Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28502
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDKEMIAC, L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1114575277225474pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Denise Lino de.
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, D. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5542241458634614pt_BR
dc.contributor.referee1BEZERRA, Maria Auxiliadora.
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em uma descrição do gênero depoimento enquanto produção textual escolar, atentando para as singularidades que caracterizam o gênero didatizado, a partir de uma comparação com depoimentos prototípicos que se constituíram como referência para os aprendizes. Os dados que compõem essa pesquisa foram coletados em um curso de extensão (“Curso de produção textual para pré-vestibulandos”) oferecido para alunos de escolas públicas pelo PET (Programa de Educação Tutorial) -Letras UFCG , no ano de 2007. Procuramos, neste trabalho, responder à seguinte questão: quais aspectos textuais e discursivos caracterizam o gênero depoimento como produção textual escolar, num contexto específico de ensino? Com isso, esperamos contribuir para a reflexão sobre a produção escrita de gêneros no espaço escolar, no que tange à relação entre as características textuais e discursivas presentes em depoimentos prototípicos e as características constitutivas dos exemplares produzidos pelos alunos. Para a análise dos dados, utilizamo-nos de alguns estudos acerca de gêneros (Bakhtin, 1992 [1953]; Bronckart, 2003; Schneuwly, 2004; Marcuschi, 2003), adotando, sobretudo, o conceito de gêneros do discurso proposto por Bakhtin (1992 [1953]). Ademais, nossas análises apoiam-se nos estudos de Schneuwly & Dolz (2004) sobre o ensino de gêneros e no conceito de seqüência didática proposto por Dolz et al. (2004). Os resultados sugerem que os depoimentos escolares constituem-se a partir de um embate dialógico com depoimentos prototípicos, ora deles se aproximando, ora afastando-se, em um trabalho de re-configuração da estrutura composicional e da funcionalidade assumida pelo gênero.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titleEstudo do gênero depoimento: da teoria à sala de aula.pt_BR
dc.date.issued2008-11-28
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28502
dc.date.accessioned2022-12-28T20:22:45Z
dc.date.available2022-12-28
dc.date.available2022-12-28T20:22:45Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDepoimento - gênero textualpt_BR
dc.subjectGênero textual - depoimentopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectGêneros do discursopt_BR
dc.subjectEnsino de gênerospt_BR
dc.subjectPrograma de Educação Tutorial - Letras UFCGpt_BR
dc.subjectTestimony - textual genrept_BR
dc.subjectTextual genre - testimonialpt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.subjectSpeech genrespt_BR
dc.subjectTeaching genrespt_BR
dc.subjectTutorial Education Program - Letters UFCGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorKEMIAC, Ludmila.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStudy of the testimonial genre: from theory to the classroom.pt_BR
dc.identifier.citationKEMIAC, Ludmila. Estudo do gênero depoimento: da teoria à sala de aula. 2008. 214f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28502pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUDMILA KEMIAC - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2008.pdfLudmila Kemiac - Mon. Lic.Língua Portuguesa CH 2008.30.3 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.