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Title: Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado.
Other Titles: Linguistic analysis in Portuguese textbooks in elementary school: the case of the indeterminate subject.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Camila Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: Bezerra, Maria Auxiliadora.
Keywords: Análise linguística;Livro didático de português - ensino fundamental;Sujeito indeterminado;Parâmetros Curriculares Nacionais 1998;Programa Nacional do Livro Didático;Concepção interacionista da linguagem;Linguistic analysis;Portuguese textbook - elementary school;Indeterminate subject;National Curriculum Parameters 1998;National Textbook Program;Interactionist conception of language
Issue Date: 8-Nov-2012
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Camila Silva. Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado. 2012. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28518
???metadata.dc.description.resumo???: Esta monografia é resultado de uma pesquisa de caráter descritivo e interpretativo que teve como objetivo geral contribuir para a formação inicial do professor de língua portuguesa, no eixo reflexão sobre a língua; e como objetivos específicos: a) descrever as influências teóricas subjacentes à prática de reflexão sobre a língua em livros didáticos do Ensino Fundamental publicados na segunda metade da primeira década de 2000; b) descrever os tipos de reflexão contemplados nas atividades para o ensino desse eixo nesses mesmos livros. O referencial teórico baseia-se, sobretudo, na perspectiva da análise linguística como eixo de ensino, proposta por Geraldi (1984;1991) e ampliada pelas contribuições de Perfeito (2005) e Mendonça (2006); Como principais resultados, verificou-se que com o desenvolvimento da linguística, tanto na esfera da descrição, quanto na proposição de ensino de língua materna, ao lado do programa de avaliação dos livros didáticos (PNLD), as obras publicadas na segunda metade da primeira década do século XXI apresentam forte tendência para a descrição da tradição gramatical, ampliada, de uma ou de outra forma, com a reflexão que sinaliza incorporação dos estudos linguísticos recentes.
Keywords: Análise linguística
Livro didático de português - ensino fundamental
Sujeito indeterminado
Parâmetros Curriculares Nacionais 1998
Programa Nacional do Livro Didático
Concepção interacionista da linguagem
Linguistic analysis
Portuguese textbook - elementary school
Indeterminate subject
National Curriculum Parameters 1998
National Textbook Program
Interactionist conception of language
???metadata.dc.subject.cnpq???: Linguística
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28518
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