Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28482
Title: Leitura: concepções e habilidades em provas de seleção.
Other Titles: Reading: conceptions and skills in selection tests.
???metadata.dc.creator???: NEGREIROS, Milena Thaís Sousa.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BEZERRA, Maria Auxiliadora.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO , Denise Lino de.
Keywords: Leitura;Habilidade de leitura;Provas de seleções - habilidades de leitura;Processos seletivos - habilidade de leitura;Níveis de leitura;Concepção de leitura;Reading;Reading skill;Screening Tests - Reading Skills;Selection processes - reading ability;Reading levels;Conception of reading
Issue Date: 2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NEGREIROS, Milena Thaís Sousa. Leitura: concepções e habilidades em provas de seleção. 2010. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28482
???metadata.dc.description.resumo???: A leitura está presente na vida cotidiana de cada indivíduo. Ela é, assim, um meio de interação importante que também promove conhecimentos de diferentes áreas à medida que se lê. Hoje é mais frequente, em provas de testes de seleção, a preferência por interpretação de textos. Tal preferência é observada na Unidade Acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande (UAL- UFCG). Considerando essa realidade, a presente monografia foi desenvolvida com o objetivo de analisar as concepções, habilidades e níveis de leituras subjacentes às questões das provas de seleção dos cursos de extensão de língua estrangeira desta universidade e verificar quais foram demonstradas pelos candidatos. Aos dados, foram aplicados os métodos de análise descritivo e analítico, em que foram analisadas provas dos anos 2009, 2010.1 e 2010.2, escolhidas aleatoriamente. Para composição da fundamentação teórica, buscamos estudos das perspectivas estruturalista, cognitiva e discursiva, uma vez que são vertentes que descrevem processos ocorridos no ato da leitura e/ou processos relacionados a conhecimentos gramaticais, textuais e sócio-culturais; bem como o estudo do quadro dos níveis de leituras utilizado pelo PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) em suas avaliações. Analisamos 30 provas e 300 questões (visto que cada prova continha 10 questões), observando as concepções de leitura subjacentes às questões, as habilidades requeridas e as demonstradas pelos candidatos. Ao término, percebemos a predominância de questões de viés cognitivo, em que os candidatos demonstraram pouca proficiência em realizar leituras desta perspectiva e que exigiam níveis e habilidades de inferência e reflexão.
Abstract: The act of reading is present in everybody’s everyday life. It is, thus, an important means of interaction which also promotes knowledge of different areas as one reads. Nowadays, in exams and evaluation tests, the preference for text interpretation is more frequent. Such preference is observed in the Languages Academic Unit of the Federal University of Campina Grande (LAC – FUCG). Considering this reality, the present monograph was developed with the objective of analyzing the conceptions, abilities and levels of subjacent reading in the questions of the recruiting tests of the foreign languages course of this university, and it verifies which ones were demonstrated by the candidates. As to the data, methods of descriptive and analytical analysis were used, in which 2009, 2010.1 and 2010.2 tests were analyzed, they were randomly chosen. As for the composition of the theoretical basis, we sought studies of structural, cognitive and discursive perspective, since they are aspects which describe processes occurred in the act of reading and/or processes related to grammar, textual and socio-cultural knowledge; as well as the study of the chart of levels of reading used by PISA (IPSA-International Program of Students Evaluation) in its evaluations. We analyzed 30 exams and 300 questions (considering that each exam had 10 questions), observing the conceptions of subjacent reading in the questions, the abilities required and the ones demonstrated by the candidates. In the end, we noticed the predominance of cognitive-like questions, in which the candidates demonstrated little proficiency when performing reading of this perspective and which demanded levels and abilities of inference and reflection.
Keywords: Leitura
Habilidade de leitura
Provas de seleções - habilidades de leitura
Processos seletivos - habilidade de leitura
Níveis de leitura
Concepção de leitura
Reading
Reading skill
Screening Tests - Reading Skills
Selection processes - reading ability
Reading levels
Conception of reading
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28482
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MILENA THAÍS SOUSA NEGREIROS - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2010.pdfMilena Thaís Sousa Negreiros - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 20102.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.