Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28479
Title: O (não) funcionamento da reescrita em textos produzidos por licenciados em letras.
Other Titles: The (non) functioning of rewriting in texts produced by graduates in letters.
???metadata.dc.creator???: FERREIRA, Elisa Cristina Amorim.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Denise Lino de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Elizabeth Maria.
Keywords: Reescrita;Correção de texto;Educação superior - reescrita de textos;Teoria cognitiva;Teoria sociocognitiva;Teoria interacionista;Rewrite;Text correction;Higher education - text rewriting;Cognitive theory;Sociocognitive theory;Interactionist theory
Issue Date: Jun-2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: FERREIRA, Elisa Cristina Amorim. O (não) funcionamento da reescrita em textos produzidos por licenciados em letras. 2011. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28479
???metadata.dc.description.resumo???: A reescrita tem como objetivo tornar mais acessível aos alunos de ensino fundamental e médio a proficiência na produção textual. Ainda que, de modo geral, estudos apontem para o funcionamento da reescrita enquanto etapa de reflexão, revisão, avaliação e melhoramento do texto e por ser considerada uma atividade cujo exercício colabora para a formação proficiente e crítica do aluno/escritor, diversas pesquisas e experiências empíricas que tivemos com ensino médio indicam que nem sempre a reescrita funciona conforme esperado. A partir dessas constatações, esta pesquisa tem com objeto de estudo atividades de reescrita em nível superior de ensino, de um curso de graduação em Letras, nas quais identificamos sujeitos que, supostamente, deveriam dominar a produção textual, mas que, nos primeiros períodos do curso, revelaram pouco domínio textual, necessitando, portanto, da didatização do processo de reescrita. Na área de Linguística Aplicada existem estudos sobre os gêneros tipicamente acadêmicos, no entanto, ensinar a escrever a um público já escolarizado é um fenômeno de letramento mais recente e ainda pouco estudado. Posto esse pano de fundo, objetivamos identificar e analisar os fatores que contribuem (ou não) para reescrita textual no nível de ensino superior, no curso focalizado, e com isso contribuir para os estudos sobre a reescrita. Os fundamentos teóricos utilizados recuperam os estudos sobre escritura de Kato (1993), Meurer (1997) e Sautchuk (2003), além de trabalhos acerca da reescrita propriamente dita elaborados por Jesus (1995), Ruiz (2001), Antunes (2003), Possenti (2005), entre outros. A metodologia, de inspiração interpretativista, segue os procedimentos dos trabalhos documentais e exploratórios. Os resultados da análise dos dados revelaram a existência de dois fatores complexos e imbricados que contribuem tanto para o funcionamento quanto para o não funcionamento da reescrita textual em nível superior de ensino: a correção do sujeito professor corretor e a experiência do sujeito licenciando produtor com a escritura. Esses fatores foram analisados através de indícios que indicaram os tipos de correção e dos movimentos/operações de reescrita. A análise revelou que há uma tendência da correção quase sempre favorecer a passividade do sujeito licenciando produtor. Todavia, essa função tende a ser interessantemente reestabelecida pelo engajamento demonstrado pelo sujeito licenciando ao se assumir como produtor na atividade de reescrita.
Keywords: Reescrita
Correção de texto
Educação superior - reescrita de textos
Teoria cognitiva
Teoria sociocognitiva
Teoria interacionista
Rewrite
Text correction
Higher education - text rewriting
Cognitive theory
Sociocognitive theory
Interactionist theory
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28479
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELISA CRISTINA AMORIM FERREIRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2011.pdfElisa Cristina Amorim Ferreira - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 20114.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.