Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28514
Title: Um olhar para as mudanças ocorridas na prática profissional dos docentes de matemática do ensino superior em tempos de pandemia da Covid- 19.
Other Titles: A look at the changes that have taken place in the professional practice of higher education mathematics teachers in times of the Covid-19 pandemic 19.
Una mirada a los cambios que se han producido en la práctica profesional de Profesores de matemáticas de educación superior en tiempos de la pandemia del Covid-19.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Eduarda de Maria.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Aluska Dias Ramos de Macedo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: IGNÁCIO, Renato da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FREITAS, Tiêgo dos Santos.
Keywords: Ensino superior;Docentes – matemática – ensino superior;Matemática – docentes – prática profissional;Pandemia – ensino de matemática;Covid-19 – matemática - ensino;Ensino remoto – matemática;University education;Teachers – Mathematics – Higher Education;Mathematics - teachers - professional practice;Pandemic – mathematics teaching;Covid-19 – mathematics - teaching;Remote teaching – math;Enseñanza superior;Profesores – Matemáticas – Educación Superior;Matemáticas - docentes - práctica profesional;Pandemia – enseñanza de las matemáticas;Covid-19 – matemáticas - enseñanza;Enseñanza remota – matemáticas
Issue Date: 13-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Eduarda de Maria. Um olhar para as mudanças ocorridas na prática profissional dos docentes de matemática do ensino superior em tempos de pandemia da Covid-19. 2022. 25 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2022.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as adaptações realizadas na prática profissional dos docentes do curso de licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior, ao lecionarem no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Sabemos como a educação foi afetada devido à pandemia da COVID-19, onde o mundo esteve que ficar em isolamento, desta forma, sendo aderido à utilização do ERE para buscar continuar o processo de ensino e aprendizagem. Com isso, sendo necessário o corpo docente buscar se adaptar a nova realidade. A pesquisa tem abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário, o qual foi enviado por e-mail. Na análise dos dados tabulamos as respostas; nos resultados obtidos foi possível notarmos como os docentes possuem consciência das mudanças ocorridas nos 2 anos de pandemia e como isto os fez buscarem apreender a utilizar novas ferramentas tecnológicas e outras metodologias de ensino. Ficou notório como a pandemia trouxe pontos negativos em relação à educação em questão da desigualdade social por falta de recurso e formas dos docentes avaliarem os discentes a respeito da aprendizagem, mas também tiveram pontos positivos em relação ao novo conhecimento adquirido por parte dos professores em relação aos meios digitais.
Abstract: This work was developed with the objective of analyzing the adaptations made in the professional practice of teachers of the Mathematics degree course at a higher education institution, when teaching in Emergency Remote Teaching (ERE). We know how education was affected due to the COVID-19 pandemic, where the world had to be in isolation, thus adhering to the use of ERE to seek to continue the teaching and learning process. With this, it is necessary for the faculty to seek to adapt to the new reality. The research has a qualitative approach, and as a data collection instrument we used a questionnaire, which was sent by e-mail. In the data analysis, we tabulated the answers; In the results obtained, it was possible to notice how teachers are aware of the changes that occurred in the 2 years of the pandemic and how this made them seek to learn to use new technological tools and other teaching methodologies. It became clear how the pandemic brought negative points in relation to education in terms of social inequality due to lack of resources and ways for teachers to evaluate students regarding learning, but they also had positive points in relation to the new knowledge acquired by teachers in relation to to digital media.
???metadata.dc.description.resumen???: Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de analisar as adaptações realizadas na prática profissional dos docentes do curso de licenciatura em Matemática de uma instituição de ensino superior, ao lecionarem no Ensino Remoto Emergencial (ERE). Sabemos como a educação foi afetada devido à pandemia da COVID-19, onde o mundo esteve que ficar em isolamento, desta forma, sendo aderido à utilização do ERE para buscar continuar o processo de ensino e aprendizagem. Com isso, sendo necessário o corpo docente buscar se adaptar a nova realidade. A pesquisa tem abordagem qualitativa, e como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário, o qual foi enviado por e-mail. Na análise dos dados tabulamos as respostas; nos resultados obtidos foi possível notarmos como os docentes possuem consciência das mudanças ocorridas nos 2 anos de pandemia e como isto os fez buscarem apreender a utilizar novas ferramentas tecnológicas e outras metodologias de ensino. Ficou notório como a pandemia trouxe pontos negativos em relação à educação em questão da desigualdade social por falta de recurso e formas dos docentes avaliarem os discentes a respeito da aprendizagem, mas também tiveram pontos positivos em relação ao novo conhecimento adquirido por parte dos professores em relação aos meios digitais.
Keywords: Ensino superior
Docentes – matemática – ensino superior
Matemática – docentes – prática profissional
Pandemia – ensino de matemática
Covid-19 – matemática - ensino
Ensino remoto – matemática
University education
Teachers – Mathematics – Higher Education
Mathematics - teachers - professional practice
Pandemic – mathematics teaching
Covid-19 – mathematics - teaching
Remote teaching – math
Enseñanza superior
Profesores – Matemáticas – Educación Superior
Matemáticas - docentes - práctica profesional
Pandemia – enseñanza de las matemáticas
Covid-19 – matemáticas - enseñanza
Enseñanza remota – matemáticas
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ensino-Aprendizagem
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28514
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Matemática - CES - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDUARDA DE MARIA COSTA - TCC LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CES 2022.pdfEduarda de Maria Costa - TCC Licenciatura em Matemática CES 2022230.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.