Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2848
Title: Modelo matemático da filtração rápida para projetos de filtros de areia.
Other Titles: Mathematical model of rapid filtration for sand filters projects.
???metadata.dc.creator???: SALES, Manoel do Vale.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: HAANDEL, Adrianus Van.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CATUNDA, Paula Francinetti.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Roberto Sérgio Farias de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: MELO, José Reinolds Cardoso de.
Keywords: Filtração.;Análise Matemática.;Filtros de Areia para Tratamento de Água.;Água.;Filtration.;Math analysis.;Sand Filters for Water Treatment.;Water.
Issue Date: Jul-1990
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SALES, Manoel Do vale. Modelo matemático da filtração rápida para projetos de filtros de areia. 1990. 152 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 1990. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2848
???metadata.dc.description.resumo???: Esse trabalho procura demonstrar a viabilidade de uma analise matemática para a escolha ótima da areia para filtros rápidos. Através de testes realizados em filtros pilotos com a água decantada da estação de tratamento d'água do Gavião, em Fortaleza, e a partir de um modelo matemático de filtração rápida, desenvolveu- se equações para determinar a remoção de turbidez e a perda de carga na camada filtrante, em função da velocidade de filtração, profundidade da camada, tempo de filtração e turbidez e temperatura da água afluente ao filtro. Realizou- se testes de filtração com diversas taxas de filtração e através de analise dos dados coletados, fez-se uma adaptação do modelo matemático da filtração de Lerk ( 1 ) , que utiliza como parâmetro a remoção de sólidos em suspensão, para um modelo que utiliza a remoção de turbidez. As equações desenvolvidas foram utilizadas para demonstrar sua precisão comparando-se os seus resultados com os dados dos testes de filtração e para a otimização dos filtros da estação de tratamento do Gavião.
Abstract: In this work it is attempted to demonstrate the feasibility of a mathematical analysis to optimize rapid sand filters. From experimental filtration of decanted water from the Gavião Water Treatment Plant of Fortaleza and from a mathematical model for rapid filtration, equations were derived to describe turbidity removal and head loss over the filter bed as a function of filtration rate, depth of the filter layer, filtration time and turbidy and temperature of the filter influent. Tests were carried out at different filtration rates and from an analysis of the collected date, a mathematical model was developed from Lerk's filtration theory, in which turbidity in stead of suspended solids concentration is used as a parameter. To demonstrate the precision as a parameter the theoretical results were compared with the experimental ones of filtration tests. The equation were subsequently used to optimize filtration at the Gavião Plant.
Keywords: Filtração.
Análise Matemática.
Filtros de Areia para Tratamento de Água.
Água.
Filtration.
Math analysis.
Sand Filters for Water Treatment.
Water.
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Civil.
Engenharia Sanitária.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2848
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MANOEL DO VALE SALES - DISSERTAÇÃO PPGECA 1990.pdfManoel do Vale Sales - Dissertação PPGECA 1990.3.47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.