaching - Portuguese language;Portuguese language - grammar and teaching;Direct objective subordinate clauses;Linguistic analysis;Textual genre;Grammar and functionalism;Interactionism;Metalinguistic and epilinguistic analysis
Issue Date: 10-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, Elyda Larissa Soares dos. Orações subordinadas substantivas objetivas diretas: do posto ao proposto. 2018. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28466
???metadata.dc.description.resumo???: As orações subordinadas possuem uma classificação bastante sistemática pela gramática tradicional normativa. Isso tem gerado, ao longo dos anos, repulsa nos alunos e até mesmo em alguns professores de língua portuguesa. Assim, esse trabalho apresenta o seguinte questionamento: quais as possíveis propostas destinadas às orações subordinadas substantivas objetivas diretas, enquanto objeto de ensino? O objetivo geral pretendeu descrever as formas de tratamento das orações subordinadas substantivas objetivas diretas enquanto objeto de ensino. No plano específico, pretendíamos a) reconhecer a concepção de língua/linguagem e de gramática que subjazem o tratamento dessas orações nos dois instrumentos; b) identificar quais aspectos (sintático, semântico, pragmático-discursivo) são contemplados nestes instrumentos especificamente na exploração das OSSOD; c) refletir se e de que modo o tratamento das OSSOD estão vinculadas ao estudo do gênero textual. O corpus utilizado é a coleção Português: Linguagens dos autores Cereja e Magalhães (2013). A fundamentação teórica consiste nos autores Antunes (2014), Neves (2000), Castilho (2013), Sperança-Criscuolo (2012; 2014), Bakhtin (1997) e Geraldi (1996). A pesquisa adotada se constitui em pesquisa descritiva-interpretativista documental com abordagem qualitativa. Os resultados obtidos mostramram atividades que avançam no quesito interpretação e compreensão da funcionalidade do gênero textual, porém ainda há ocorrência de atividades que limitam-se a identificação e classificação das orações subordinadas substantivas. Assim, o gênero textual não é produtivo, sendo utilizando como pretexto, algo que é motivo de discussão e (re)avaliação na academia. O trabalho ainda propõe uma sequência de atividades como forma de contribuição, tendo por concepção de gramática o funcionalismo (NEVES, 2000; CASTILHO, 2013; SPERANÇA-CRISCUOLO, 2014), como concepção de língua o interacionismo (GERALDI, 1996; BAKHTIN, 1997) e a concepção de análise metalinguística e epilinguística (FRACHI, 1988; PCN, 1998; OCEM, 2012; BNCC, 2018). Dessa forma, abrange-se os aspectos sintáticos, semânticos, pragmáticos e discursivos, respeitando a funcionalidade do gênero.
Keywords: Gramática e ensino - língua portuguesa
Língua portuguesa - gramática e ensino
Orações subordinadas substantivas objetivas diretas
Análise linguística
Gênero textual
Gramática e funcionalismo
Interacionismo
Análise metalinguística e epilinguística
Grammar and teaching - Portuguese language
Portuguese language - grammar and teaching
Direct objective subordinate clauses
Linguistic analysis
Textual genre
Grammar and functionalism
Interactionism
Metalinguistic and epilinguistic analysis
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28466
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