Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28502
Title: Estudo do gênero depoimento: da teoria à sala de aula.
Other Titles: Study of the testimonial genre: from theory to the classroom.
???metadata.dc.creator???: KEMIAC, Ludmila.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARAÚJO, Denise Lino de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BEZERRA, Maria Auxiliadora.
Keywords: Depoimento - gênero textual;Gênero textual - depoimento;Sequência didática;Gêneros do discurso;Ensino de gêneros;Programa de Educação Tutorial - Letras UFCG;Testimony - textual genre;Textual genre - testimonial;Following teaching;Speech genres;Teaching genres;Tutorial Education Program - Letters UFCG
Issue Date: 28-Nov-2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: KEMIAC, Ludmila. Estudo do gênero depoimento: da teoria à sala de aula. 2008. 214f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28502
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho consiste em uma descrição do gênero depoimento enquanto produção textual escolar, atentando para as singularidades que caracterizam o gênero didatizado, a partir de uma comparação com depoimentos prototípicos que se constituíram como referência para os aprendizes. Os dados que compõem essa pesquisa foram coletados em um curso de extensão (“Curso de produção textual para pré-vestibulandos”) oferecido para alunos de escolas públicas pelo PET (Programa de Educação Tutorial) -Letras UFCG , no ano de 2007. Procuramos, neste trabalho, responder à seguinte questão: quais aspectos textuais e discursivos caracterizam o gênero depoimento como produção textual escolar, num contexto específico de ensino? Com isso, esperamos contribuir para a reflexão sobre a produção escrita de gêneros no espaço escolar, no que tange à relação entre as características textuais e discursivas presentes em depoimentos prototípicos e as características constitutivas dos exemplares produzidos pelos alunos. Para a análise dos dados, utilizamo-nos de alguns estudos acerca de gêneros (Bakhtin, 1992 [1953]; Bronckart, 2003; Schneuwly, 2004; Marcuschi, 2003), adotando, sobretudo, o conceito de gêneros do discurso proposto por Bakhtin (1992 [1953]). Ademais, nossas análises apoiam-se nos estudos de Schneuwly & Dolz (2004) sobre o ensino de gêneros e no conceito de seqüência didática proposto por Dolz et al. (2004). Os resultados sugerem que os depoimentos escolares constituem-se a partir de um embate dialógico com depoimentos prototípicos, ora deles se aproximando, ora afastando-se, em um trabalho de re-configuração da estrutura composicional e da funcionalidade assumida pelo gênero.
Keywords: Depoimento - gênero textual
Gênero textual - depoimento
Sequência didática
Gêneros do discurso
Ensino de gêneros
Programa de Educação Tutorial - Letras UFCG
Testimony - textual genre
Textual genre - testimonial
Following teaching
Speech genres
Teaching genres
Tutorial Education Program - Letters UFCG
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28502
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUDMILA KEMIAC - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2008.pdfLudmila Kemiac - Mon. Lic.Língua Portuguesa CH 2008.30.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.