Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28469
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, J. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.advisor1IDXAVIER, M. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7230669265797896pt_BR
dc.contributor.referee1PATRIOTA, Luciene Maria.
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Patrícia Silva Rosas de.
dc.description.resumoConsiderado o principal material de apoio para o ensino até os dias atuais, o livro didático é o instrumento mais utilizado por professores e alunos em sala de aula. No presente trabalho, serão realizadas uma observação e uma análise a respeito das Orações Subordinadas Substantivas presentes no livro didático de Português (LDP). A pesquisa parte das seguintes questões-problema: 1) Qual a abordagem que um livro didático de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II realiza a respeito do estudo das Orações Subordinas Substantivas?; e 2) A abordagem aproxima-se do ensino de gramática voltado para o tradicional ou traz abordagens que colocam a reflexão da gramática em função do uso social da língua? Para responder a esses questionamentos, elegemos como objetivo geral da pesquisa analisar a abordagem que o livro didático “Português: Linguagens”, dos autores William Cereja e Thereza Cochar (2015), realiza sobre as atividades das Orações Subordinadas Substantivas. Do ponto de vista dos objetivos específicos, elencamos: 1) contribuir com discussões acadêmicas a respeito da interrelação entre ensino de gramática e livro didático; 2) identificar a abordagem que o livro didático de Língua Portuguesa apresenta a respeito das Orações Subordinadas Substantivas, tendo como referência os estudos da gramática tradicional e da análise linguística; e 3) refletir sobre a abordagem encontrada no livro didático em função da formação do aluno e do trabalho docente. Para a efetivação de nosso trabalho, utilizamos como contribuição da pesquisa a visão teórica de autores como Azeredo (2012), Castilho (2012), Cunha & Cintra (2013), Mendonça (2006), Vieira e Brandão (2011), Travaglia (2009), Perini (2009), dentre outros. Em se tratando da metodologia, nossa pesquisa é de tipologia documental, pois fizemos uso do LDP Português Linguagens, de Cereja e Cochar (2015), como meio norteador. Obtivemos como resultados em nossa pesquisa dois pontos principais na visão acerca do ensino das Orações Subordinadas Substantivas: ora o livro imprime uma perspectiva tradicional, pelo fato de trabalhar com frases descontextualizadas e fragmentos de texto; ora imprime uma perspectiva inovadora, quando o livro, ao abordar as orações substantivas mostra um estudo relacionado à situação dessas orações em gêneros discursivos, preocupando-se com as funções sociais e semânticas da comunicação social. Palavras-chave: Livro Didático. Gramática. Orações Subordinadas Substantivas. Ensino Fundamental II.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleOrações subordinadas substantivas em um livro didático: entre tradição e inovação.pt_BR
dc.date.issued2018-12-20
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28469
dc.date.accessioned2022-12-26T14:14:51Z
dc.date.available2022-12-26
dc.date.available2022-12-26T14:14:51Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectOrações subordinadas substantivaspt_BR
dc.subjectLivro didático de língua portuguesapt_BR
dc.subjectLivro didático Português: linguagens - William Cereja e Thereza Cocharpt_BR
dc.subjectWilliam Cereja e Thereza Cochar - livro didáticopt_BR
dc.subjectAnálise de livro didáticopt_BR
dc.subjectAnálise linguísticapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - livro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental II - livro didáticopt_BR
dc.subjectNoun subordinate clausespt_BR
dc.subjectPortuguese language textbookpt_BR
dc.subjectPortuguese textbook: languages - William Cereja and Thereza Cocharpt_BR
dc.subjectTextbook analysispt_BR
dc.subjectLinguistic analysispt_BR
dc.subjectPortuguese language - textbookpt_BR
dc.subjectElementary School II - textbookpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Josielton Alves da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSubstantive subordinate clauses in a textbook: between tradition and innovation.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Josielton Alves da. Orações subordinadas substantivas em um livro didático: entre tradição e inovação. 2018. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28469pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSIELTON ALVES DA SILVA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2018.pdfJosielton Alves da Silva - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2018.2.32 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.