Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28504
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIRA, D. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8810180824958697pt_BR
dc.contributor.advisor1BEZERRA, Maria Auxiliadora.
dc.contributor.advisor1IDBEZERRA, M. A.pt_BR
dc.contributor.referee1REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.description.resumoOs avanços das pesquisas sobre escrita e a consequente necessidade de se adequar o ensino desse objeto às novas teorias que vêm surgindo, em especial àquelas que se relacionam com o interacionismo sócio-discursivo (Bronckart 2004, 2006, 2008), levam-nos a pensar na formação dos futuros professores de língua materna, os quais ensinarão, posteriormente, a escrita. Necessita-se que os futuros docentes desenvolvam, na graduação, tanto a proficiência em escrita, quanto a capacidade de lidar com esse objeto voltado para a futura prática docente. Para isso, é necessário que o professor formador o capacite para desempenhar tais habilidades. Pensando nisso, nossa pesquisa teve como objetivos analisar práticas docentes de duas professoras da disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos II, do Curso de Letras da UFCG, campus I, relativas ao ensino e à avaliação de escrita, e as concepções de escrita subjacentes a essas práticas. Os dados para a análise foram gerados a partir de entrevistas, observação de aulas, planos de curso da disciplina e atividades avaliativas escritas e corrigidas por essas professoras. Através da análise desses dados, percebemos que a professora 1 já se apropriou do paradigma sociointeracionista de ensino, mas ainda não consegue efetivá-lo com segurança. Percebe-se que suas atividades de avaliação escrita e seu procedimento de correção, na maioria das vezes, não condizem com as teorias estudadas, já que ela parece ainda estar apegada a uma prática de ensino reprodutivo, partindo sempre da teoria para a prática. Em relação ao processo de escrita, a professora 1 ainda mantém a predominância de uma concepção estrutural, mas parece estar passando por um processo de transformação de sua prática, através de algumas tentativas de efetivar um ensino de escrita voltado para o caráter social. Como consequência, seus alunos tenderão a desenvolver um ensino de escrita semelhante, mesclando características tradicionais e sociointeracionistas. Já a professora 2 segue uma postura sociointeracionista de ensino, levando os alunos a refletirem sobre a prática da escrita, a partir da qual discute a teoria; não se apega apenas à estrutura dos textos, mas principalmente à sua função social. Dessa forma, seus alunos, associando a prática à teoria, poderão melhor desenvolver o trabalho com a escrita em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLinguísticapt_BR
dc.titlePráticas de ensino e de avaliação e concepções de escrita em curso de formação inicial de professor de língua materna.pt_BR
dc.date.issued2010-06-14
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28504
dc.date.accessioned2022-12-28T20:46:13Z
dc.date.available2022-12-28
dc.date.available2022-12-28T20:46:13Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.subjectPráticas avaliativaspt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectProfessores de língua maternapt_BR
dc.subjectFormação de professores de língua maternapt_BR
dc.subjectConcepções de escritapt_BR
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopt_BR
dc.subjectDisciplina Prática de Leitura e Produção de Textos - Letras UFCGpt_BR
dc.subjectTeaching practicespt_BR
dc.subjectEvaluative practicespt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectMother tongue teacherspt_BR
dc.subjectTraining of mother tongue teacherspt_BR
dc.subjectWriting conceptionspt_BR
dc.subjectSociodiscursive interactionismpt_BR
dc.subjectPractical Subject of Text Reading and Production - Letters UFCGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIRA, Dayena Medeiros.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching and assessment practices and conceptions of writing in an initial training course for mother tongue teachers.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.identifier.citationLIRA, Dayena Medeiros. Práticas de ensino e de avaliação e concepções de escrita em curso de formação inicial de professor de língua materna. 2010. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28504pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAYENA MEDEIROS LIRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2010.pdfDayena Medeiros Lira - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2010.694.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.