Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28514
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, E. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8797486318089381pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.-
dc.contributor.advisor1IDMACEDO, A. D. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDMACEDO SILVA, A. D. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1IDDE MACEDO, ALUSKA DIAS RAMOS.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3897860267687210pt_BR
dc.contributor.referee1IGNÁCIO, Renato da Silva.-
dc.contributor.referee1IDIGNÁCIO, R. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7185203448137294pt_BR
dc.contributor.referee2FREITAS, Tiêgo dos Santos.-
dc.contributor.referee2IDFREITAS, T. S.;FREITAS, TIÊGO DOS SANTOS.pt_BR
dc.contributor.referee2IDFREITAS, TIÊGO SANTOS.pt_BR
dc.contributor.referee2IDFREITAS, TIÊGO DOS SANTOS.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5172901212568467pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as adaptações realizadas na prática profissional dos docentes do curso de licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior, ao lecionarem no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Sabemos como a educação foi afetada devido à pandemia da COVID-19, onde o mundo esteve que ficar em isolamento, desta forma, sendo aderido à utilização do ERE para buscar continuar o processo de ensino e aprendizagem. Com isso, sendo necessário o corpo docente buscar se adaptar a nova realidade. A pesquisa tem abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário, o qual foi enviado por e-mail. Na análise dos dados tabulamos as respostas; nos resultados obtidos foi possível notarmos como os docentes possuem consciência das mudanças ocorridas nos 2 anos de pandemia e como isto os fez buscarem apreender a utilizar novas ferramentas tecnológicas e outras metodologias de ensino. Ficou notório como a pandemia trouxe pontos negativos em relação à educação em questão da desigualdade social por falta de recurso e formas dos docentes avaliarem os discentes a respeito da aprendizagem, mas também tiveram pontos positivos em relação ao novo conhecimento adquirido por parte dos professores em relação aos meios digitais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Educação e Saúde - CESpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleUm olhar para as mudanças ocorridas na prática profissional dos docentes de matemática do ensino superior em tempos de pandemia da Covid- 19.pt_BR
dc.date.issued2022-12-13-
dc.description.abstractThis work was developed with the objective of analyzing the adaptations made in the professional practice of teachers of the Mathematics degree course at a higher education institution, when teaching in Emergency Remote Teaching (ERE). We know how education was affected due to the COVID-19 pandemic, where the world had to be in isolation, thus adhering to the use of ERE to seek to continue the teaching and learning process. With this, it is necessary for the faculty to seek to adapt to the new reality. The research has a qualitative approach, and as a data collection instrument we used a questionnaire, which was sent by e-mail. In the data analysis, we tabulated the answers; In the results obtained, it was possible to notice how teachers are aware of the changes that occurred in the 2 years of the pandemic and how this made them seek to learn to use new technological tools and other teaching methodologies. It became clear how the pandemic brought negative points in relation to education in terms of social inequality due to lack of resources and ways for teachers to evaluate students regarding learning, but they also had positive points in relation to the new knowledge acquired by teachers in relation to to digital media.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28514-
dc.date.accessioned2022-12-30T17:49:45Z-
dc.date.available2022-12-30-
dc.date.available2022-12-30T17:49:45Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectDocentes – matemática – ensino superiorpt_BR
dc.subjectMatemática – docentes – prática profissionalpt_BR
dc.subjectPandemia – ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectCovid-19 – matemática - ensinopt_BR
dc.subjectEnsino remoto – matemáticapt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.subjectTeachers – Mathematics – Higher Educationpt_BR
dc.subjectMathematics - teachers - professional practicept_BR
dc.subjectPandemic – mathematics teachingpt_BR
dc.subjectCovid-19 – mathematics - teachingpt_BR
dc.subjectRemote teaching – mathpt_BR
dc.subjectEnseñanza superiorpt_BR
dc.subjectProfesores – Matemáticas – Educación Superiorpt_BR
dc.subjectMatemáticas - docentes - práctica profesionalpt_BR
dc.subjectPandemia – enseñanza de las matemáticaspt_BR
dc.subjectCovid-19 – matemáticas - enseñanzapt_BR
dc.subjectEnseñanza remota – matemáticaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Eduarda de Maria.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA look at the changes that have taken place in the professional practice of higher education mathematics teachers in times of the Covid-19 pandemic 19.pt_BR
dc.title.alternativeUna mirada a los cambios que se han producido en la práctica profesional de Profesores de matemáticas de educación superior en tiempos de la pandemia del Covid-19.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Eduarda de Maria. Um olhar para as mudanças ocorridas na prática profissional dos docentes de matemática do ensino superior em tempos de pandemia da Covid-19. 2022. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.pt_BR
dc.description.resumenEste trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as adaptações realizadas na prática profissional dos docentes do curso de licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior, ao lecionarem no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Sabemos como a educação foi afetada devido à pandemia da COVID-19, onde o mundo esteve que ficar em isolamento, desta forma, sendo aderido à utilização do ERE para buscar continuar o processo de ensino e aprendizagem. Com isso, sendo necessário o corpo docente buscar se adaptar a nova realidade. A pesquisa tem abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário, o qual foi enviado por e-mail. Na análise dos dados tabulamos as respostas; nos resultados obtidos foi possível notarmos como os docentes possuem consciência das mudanças ocorridas nos 2 anos de pandemia e como isto os fez buscarem apreender a utilizar novas ferramentas tecnológicas e outras metodologias de ensino. Ficou notório como a pandemia trouxe pontos negativos em relação à educação em questão da desigualdade social por falta de recurso e formas dos docentes avaliarem os discentes a respeito da aprendizagem, mas também tiveram pontos positivos em relação ao novo conhecimento adquirido por parte dos professores em relação aos meios digitais.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUARDA DE MARIA COSTA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2022.pdfEduarda de Maria Costa - TCC Licenciatura em Matemática CES 2022230.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.