Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28484
Title: A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau.
Other Titles: The approach to teaching the 'verb' in Portuguese books in basic and fundamental education in Guinea-Bissau.
???metadata.dc.creator???: SILVA, Brinsam Imelda Clotilde Mendes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BEZERRA, Maria Auxiliadora.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RAFAEL, Edmilson Luiz.
Keywords: Português africano - Guiné-Bissau;Guiné-Bissau - ensino de língua portuguesa;Ensino de verbo - Guiné-Bissau;Escolas Guineenses - África - ensino de português;Livros de português no ensino básico - Guiné-Bissau;Guiné-Bissau - sistema educacional;African Portuguese - Guinea-Bissau;Guinea-Bissau - Portuguese language teaching;Verb teaching - Guinea-Bissau;Guinean Schools - Africa - Teaching Portuguese;Portuguese books in basic education - Guinea-Bissau;Guinea-Bissau - educational system
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Brinsam Imelda Clotilde Mendes. A abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau. 2011. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28484
???metadata.dc.description.resumo???: Os livros didáticos de português nas escolas guineenses são produzidos em Portugal sem se levar em conta o público a que eles se destinam. Nesse sentido observa-se dificuldade entre professor-aluno guineense em desenvolver seu ensino-aprendizagem. Nesse contexto realizamos nossa pesquisa com objetivo observar “a abordagem do ensino de ‘verbo’ em livros de português no ensino básico e fundamental de Guiné-Bissau”. Para isso analisamos seis (6) livros didáticos de 5ª classe/série a 10ª classe/série observando como o verbo é explorado nesses livros e a proposta metodológica. Os resultados obtidos mostram que o ensino do verbo é feito através da memorização.
Keywords: Português africano - Guiné-Bissau
Guiné-Bissau - ensino de língua portuguesa
Ensino de verbo - Guiné-Bissau
Escolas Guineenses - África - ensino de português
Livros de português no ensino básico - Guiné-Bissau
Guiné-Bissau - sistema educacional
African Portuguese - Guinea-Bissau
Guinea-Bissau - Portuguese language teaching
Verb teaching - Guinea-Bissau
Guinean Schools - Africa - Teaching Portuguese
Portuguese books in basic education - Guinea-Bissau
Guinea-Bissau - educational system
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28484
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BRINSAM IMELDA CLOTILDE MENDES SILVA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2011.pdfBrinsam Imelda Clotilde Mendes Silva - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2011260.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.