Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28478
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDRIBEIRO, D. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4016446057886775pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Elizabeth Maria da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, E. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2114551483682345pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Marli Hermenegilda.-
dc.contributor.referee1IDPEREIRA, M. H.pt_BR
dc.contributor.referee2RIBEIRO, Daniele Ferreira.-
dc.contributor.referee2IDRIBEIRO, D. F.pt_BR
dc.description.resumoA educação é um dos segmentos sociais que vem sendo modificado pela presença das mídias, exigindo do professor novas formas de ensinar, voltadas para formação de um aluno crítico e mais exigente perante os conteúdos midiáticos que lhes são apresentados. Para que a criticidade seja desenvolvida, contudo, é necessária capacitação profissional de ordem teórica e prática, reconhecendo que usar mídias em favor da educação é ir além de tê-las como recurso didático, concebendo-as a partir de finalidades pedagógicas. Assim sendo, a presente monografia teve dois objetivos: (1) Averiguar se professores de Língua Portuguesa das séries finais do ensino fundamental das redes pública e privada de Campina Grande-PB utilizam mídias em sala de aula e (2) Em caso afirmativo de 1, verificar de que maneira os professores utilizam as mídias em suas aulas: como recurso didático ou com uma finalidade pedagógica definida. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritivo-interpretativista, cujo corpus foi composto por questionários aplicados com professores de Língua Portuguesa. O estudo foi fundamentado em autores como Kenski (2003), Prado (2005), Coscarelli (2005), Moran (2009) e Almeida (2007). Os resultado obtidos sinalizaram que todos professores participantes da pesquisa disseram fazer uso de pelo menos uma das cinco mídias focalizadas no trabalho (impressa, televisiva, internet, rádio e audiovisual). Além disso, evidenciaram que tanto os professores da rede pública quanto os da rede privada utilizam de forma semelhante as mídias, predominando o uso pedagógico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguística Educaçãopt_BR
dc.titleMídias na escola: recursos didáticos ou fins pedagógicos nas aulas de língua portuguesa?pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.description.abstractEducation is one of the social fields that have been modified by the presence of the media, demanding the teacher new ways of teaching, which aim the formation of critical and more demanding students before the media contents that are presented to them. For the development of criticality, however, professional training is required in theoretical and practical dimensions, recognizing that media use for education must go beyond of having them as didactic resources, conceiving them from pedagogical purposes. Thus, this monograph has two objectives: (1) Check if Portuguese Language teachers of the final years of the primary education from the public and private teaching network in Campina Grande-PB use media in the classroom and (2) If 1 is affirmative, see in which way teachers use media in their classes: as a didactic resource or with a defined pedagogical purpose. To this end, we performed a descriptive-interpretative research, whose corpus consisted of questionnaires to teachers of Portuguese Language. The study was based on authors such as Kenski (2003), Prado (2005), Coscarelli (2005), Moran (2009) and Almeida (2007). The obtained results highlight that all teachers participating in the survey said they make use of at least one of the five media focused on this work (print, television, internet, radio and audiovisual). Moreover, the results observed that both public school teachers as the private network ones use the media in a similar way, prevailing in this case, the pedagogical use.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28478-
dc.date.accessioned2022-12-26T20:19:08Z-
dc.date.available2022-12-26-
dc.date.available2022-12-26T20:19:08Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectMídias na escolapt_BR
dc.subjectRecurso didático - mídiaspt_BR
dc.subjectRecurso pedagógicopt_BR
dc.subjectAulas de língua portuguesa - recurso didático mídiaspt_BR
dc.subjectProfessores de língua portuguesapt_BR
dc.subjectTecnologias e ensino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectMedia at schoolpt_BR
dc.subjectDidactic resource - mediapt_BR
dc.subjectPedagogical resourcept_BR
dc.subjectPortuguese language classes - didactic resource mediapt_BR
dc.subjectPortuguese language teacherspt_BR
dc.subjectTechnologies and Portuguese language teachingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRIBEIRO, Daniele Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMedia at school: didactic resources or pedagogical purposes in Portuguese language classes?pt_BR
dc.identifier.citationRIBEIRO, Daniele Ferreira. Mídias na escola: recursos didáticos ou fins pedagógicos nas aulas de língua portuguesa?. 2011. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28478pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELE FERREIRA RIBEIRO - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2011.pdfDaniele Ferreira Ribeiro - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2011342.3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.