Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28474
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDTORRES, A. L. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.-
dc.contributor.advisor1IDREINALDO, M. A. G. M.pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Marli.-
dc.contributor.referee1IDPEREIRA, M.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta resultados de uma pesquisa-ação realizada com uma turma do 6º Ano do Ensino Fundamental na área de leitura de Histórias em Quadrinhos (HQ). Nesse sentido, foram objetivos específicos: a) identificar as habilidades de leitura requeridas nas questões presentes na atividade de leitura aplicada; b)descrever o desempenho dos alunos, a partir das respostas dadas a essa atividade. O estudo desenvolveu-se baseado nas abordagens teóricas sobre leitura proposta por Pietri (2007), Kleiman (2000), Mendonça (2010) e Marcuschi (1989), sobre o gênero textual HQ. Fundamentaram também a análise dos dados, os critérios estabelecidos para o ensino de leitura, pelo PNLD/2011. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com método interpretativista de análise reflexiva.Entendendo que a escola deve oferecer aos alunos subsídios básicos para terem acesso a leitura dos diversos textos multimodais que estão presentes no nosso cotidiano, reconhecendo a importância desses recursos para a composição do sentido do texto. Os resultados, de forma geral, revelam, nesse estudo que o desempenho dos alunos não foi satisfatório, pois apresentaram muitas dificuldades na compreensão do texto da História em Quadrinhos, particularmente nas questões cujas respostas estavam implícitas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleCompreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2010-12-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28474-
dc.date.accessioned2022-12-26T19:34:59Z-
dc.date.available2022-12-26-
dc.date.available2022-12-26T19:34:59Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistórias em quadrinhospt_BR
dc.subjectLeitura de história em quadrinhospt_BR
dc.subjectMultimodalidade - textospt_BR
dc.subjectTextos multimodaispt_BR
dc.subjectEnsino de gênero textualpt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectEnsino de leiturapt_BR
dc.subjectCompreensão de texto - histórias em quadrinhos - HQpt_BR
dc.subjectComicspt_BR
dc.subjectComic book readingpt_BR
dc.subjectMultimodality - textspt_BR
dc.subjectMultimodal textspt_BR
dc.subjectText genre teachingpt_BR
dc.subjectAction researchpt_BR
dc.subjectReading teachingpt_BR
dc.subjectComprehension of text - comics - HQpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTORRES, Alba Lúcia Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeComprehension of comics (HQ) by 6th grade elementary school students.pt_BR
dc.identifier.citationTORRES, Alba Lúcia Ferreira. Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental. 2010. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28474pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALBA LÚCIA FERREIRA TORRES - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2010.pdfAlba Lúcia Ferreira Torres - TCC Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2010551.45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.