Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28485
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDREIS, E. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Maria Angélica de.
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, M. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6111110627092405pt_BR
dc.contributor.referee1CANDEIA, Márcia.
dc.description.resumoEste trabalho, pautado na Análise de Discurso de linha francesa (AD), nos conceitos foucaltianos e nos Estudos Culturais, estabelece-se como uma proposta de leitura discursiva de letras de músicas de forró pé-de-serra e eletrônico que busca evidenciar, a partir de marcas linguísticas, “as vontades de verdade” responsáveis pela constituição de estereótipos femininos que constituem a identidade do sujeito mulher. Como corpus para análise, tomouse dez letras de música de dois cantores representantes do forró pé-de-serra e dez letras de duas bandas representantes do forró eletrônico. A análise dos dados permitiu que se chegasse à conclusão de que nos dois tipos de forró analisados o sujeito mulher é constituído como um objeto de prazer sexual, porém, no forró pé-de-serra as mulheres são vistas como criaturas “separadas” para o casamento, para a vida familiar, para servir de “troféus” a serem conquistados pelos homens, enquanto no forró eletrônico, as mulheres são consideradas como objetos sexuais fáceis para ser utilizados e descartados. Além disso, esse estudo possibilitou a identificação de estereótipos negativos que contribuem com a efetivação de práticas violentas físicas ou simbólicas contra o sujeito mulher como a total dependência da figura masculina e, particularmente no forró eletrônico, o abuso sexual e a pedofilia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleA constituição de estereótipos do sujeito mulher nas letras de música de forró pé-de-serra e eletrônico.pt_BR
dc.date.issued2011
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28485
dc.date.accessioned2022-12-27T11:20:49Z
dc.date.available2022-12-27
dc.date.available2022-12-27T11:20:49Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectSujeito mulher - estereótipospt_BR
dc.subjectEstereótipos de mulheres - músicapt_BR
dc.subjectForró pé-de-serra - mulheres - estereótipospt_BR
dc.subjectForró eletrônicopt_BR
dc.subjectMulher nas letras de forrópt_BR
dc.subjectAnálise de discurso de linha francesapt_BR
dc.subjectVontades de verdadept_BR
dc.subjectEstereótipos femininos - letras de músicaspt_BR
dc.subjectWoman subject - stereotypespt_BR
dc.subjectStereotypes of women - musicpt_BR
dc.subjectForró pé-de-serra - women - stereotypespt_BR
dc.subjectElectronic forrópt_BR
dc.subjectWoman in forró lyricspt_BR
dc.subjectFrench line speech analysispt_BR
dc.subjectReal wishespt_BR
dc.subjectFemale stereotypes - song lyricspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorREIS, Elaine da Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe constitution of stereotypes of the female subject in the lyrics of forró pé-de-serra and electronic music.pt_BR
dc.identifier.citationREIS, Elaine da Silva. A constituição de estereótipos do sujeito mulher nas letras de música de forró pé-de-serra e eletrônico. 2011. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28485pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo, basado en el Análisis del discurso de la línea francesa (AD), em los conceptos foucaltianos y Estudios Culturales, establecido como una propuesta para una lectura discursiva de letras de forró pé de Serra y electrónico por la marca de el lenguaje, "la voluntad de verdad", responsable de la formación de estereotipos femeninos que marcan la identidad de la mujer en particular. Como un corpus de análisis, se tomó diez canciones de dos cantantes representantes de forró pé de serra y diez canciones de las dos bandas dos representantes de forró electrónico. El análisis de datos nos ha permitido llegar a la conclusión de que em los dos tipos de forró analizados el sujeto mujer se constituye como un objeto de placer sexual, sin embargo, em el forró pé de serra lãs mujeres son vistas como criaturas "elegida" para el matrimonio, la vida familiar, para servir como "trofeos" para ser conquistada por los hombres, mientras que en el forró electrónico, las mujeres son vistas como objetos sexuales para ser fácilmente utilizados y desechados. Además, este estudio permitió la identificación de los estereotipos negativos que contribuyen a la realización de prácticas de violencia física o simbólica contra la mujer como la dependencia total de la figura masculina, sobre todo en el forró electrónico, el abuso sexual y la pedofilia.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELAINE DA SILVA REIS - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2011.pdfElaine da silva Reis - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2011.603.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.