Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28504
Title: Práticas de ensino e de avaliação e concepções de escrita em curso de formação inicial de professor de língua materna.
Other Titles: Teaching and assessment practices and conceptions of writing in an initial training course for mother tongue teachers.
???metadata.dc.creator???: LIRA, Dayena Medeiros.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: BEZERRA, Maria Auxiliadora.
???metadata.dc.contributor.referee1???: REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
Keywords: Práticas docentes;Práticas avaliativas;Avaliação;Prática de ensino;Professores de língua materna;Formação de professores de língua materna;Concepções de escrita;Interacionismo sociodiscursivo;Disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos - Letras UFCG;Teaching practices;Evaluative practices;Evaluation;Teaching practice;Mother tongue teachers;Training of mother tongue teachers;Writing conceptions;Sociodiscursive interactionism;Practical Subject of Text Reading and Production - Letters UFCG
Issue Date: 14-Jun-2010
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIRA, Dayena Medeiros. Práticas de ensino e de avaliação e concepções de escrita em curso de formação inicial de professor de língua materna. 2010. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28504
???metadata.dc.description.resumo???: Os avanços das pesquisas sobre escrita e a consequente necessidade de se adequar o ensino desse objeto às novas teorias que vêm surgindo, em especial àquelas que se relacionam com o interacionismo sócio-discursivo (Bronckart 2004, 2006, 2008), levam-nos a pensar na formação dos futuros professores de língua materna, os quais ensinarão, posteriormente, a escrita. Necessita-se que os futuros docentes desenvolvam, na graduação, tanto a proficiência em escrita, quanto a capacidade de lidar com esse objeto voltado para a futura prática docente. Para isso, é necessário que o professor formador o capacite para desempenhar tais habilidades. Pensando nisso, nossa pesquisa teve como objetivos analisar práticas docentes de duas professoras da disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos II, do Curso de Letras da UFCG, campus I, relativas ao ensino e à avaliação de escrita, e as concepções de escrita subjacentes a essas práticas. Os dados para a análise foram gerados a partir de entrevistas, observação de aulas, planos de curso da disciplina e atividades avaliativas escritas e corrigidas por essas professoras. Através da análise desses dados, percebemos que a professora 1 já se apropriou do paradigma sociointeracionista de ensino, mas ainda não consegue efetivá-lo com segurança. Percebe-se que suas atividades de avaliação escrita e seu procedimento de correção, na maioria das vezes, não condizem com as teorias estudadas, já que ela parece ainda estar apegada a uma prática de ensino reprodutivo, partindo sempre da teoria para a prática. Em relação ao processo de escrita, a professora 1 ainda mantém a predominância de uma concepção estrutural, mas parece estar passando por um processo de transformação de sua prática, através de algumas tentativas de efetivar um ensino de escrita voltado para o caráter social. Como consequência, seus alunos tenderão a desenvolver um ensino de escrita semelhante, mesclando características tradicionais e sociointeracionistas. Já a professora 2 segue uma postura sociointeracionista de ensino, levando os alunos a refletirem sobre a prática da escrita, a partir da qual discute a teoria; não se apega apenas à estrutura dos textos, mas principalmente à sua função social. Dessa forma, seus alunos, associando a prática à teoria, poderão melhor desenvolver o trabalho com a escrita em sala de aula.
Keywords: Práticas docentes
Práticas avaliativas
Avaliação
Prática de ensino
Professores de língua materna
Formação de professores de língua materna
Concepções de escrita
Interacionismo sociodiscursivo
Disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos - Letras UFCG
Teaching practices
Evaluative practices
Evaluation
Teaching practice
Mother tongue teachers
Training of mother tongue teachers
Writing conceptions
Sociodiscursive interactionism
Practical Subject of Text Reading and Production - Letters UFCG
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28504
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa - CH

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAYENA MEDEIROS LIRA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2010.pdfDayena Medeiros Lira - Mon. Lic. Língua Portuguesa CH 2010.694.27 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.